Off-TopicDiferenças ITA e IME

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.
Avatar do usuário
Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 02 03:39

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

acho que dando aula particular é o jeito mais comum, mas é difícil conciliar o trabalho por fora e a faculdade

Avatar do usuário
snooplammer
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1701
Registrado em: 24 Out 2016, 14:18
Última visita: 16-05-24
Agradeceu: 248 vezes
Agradeceram: 784 vezes
Mar 2018 02 21:10

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por snooplammer »

Então, o IME fica na Urca. Não acho que exista moradias perto que são baratas. Mas, se não me engano, você mora lá no primeiro ano

Avatar do usuário
lorramrj
3 - Destaque
Mensagens: 372
Registrado em: 27 Nov 2014, 15:46
Última visita: 28-02-24
Agradeceu: 41 vezes
Agradeceram: 210 vezes
Mar 2018 03 10:12

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por lorramrj »

Acho que o próprio IME deve disponibilizar moradia lá caso o aluno seja de outro estado e nao tenha renda suficiente para moradia. Além disso deve ter algum tipo de ajuda social(passagem/alimentação) para alunos de baixa renda (pelo menos eu acho). Dar aula particular é uma das opções de conseguir um extra, mas sempre vai ter uma concorrência enorme. Para mim que estudo na PUC do RJ tenho dificuldade para estagiar e estudar, pois na PUC não tem aula a noite para engenharia, então fica muito difícil encaixar a minha grade de matérias com estágio pois o horário fica muito apertado, eu acredito que no IME/ITA aconteca da mesma forma (não tenha aula a noite). E sim,morar na urca é caro. Moro na Gávea dividindo o aluguel p/ 5 pessoas(todos estudantes), isso poderia ser uma opcao para você.
Engenharia da Computação | PUC-RIO

O que sabemos não é muito. O que não sabemos é imenso.”
:-> [tex3]\textbf{S. P. Laplace}[/tex3]
Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: 02 Ago 2015, 13:51
Última visita: 30-09-22
Agradeceu: 104 vezes
Agradeceram: 1197 vezes
Mar 2018 03 13:54

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por undefinied3 »

E nem me fale como é agradável essa surpresa, sousóeu. Acho que estava 10 anos sem fazer qualquer exercício físico, e posso dizer que apanhei bastante da rotina.

