------------------------------------------------------------------------------
Hipótese:
Considere um átomo de hidrogênio representado abaixo. Sendo , , e a carga elétrica elementar, o momento angular do elétron, a constante eletrostática do vácuo e a massa do elétron.
Mostre que o raio de Bohr ( ) e a energia mecânica ( ) do elétron são dados por:
e onde .
-------------------------------------------------------------------------------
Demonstração:
A força de atração eletrostática é a resultante centrípeta. Nesse caso, podemos fazer
Da definição de momento angular de uma partícula elementar em um raio de Bohr, tiramos:
Substituindo em , encontramos:
A energia mecânica total do elétron em uma orbital qualquer é dada por:
De e , tiramos:
Conforme os postulados de Bohr, temos:
De e , tiramos:
Substituindo o valor de encontrado na expressão acima, vem:
Essa foi uma forma que eu criei de demonstrar os postulados de Bohr sem utilizar mecânica estatística.
Espero que gostem!
Olá caros usuários.
Primeiramente, peço-lhes desculpas pelo ocorrido.
Fui fazer a atualização do software do fórum e, como se eu fosse um novato, cometi um erro crasso que derrubou o fórum.
Novato pois não havia feito o backup imediatamente antes.
O único backup disponível era do dia 21 pela manhã.
Ou seja, todas mensagens enviadas durante o dia 21 e dia 22 foram perdidas Incluindo os novos usuários registrados nesses dias.
Estou extremamente chateado com o ocorrido e peço a vocês, novamente, mil desculpas por uma mancada enorme dessas.
Grande abraço,
Prof. Caju
Primeiramente, peço-lhes desculpas pelo ocorrido.
Fui fazer a atualização do software do fórum e, como se eu fosse um novato, cometi um erro crasso que derrubou o fórum.
Novato pois não havia feito o backup imediatamente antes.
O único backup disponível era do dia 21 pela manhã.
Ou seja, todas mensagens enviadas durante o dia 21 e dia 22 foram perdidas Incluindo os novos usuários registrados nesses dias.
Estou extremamente chateado com o ocorrido e peço a vocês, novamente, mil desculpas por uma mancada enorme dessas.
Grande abraço,
Prof. Caju
Demonstrações ⇒ Demonstração - modelo atômico de Bohr
- emanuel9393
- Última visita: 15-09-24
- Agradeceu: 623 vezes
- Agradeceram: 1044 vezes
Jul 2012
27
02:10
Demonstração - modelo atômico de Bohr
Editado pela última vez por emanuel9393 em 27 Jul 2012, 02:10, em um total de 1 vez.
As modernas teorias científica afirmam que em dentro de 5 bilhões de anos, a humanidade presenciará a morte do sol. Imagine como seria presenciar esse evento...
-