Genética, Citologia e BioquímicaRetículo Endoplasmático Liso Tópico resolvido

Avatar do usuário
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Abr 2020 28 16:43

Retículo Endoplasmático Liso

Mensagem não lida por albeistein »

Qual a relação (se é que existe) entre o REL e a necessidade de ingestão cada vez maior de álcool etílico para quem o bebe frequentemente (através das bebidas alcoólicas, evidentemente) e quer ficar chapado?

Vi isso numa videoaula tem um tempo, mas não lembro de qual professor exatamente.

Editado pela última vez por MateusQqMD em 28 Abr 2020, 17:06, em um total de 1 vez.
Razão: arrumar título.
Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1346 vezes
Abr 2020 28 17:02

Re: Retículo Endoplasmático Liso

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, albeistein.

A ideia é de desintoxicação.

o REL realiza, entre outras funções, a modificação de certas substâncias tóxicas (drogas, por exemplo), como o álcool, para facilitar sua eliminação. Um maior consumo de álcool estimula um maior desenvolvimento do REL, e daí a eliminação do álcool ocorre de maneira mais rápida/maior quantidade de álcool ser necessário com o passar do tempo para alcançar o mesmo efeito de outrora.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Abr 2020 28 17:32

Re: Retículo Endoplasmático Liso

Mensagem não lida por Planck »

MateusQqMD escreveu: 28 Abr 2020, 17:02 Um maior consumo de álcool estimula um maior desenvolvimento do REL,
Esse processo no fígado é muito interessante! Quando o REL retira o “álcool” da corrente sanguínea, ele precisa inativar esse álcool, o que é feito por uma enzima. Desse modo, quanto mais álcool é ingerido, uma maior quantidade de álcool precisa ser inativada, estimulando uma maior síntese de enzimas, juntamente com o aumento da superfície de contato do REL. Com mais REL, ficamos com mais espaço para inativar o álcool. Logo, todo o álcool que chega no fígado é rapidamente inativado, diminuindo sua concentração na corrente sanguínea e, assim, reduzindo a ação do álcool no organismo, a chamada “resistência”.

No entanto, a enzima que atua nesse processo é uma desidrogenase, ela retira hidrogênio das substâncias orgânicas, ou seja, ela pode retirar o hidrogênio tanto do álcool como de qualquer outra substância, como, por exemplo, antibióticos. Isso diminui a eficácia do antibiótico, que será mais facilmente degradado no fígado.
Editado pela última vez por Planck em 28 Abr 2020, 17:33, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Fev 2022 20 17:08

Re: Retículo Endoplasmático Liso

Mensagem não lida por albeistein »

Obrigado, MateusQqMD e Planck .
Darei a solução ao Mateus, que está mais ativo no fórum, mas os dois foram ótimos na resposta.
Avatar do usuário
albeistein
Veterano
Mensagens: 303
Registrado em: 28 Jan 2019, 10:49
Última visita: 13-01-23
Fev 2022 20 17:19

Re: Retículo Endoplasmático Liso

Mensagem não lida por albeistein »

MateusQqMD , aproveitando o tópico para uma dúvida relacionada, o REG (retículo granuloso) tem como uma de suas funções a fabricação de proteínas "que compõem as membranas celulares". Tirei esse trecho em negrito do Amabis. Membranas celulares = membranas plasmáticas somente? Pensei que, além das membranas plasmáticas, poderia estar se referindo também a membranas das organelas membranosas. Consegue me ajudar?
Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1346 vezes
Fev 2022 25 04:32

Re: Retículo Endoplasmático Liso

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá albeistein,

Até onde sei, a composição da membrana das organelas membranosas possui a mesma composição que as membranas celulares.

Acredito que não há problema pensar que o REG fabrica proteínas para um uso geral.

Abs.

Editado pela última vez por MateusQqMD em 25 Fev 2022, 04:33, em um total de 1 vez.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Ribossomos do Retículo endoplasmático
    por Lucabral » » em Genética, Citologia e Bioquímica
    1 Respostas
    746 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:20137)
  • Nova mensagem Reticulo cristalino
    por axbx » » em Química Geral
    1 Respostas
    2003 Exibições
    Última mensagem por Ósmio

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”