História GeralIndependência dos Estados Unidos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Nov 2020 07 17:32

Independência dos Estados Unidos

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

(UEL-PR 2007) Leia o texto a seguir:

"[...] A independência e a construção do novo regime republicano foi um projeto levado adiante pelas elites das colônias. Escravos, mulheres e pobres não são os líderes desse movimento. A independência estadunidense (EUA) é um fenômeno branco, predominantemente masculino e latifundiário ou comerciante. [...]”
( Fonte: KARNAL. L Estados Unidos: da colônia à independência. São Paulo: Contexto. 1990. p. 67. (Repensando a História).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o processo de independência dos Estados Unidos, é correto afirmar que:

a) O movimento de independência da América do Norte não representou a união das treze colônias por um sentimento único de nação, mas sim, um movimento contra o domínio da Inglaterra, potencializado pelo sentimento antibritânico.

b) A América do Norte independente, com as reformas de caráter democrático, aboliu as diferenças entre os habitantes da colônia, instituindo a prática da inclusão por meio de uma Constituição Liberal.

c) A colonização da América do Norte pela Inglaterra diferenciou-se daquela feita na Amé­ rica do Sul pelos espanhóis e portugueses porque contou com a organização e assistência da metrópole nesse empreendimento de conquista e exploração.

d) A força do catolicismo foi preponderante no processo de emancipação, pois incentivava o crescimento espiritual da população, libertação dos escravos e a expansão territorial — crescimento que só seria possível cortando os laços com a metrópole.

e) Um dos problemas apresentados no período de lutas pela independência dos EUA foi a falta de um projeto comum entre as colônias do norte e as colônias do sul que não se harmonizavam quanto a um acordo na forma de promulgar a Constituição estadunidense do norte e do sul.

Gabarito :
Resposta

letra a) - pessoal, alguém poderia comentar o erro da letra e, por favor?
Desde já, agradeço.



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2021 02 11:49

Re: Independência dos Estados Unidos

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

CogitoErgoGre escreveu:
Sáb 07 Nov, 2020 17:32
quanto a um acordo na forma de promulgar
Eles discordavam quanto ao conteúdo, mas não quanto a forma de promulgar: houve certa democracia, na convenção da Filadélfia de 1787




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”