Ensino MédioJogo da memória Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Avatar do usuário
ÁguiaB
Pleno
Mensagens: 75
Registrado em: 19 Mai 2022, 20:37
Última visita: 03-07-23
Mai 2022 25 18:12

Jogo da memória

Mensagem não lida por ÁguiaB »

O jogo da memória é composto por um baralho de cartas duplicadas que possuem, em uma de suas faces, uma figura. Para iniciar esse jogo, as cartas são dispostas sobre uma superfície, com a face que possui a figura voltada para baixo. Cada participante deve, em sua jogada, escolher e desvirar duas cartas. Se as figuras das duas cartas desviradas forem iguais, o participante deve recolher o par formado e realizar uma nova jogada. Se forem diferentes, o participante deve virá-las novamente e passar a vez ao participante seguinte. O ganhador será aquele que obtiver mais pares ao final. Considere que um determinado baralho desse jogo é formado por oito cartas e que um mesmo par de cartas não é desvirado mais de uma vez.

O maior número de jogadas que podem ser realizadas para se concluir o jogo é A 8.
B 16.
C 20.
D 28.
E 36.
Resposta

Gabarito B.
Resolução da banca:
Para considerar o maior número de jogadas, calculam-se todas as combinações possíveis, sendo correta apenas a última. Dessa forma, conclui-se que, quando há 8 cartas, serão realizadas 7 jogadas; quando há 6 cartas, serão realizadas 5 jogadas; e assim por diante. Logo, o número máximo de jogadas é (8 – 1) + (6 – 1) + (4 – 1) + (2 – 1) = 7 + 5 + 3 + 1 = 16.
Eu não entendi essa resolução (no spoiler). Eu tinha pensado assim: já que a questão não fala que quaisquer desviradas saem do jogo, então elas continuam até que encontrem o seu par. Com isso, eu calculei todas as combinações possíveis de duplas entre as 8 cartas, que deu 28. Daí, pensei: se eu quero o máximo de jogadas até que se encerre jogo, é só eu ficar pegando as duplas erradas (que são 24). Depois disso, como o enunciado fala que uma dupla só pode ser desvirada uma vez, então só me resta a possibilidade de virar 4 combinações e todas são certas, já que virei todas as 24 erradas antes. Logo, para mim, a resposta seria 24. Sei que não está certo, mas gostaria de saber por que e entender como chegar no raciocínio certo.

Avatar do usuário
AlexandreHDK
3 - Destaque
Mensagens: 408
Registrado em: 18 Nov 2009, 20:24
Última visita: 15-08-22
Agradeceram: 131 vezes
Mai 2022 26 06:56

Re: Jogo da memória

Mensagem não lida por AlexandreHDK »

A tua resposta está quase correta, porque segue o que foi dado no problema. O gabarito está adicionando uma regra, de que os jogadores irão manter a primeira carta conhecida e ir varrendo todas as outras, como se fosse uma sequência assim:
ABCDDCBA
E que cada jogador fixasse a primeira e fosse varrendo todas as outras sequencialmente, de forma que só a última tivesse o par, daí remove esse par e recomeça na "nova primeira", fixando ela e percorrendo a lista restante, até o final.

O caso extremo é o teu mesmo, em que se vira primeiro todos os pares errados e em seguida todos os pares certos, então dá 24+4=28 mesmo.

Editado pela última vez por AlexandreHDK em 26 Mai 2022, 07:10, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
AlexandreHDK
3 - Destaque
Mensagens: 408
Registrado em: 18 Nov 2009, 20:24
Última visita: 15-08-22
Agradeceram: 131 vezes
Mai 2022 26 07:21

Re: Jogo da memória

Mensagem não lida por AlexandreHDK »

Em tempo, se a palavra "jogada" aqui se refere a número de turnos de jogadores, então vou corrigir a minha resposta. São 24 jogadas erradas e na 25ª jogada, só se tem como virar todos os pares corretos. Assim, são 25 jogadas no máximo.
Movido de Pré-Vestibular para Ensino Médio em 26 Mai 2022, 09:44 por ALDRIN

Avatar do usuário
ÁguiaB
Pleno
Mensagens: 75
Registrado em: 19 Mai 2022, 20:37
Última visita: 03-07-23
Mai 2022 28 19:30

Re: Jogo da memória

Mensagem não lida por ÁguiaB »

Deixe-me ver se entendi: o gabarito está dizendo que, das 8 cartas, se eu pego a carta A, eu fixo ela e todas as jogadas em diante vão ser com ela fixa até achar o par dela?
Avatar do usuário
AlexandreHDK
3 - Destaque
Mensagens: 408
Registrado em: 18 Nov 2009, 20:24
Última visita: 15-08-22
Agradeceram: 131 vezes
Mai 2022 28 22:19

Re: Jogo da memória

Mensagem não lida por AlexandreHDK »

Sim, esse gabarito está adicionando restrições para a forma como as escolhas são feitas.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Ensino Médio”