Ensino SuperiorAnálise Combinatória Tópico resolvido

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kustelinha
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Mai 2014 14 22:09

Análise Combinatória

Mensagem não lida por kustelinha »

De quantas maneiras um técnico de futebol pode formar um quadro de 11 jogadores, escolhidos entre os 22, dos quais 3 são goleiros e só o goleiro tem posição fixa?

Editado pela última vez por poti em 14 Mai 2014, 23:08, em um total de 1 vez.
Razão: Alterar Título
ttbr96
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Mai 2014 14 23:35

Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por ttbr96 »

número de goleiros (posição fixa): 3
número de jogadores de linha: 22 - 3 = 19

para escolhermos o goleiro temos 3 possibilidades
para escolhermos os jogadores temos [tex3]C_{19}^{10}[/tex3] possibilidades

logo, teremos [tex3]3 \cdot C_{19}^{10}[/tex3] maneiras de o técnico escolher os seus 11 jogadores.

Editado pela última vez por MateusQqMD em 02 Dez 2021, 11:47, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
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kustelinha
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por kustelinha »

ttbr96 escreveu:número de goleiros (posição fixa): 3
número de jogadores de linha: 22 - 3 = 19

para escolhermos o goleiro temos 3 possibilidades
para escolhermos os jogadores temos [tex3]C_{19}^{10}[/tex3] possibilidades

logo, teremos [tex3]3 \cdot C_{19}^{10}[/tex3] maneiras de o técnico escolher os seus 11 jogadores.


cara no gabarito a resposta ta = 100566385920
Editado pela última vez por MateusQqMD em 02 Dez 2021, 11:56, em um total de 2 vezes.
Razão: tex --> tex3
ttbr96
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por ttbr96 »

para chegar a esse gabarito foi usado o PFC:
3 * 19 * 18 * 17 * 16 * 15 * 14 * 13 * 12 * 11 * 10 = 1.005.663.859.200

agora, fiquei com dúvida... Porque PFC!!!
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por Augustus »

O que o exercício quer dizer com "quadro"? É um exercício de sequência/permutação?
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Planck
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por Planck »

Augustus escreveu: 11 Set 2019, 19:21 O que o exercício quer dizer com "quadro"? É um exercício de sequência/permutação?
Acredito que quadro, no contexto do exercício, significa equipe, ou seja, formar uma equipe com 11 jogadores. Sobre a resolução, consegui resolver por permutação:

[tex3]\underbrace{{\color{Orange} \boxed{_{_{{⠀}_{⠀}}} {3}^{{⠀}^{⠀}} }}}_{\text{goleiro}} \cdot \underbrace{{\color{NavyBlue} \boxed{_{_{{⠀}_{⠀}}} {19}^{{⠀}^{⠀}} }} \cdot {\color{NavyBlue} \boxed{_{_{{⠀}_{⠀}}} {18}^{{⠀}^{⠀}} }} \cdot {\color{NavyBlue} \boxed{_{_{{⠀}_{⠀}}} {17}^{{⠀}^{⠀}} }} \dots {\color{NavyBlue} \boxed{_{_{{⠀}_{⠀}}} {10}^{{⠀}^{⠀}} }}}_{\text{jogadores}} \, \, \implies \, \, 1005663859200[/tex3]
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Fibonacci13
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

Em uma prova discursiva seria permitido deixar a resposta assim: [tex3]3.C10,19[/tex3] ?
Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.
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MateusQqMD
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Fibonacci13, não sei se ainda é do seu interesse essa resposta, mas..

Podemos!! Desde que vc deixa um resultado equivalente 🧐

Note que [tex3]3 \cdot C_{19}^{10}[/tex3] corresponde ao número de modos que podemos escolher um goleiro e dez jogadores, mas veja bem: escolher. Como os jogadores não possuem posição fixa (com excessão do goleiro), a gente precisa considerar a forma como podemos organizá-los em campo, isto é, permutá-los entre as posições!! Isso pode ser feito de [tex3]10![/tex3] modos.

Então, a resposta ficaria [tex3]3 \cdot C_{19}^{10} \cdot 10![/tex3]

Não há problema em não “abrir” as contas.
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Re: Análise Combinatória

Mensagem não lida por Fibonacci13 »

Opa, muito obrigado MateusQqMD.

Não desista dos seus sonhos, continue dormindo.
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