Contando um pouco desse primeiro mês no ITA, a coisa dá basicamente assim:
Depois de ser aprovado e tudo mais, vem a parte dos exames médicos. São duas semanas antes do início do aquartelamento que você vai ter que passar aqui no CTA dentro do hotel de trânsito dos oficiais, que é a moradia disponibilizada. Os exames efetivamente ocorrem na primeira semana, quando eles vão querer coletar documentos, fazer exame de sangue, urina, audiometria, oftalmológico, psicológico e alguns mais gerais. Alguns exames você que tem que trazer. Pra mim foi um ergométrico, raio X do tórax em duas posições e cardiológico, sendo que pedem tanto o laudo quanto o exame normalmente. É uma semana bastante burocrática. Lembrando que você tem café da manhã almoço e janta de graça no rancho. Não é das melhores comidas, mas você vai aprender a gostar mais dela depois do acampamento do CPOR. Voltei dele ontem e estou totalmente apto a te confirmar isso haha
A segunda semana é livre, e é quando ocorre a semana de recepção dos bixos. Basicamente é quando os veteranos vão de introduzir ao ITA, aos costumes e você vai aprender bastante sobre o que é ser um iteano. Em outras palavras, é a semana de trote, tudo bem light comparado aos trotes de outras faculdades.
Aí vem o CPOR... Apenas ajustando a informação do sousóeu, aluno é equiparado a Cabo, sendo que tem precedência. Não vou mentir, esse mês vai acabar contigo, ainda mais que o militarismo vem apertando no ITA. A rotina vai ser MUITO sugada, acordando 5 da manhã e voltando para o hotel às 9:30 da noite. Começamos usando o cotonete, que é camisa branca, calça jeans, tenis branco, cinto preto, sendo que a camisa fica por baixo da calça. Meninos precisam fazer a barba todos os dias e meninas precisam fazer coque se o cabelo for mais abaixo que o ombro. A rotina é horrível e não te dá tempo pra descansar, os deslocamentos são sempre em esquadrão, você vai aprender os comandos em tropa, vão ter os xerifes que tomam mais esporros e etc. Vai ser horrível ficar acordado ao longo do dia, porque você vai ter palestras sobre RISAER, RCONT, RUMAER, tudo que diz respeito às regras militares, e são palestras MUITO chatas. No meio do mês vai ter o carnaval pra te salvar, mas depois vocês já voltam fardados, e aí o bixo começa a pegar de verdade. O uniforme do décimo, que é a farda camuflada, vai fazer você passar um calor insuportável porque aluno não pode arriar a manga e precisa fechar até o botão do pescoço da gandola. A rotina volta mais puxada, vão começar a exigir mais e encher mais o saco nos erros. Vou te falar a verdade, fiquei bem abatido durante o aquartelamento. O horário de expediente é enorme, fevereiro que é o mês mais curto do ano parece durar uma eternidade, você nunca vai estar descansado e mal vai ter tempo pra fazer qualquer outra coisa que não faça parte da rotina. Vai enjoar de comer no rancho mas não vai poder fazer nada, pois eles obrigam a fazer as refeições principais lá, e terá dias que simplesmente não dá pra comer a comida de lá. O que vai te ajudar é a sua turma, seus colegas de quarto e as conversas que você vai ter com eles, assim como você vai ter que ajudar eles. É aí que começa a criar o espírito de turma, porque por mais fácil que seja o CPOR comparado aos outros cursos militares, se você não tem vocação pra ser militar, é realmente um saco ter que passar por tudo isso.
Finalmente vem o acampamento. Esse aí você descobre no dia haha.
No mais, lembre-se que o CPOR não é o ITA pelo qual você estudou por tanto tempo. É uma fase que demora bastante mais acaba. Use ela pra criar laços com sua turma.
As coisas para os militares parecem estar mudando no ITA. Há alguns boatos que não vou comentar porque são só boatos por enquanto, mas do jeito que está hoje, basicamente você escolhe ser militar na inscrição do vestibular. No primeiro ano, todos são militares da ativa, recebendo um soldo que está por volta de 1200-1300 reais (ainda não recebi o meu, pois a buroracria atrasa o soldo pra março ou abril), no final do ano, saem formados como aspirantes, que é um cargo militar bem alto por assim dizer. Em fevereiro, todos passam pra reserva não remunerada, então ninguém recebe soldo. A partir do terceiro ano, aqueles que eram optantes voltam pro serviço da ativa como aspirantes e voltam a receber um soldo que hoje está na faixa dos 6600 reais se não me engano. É dinheiro pra caramba mesmo. No final do quinto ano, saem formados do ITA como primeiro tenente, que também já é um cargo absurdo. Pra você ter uma ideia, 90% dos seus instrutores no CPOR são sargentos. A hierarquia é soldado, cabo, terceiro sargento, segundo sargento, primeiro sargento, suboficial, aspirante, segundo tenente, primeiro tenente, capitão e por aí vai. Se não me engano, depois de formado como primeiro tenente, são 7 anos pra subir pra capitão quando você é engenheiro.
Por enquanto é isso que posso dizer, não sei se esqueci de mais alguma coisa.

Quanto ao IME, não posso dizer muita coisa pois não estou lá, mas quanto a moradia, você só tem moradia se for militar, diferente do ITA que tem moradia pra todos alunos. Se você não for optante no IME, você que precisa se preocupar com sua moradia, por isso que é mais interessante ser optante no IME, apesar de ser mais puxado.

Pra complementar renda, nos tempos que você está como militar da ativa, se não me engano só pode fazer sendo médico ou professor. Qualquer outro meio de obtenção de renda seria considerado ilegal. O que é muito comum é a galera virar plantonista de dúvida nas escolas, pois a carga horária não é tão puxada.

Os livros do ITA vão mudar todo ano até onde eu saiba. O IME não cobra livros.

Acho que é isso que sei dizer.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
Avatar do usuário
Auto Excluído (ID:19677)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 03 14:18

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:19677) »

Excelente resposta undefinied, continue sempre postando o seu dia a dia conforme as novidades vierem!

Quanto a ser militar sendo engenheira aeroespacial, o único lugar que iriam me botar depois de passados os 5 anos e estando formada seria o próprio ITA não é? Pois acho que não há trabalho dessa área em outras partes do Brasil.
Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: 02 Ago 2015, 13:51
Última visita: 30-09-22
Agradeceu: 104 vezes
Agradeceram: 1197 vezes
Mar 2018 03 14:31

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por undefinied3 »

