Claro meu amigo.
Bom, SE nós usássemo a aceleração da caixa (para cima), equivalente a 10, isso faria com que a força do carrinho anulasse a gravidade, (aceleração do carrinho para cima = aceleração da gravidade).
Assim, o sistema poderia até subir, mas com velocidade CONSTANTE.
No enunciando do exercício, ele explica que, além de deixar a velocidade constante (por aplicar uma aceleração igual da gravidade), a caixa ainda foi com UMA ACELERAÇÃO DE 0,5m/s².
Então, para que isso ocorresse, nós devemos colocar essa aceleração à aceleração da caixa, para que assim ela suba com a aceleração dada no enunciado do exercício.
Pra ajudar a pensar, é COMO SE FOSSE um jogo de forças, sem massa.
aceleração pra cima (do carrinho) versus aceleração para baixo (da gravidade)
se a aceleração do carrinho = 10, então ela anula a gravidade, e sobe com velocidade constante.
Se a aceleração do carrinho = 11, então ele anula a gravidade, e ainda sobra 1m/s² para acelerar a caixa
Se a aceleração do carrinho = 20, então ele anula a gravidade, e ainda sobra 10m/s² para acelerar a caixa.
Foi o que aconteceu com o exercício
Ele TINHA QUE ANULAR a gravidade (para fazer a caixa subir), e ainda TINHA QUE ACELERAR 0,5m/s², como pediu o enunciado.
Então ele ficou com a aceleração = 10(gravidade) + 0,5(para acelerar) = 10,5.
Desses 10,5, 10 foram para anular a gravidade, e 0,5 foram para acelerar a caixa, como pedido no enunciado
Espero que tenha entendido, amigo, se tiver alguma coisa que eu não expliquei direito, só falar!
Espero ter ajudado. ^^
VAMO LÁ ENTRAR NO ITA!