Depois de formado no ITA, se você é militar, eles vão te alocar em alguma base militar que precise de sua formação. São vários locais no país todo, e a divisão pra onde você vai é feito de acordo com suas notas. Se você era o melhor da turma, terá prioridade em escolher pra onde quer ir. Um desses locais será aqui em São José dos Campos mesmo no instituto de aeronáutica e espaço. Também ouve-se falar de casos em que você é alocado em um canto e acaba nem exercendo sua profissão, ficando apenas atrás de uma mesa mexendo com papeleira e coisas burocráticas. A ideia é tirar notas boas pra poder escolher um bom lugar depois. Tem bastante gente também que depois dos 5 anos de ITA paga a multa que acho que está em torno de 90k atualmente pra sair da ativa e voltar pra reserva não remunerada. Depende das suas ambições, se você quer estabilidade e está disposta a encarar uma vida profissional mais quadradinha e militar em troca de uma aposentadoria muito alta, vale a pena continuar sendo militar. Por outro lado, se acha que as portas que vão se abrir optando por ser da reserva serão mais valiosas, não vale a pena ser militar.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
Avatar do usuário
Auto Excluído (ID:20735)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 27 01:38

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20735) »

undefinied3 escreveu: 03 Mar 2018, 13:54 E nem me fale como é agradável essa surpresa, sousóeu. Acho que estava 10 anos sem fazer qualquer exercício físico, e posso dizer que apanhei bastante da rotina.

Contando um pouco desse primeiro mês no ITA, a coisa dá basicamente assim:
Depois de ser aprovado e tudo mais, vem a parte dos exames médicos. São duas semanas antes do início do aquartelamento que você vai ter que passar aqui no CTA dentro do hotel de trânsito dos oficiais, que é a moradia disponibilizada. Os exames efetivamente ocorrem na primeira semana, quando eles vão querer coletar documentos, fazer exame de sangue, urina, audiometria, oftalmológico, psicológico e alguns mais gerais. Alguns exames você que tem que trazer. Pra mim foi um ergométrico, raio X do tórax em duas posições e cardiológico, sendo que pedem tanto o laudo quanto o exame normalmente. É uma semana bastante burocrática. Lembrando que você tem café da manhã almoço e janta de graça no rancho. Não é das melhores comidas, mas você vai aprender a gostar mais dela depois do acampamento do CPOR. Voltei dele ontem e estou totalmente apto a te confirmar isso haha
A segunda semana é livre, e é quando ocorre a semana de recepção dos bixos. Basicamente é quando os veteranos vão de introduzir ao ITA, aos costumes e você vai aprender bastante sobre o que é ser um iteano. Em outras palavras, é a semana de trote, tudo bem light comparado aos trotes de outras faculdades.
Aí vem o CPOR... Apenas ajustando a informação do sousóeu, aluno é equiparado a Cabo, sendo que tem precedência. Não vou mentir, esse mês vai acabar contigo, ainda mais que o militarismo vem apertando no ITA. A rotina vai ser MUITO sugada, acordando 5 da manhã e voltando para o hotel às 9:30 da noite. Começamos usando o cotonete, que é camisa branca, calça jeans, tenis branco, cinto preto, sendo que a camisa fica por baixo da calça. Meninos precisam fazer a barba todos os dias e meninas precisam fazer coque se o cabelo for mais abaixo que o ombro. A rotina é horrível e não te dá tempo pra descansar, os deslocamentos são sempre em esquadrão, você vai aprender os comandos em tropa, vão ter os xerifes que tomam mais esporros e etc. Vai ser horrível ficar acordado ao longo do dia, porque você vai ter palestras sobre RISAER, RCONT, RUMAER, tudo que diz respeito às regras militares, e são palestras MUITO chatas. No meio do mês vai ter o carnaval pra te salvar, mas depois vocês já voltam fardados, e aí o bixo começa a pegar de verdade. O uniforme do décimo, que é a farda camuflada, vai fazer você passar um calor insuportável porque aluno não pode arriar a manga e precisa fechar até o botão do pescoço da gandola. A rotina volta mais puxada, vão começar a exigir mais e encher mais o saco nos erros. Vou te falar a verdade, fiquei bem abatido durante o aquartelamento. O horário de expediente é enorme, fevereiro que é o mês mais curto do ano parece durar uma eternidade, você nunca vai estar descansado e mal vai ter tempo pra fazer qualquer outra coisa que não faça parte da rotina. Vai enjoar de comer no rancho mas não vai poder fazer nada, pois eles obrigam a fazer as refeições principais lá, e terá dias que simplesmente não dá pra comer a comida de lá. O que vai te ajudar é a sua turma, seus colegas de quarto e as conversas que você vai ter com eles, assim como você vai ter que ajudar eles. É aí que começa a criar o espírito de turma, porque por mais fácil que seja o CPOR comparado aos outros cursos militares, se você não tem vocação pra ser militar, é realmente um saco ter que passar por tudo isso.
Finalmente vem o acampamento. Esse aí você descobre no dia haha.
No mais, lembre-se que o CPOR não é o ITA pelo qual você estudou por tanto tempo. É uma fase que demora bastante mais acaba. Use ela pra criar laços com sua turma.
As coisas para os militares parecem estar mudando no ITA. Há alguns boatos que não vou comentar porque são só boatos por enquanto, mas do jeito que está hoje, basicamente você escolhe ser militar na inscrição do vestibular. No primeiro ano, todos são militares da ativa, recebendo um soldo que está por volta de 1200-1300 reais (ainda não recebi o meu, pois a buroracria atrasa o soldo pra março ou abril), no final do ano, saem formados como aspirantes, que é um cargo militar bem alto por assim dizer. Em fevereiro, todos passam pra reserva não remunerada, então ninguém recebe soldo. A partir do terceiro ano, aqueles que eram optantes voltam pro serviço da ativa como aspirantes e voltam a receber um soldo que hoje está na faixa dos 6600 reais se não me engano. É dinheiro pra caramba mesmo. No final do quinto ano, saem formados do ITA como primeiro tenente, que também já é um cargo absurdo. Pra você ter uma ideia, 90% dos seus instrutores no CPOR são sargentos. A hierarquia é soldado, cabo, terceiro sargento, segundo sargento, primeiro sargento, suboficial, aspirante, segundo tenente, primeiro tenente, capitão e por aí vai. Se não me engano, depois de formado como primeiro tenente, são 7 anos pra subir pra capitão quando você é engenheiro.
Por enquanto é isso que posso dizer, não sei se esqueci de mais alguma coisa.

Quanto ao IME, não posso dizer muita coisa pois não estou lá, mas quanto a moradia, você só tem moradia se for militar, diferente do ITA que tem moradia pra todos alunos. Se você não for optante no IME, você que precisa se preocupar com sua moradia, por isso que é mais interessante ser optante no IME, apesar de ser mais puxado.

Pra complementar renda, nos tempos que você está como militar da ativa, se não me engano só pode fazer sendo médico ou professor. Qualquer outro meio de obtenção de renda seria considerado ilegal. O que é muito comum é a galera virar plantonista de dúvida nas escolas, pois a carga horária não é tão puxada.

Os livros do ITA vão mudar todo ano até onde eu saiba. O IME não cobra livros.

Acho que é isso que sei dizer.
Olá, amigo. :mrgreen:

Você sabe como é a rotina no ITA para as pessoas
que não optaram para serem militares? Agradeço a atenção e aguardo a sua resposta. :D

Até logo e boa sorte no ITA! :)
Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: 02 Ago 2015, 13:51
Última visita: 30-09-22
Agradeceu: 104 vezes
Agradeceram: 1197 vezes
Abr 2018 27 14:02

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por undefinied3 »

Essa rotina que citei é assim pra todo mundo no primeiro ano. Depois do aquartelamento você participa de formaturas semanais no CPOR e fica assistindo algumas instruções militares no período da tarde, seguido de educação física. Só a partir do segundo ano que quem não queria ser militar vai de fato não ser militar.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
Avatar do usuário
Auto Excluído (ID:20735)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 27 14:12

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20735) »

undefinied3 escreveu: 27 Abr 2018, 14:02 Essa rotina que citei é assim pra todo mundo no primeiro ano. Depois do aquartelamento você participa de formaturas semanais no CPOR e fica assistindo algumas instruções militares no período da tarde, seguido de educação física. Só a partir do segundo ano que quem não queria ser militar vai de fato não ser militar.
Sério, cara!? :shock: Dessa eu não sabia. Já conversei com alguns iteanos e eles nunca mencionaram isso. :? Você pode me dizer se o exame médico (eu já sabia que todo iteano era obrigado a fazer o exame, mas não sabia nada sobre a rotina militar) é rígido e eliminatório para as pessoas que não querem seguir carreira militar?
Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:20735) em 27 Abr 2018, 14:40, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: 02 Ago 2015, 13:51
Última visita: 30-09-22
Agradeceu: 104 vezes
Agradeceram: 1197 vezes
Abr 2018 27 15:58

Re: Diferenças ITA e IME

Mensagem não lida por undefinied3 »

É igualmente rigido para todo mundo, porque no primeiro ano todos são militares independente da escolha.
Apertaram mais o exame nesse ano, o número de inaptos foi bem alto, mas todos conseguiram entrar após recorrer na justiça, e isso é algo que sempre vai dar certo, porque o CASD luta seriamente por cada um que estiver nessa situação. Mas basicamente o principal é não ter problemas sérios na coluna, estar numa faixa de peso considerada normal, não ter excesso de gordura no sangue (isso foi algo que deu problema, um dia antes do exame de sangue serviram carne de porco no restaurante e muitos foram acusados de excesso de gordura e pediram uma segunda reavaliação que não acusou mais nada), nenhum problema respiratório grave ou problema de pele.

Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Off-Topic”