Off-TopicCronograma de Estudos ENEM

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
NathaliaBr
Avançado
Mensagens: 105
Registrado em: Qui 05 Nov, 2020 17:34
Última visita: 26-08-22
Jan 2021 01 15:52

Cronograma de Estudos ENEM

Mensagem não lida por NathaliaBr »

Oi, gente ^^

Eu queria saber se vocês conhecem algum cronograma de estudos para o ENEM que dê para ser concluído em um ano, estudando aproximadamente 5 ou 6 horas por dia. Estou pesquisando e vi um do Felipe Araújo (um moço do YouTube), mas achei muito denso, certeza que eu não conseguiria terminar e tem conteúdos desnecessários para o ENEM. Apesar disso, um ponto que eu achei interessante nesse cronograma é que o Felipe Araújo organizou os conteúdos desde a base até o avançado e isso é muito importante pra mim, já que em algumas matérias (como física, geografia física e biologia) eu não sou muito boa, então acho que seria bom começar pela base, sabe?

Resumindo: queria achar um cronograma que abordasse conteúdos desde a base, mas que tivesse um "filtro" das coisas relevantes para o ENEM, não um completão, com absolutamente tudo sobre todas as matérias (não me acho capaz, por falta de tempo e outras coisas, de concluir um assim).

Ainda não sei se vou poder fazer um cursinho on-line ou se vou estudar sozinha, por isso já estou procurando cronogramas de estudo!
Muito obrigada!!

Última edição: NathaliaBr (Sex 01 Jan, 2021 15:53). Total de 2 vezes.


ATARAXIA

Deleted User 23699
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2021 03 23:32

Re: Cronograma de Estudos ENEM

Mensagem não lida por Deleted User 23699 »

Oi
Eu tenho um livro aqui em casa que é o Guia do ENEM do Poliedro
Por sorte, o Guia do Estudante já fez uma matéria sobre esse material, confira:
https://guiadoestudante.abril.com.br/es ... isciplina/

É um negócio consideravelmente confiável.
Quanto ao estudo, o ENEM é simples e não precisa complicar nada: pegar apostilas normais de Ensino Médio e resolvê-las capa a capa, na ordem que a apostila apresenta, geralmente é o suficiente.
No meu último ENEM, em 2018, onde fui aprovado na UnB, eu peguei as apostilas do sistema de ensino Eleva, que é 100% focado no ENEM. É o material usado nas redes Alfa (no Sul do país) e, se não me engano, no Pensi (sudeste). Fiz de capa a capa, todas as matérias. É feito na medida certa para o ENEM.

Para estudar online, tive experiência com dois cursinhos: o Kuadro é legal... a turma ITA deles tinha bastante questão e as aulas eram boas, bem gravadas.
Também tem o FB Online, que é do Farias Brito (que esse ano de 2020 sagrou-se tetracampeão do Brasil no ENEM - segundo o MEC). No FB, se você se destacar nos simulados, ainda tem a chance de ganhar uma bolsa que abrange até moradia lá em Fortaleza :shock:

Quando eu fazia ENEM, eu estudava em um cursinho presencial que passava o tal "plano de estudo" que falava, por ex, das 13h as 15h da Segunda-feira vc vai estudar Química. Eu, particularmente, acho que esse sistema é muito restritivo: as vezes eu simplesmente não to afim de estudar química. O Eleva divide as Frentes em 30 módulos. Eu, de manhã, de acordo com as matérias que tive no dia, marcava "vou fazer tais módulos hoje". Era meu objetivo do dia - não ligava praticamente nada para o plano de estudo. Se eu fizesse o módulo planejado de história em 15 minutos, não iria ficar mais 2 horas enrolando em história... Acredito que sejam por volta de 15 frentes na apostila do Eleva, cada uma com 30 módulos. Tinha dias que eu conseguia fazer 9 módulos. Começando em março, dá pra terminar até outubro!
Minha média no ENEM, ignorando pesos, foi por volta de 750.
Foi meu primeiro ano de cursinho.

Basta VOCE se planejar. Veja o que você tem para estudar, quais são suas dificuldades, qual material vc está seguindo...
Video-aulas...

Abs




Avatar do usuário
Autor do Tópico
NathaliaBr
Avançado
Mensagens: 105
Registrado em: Qui 05 Nov, 2020 17:34
Última visita: 26-08-22
Jan 2021 04 11:00

Re: Cronograma de Estudos ENEM

Mensagem não lida por NathaliaBr »

Zhadnyy, muito obrigada mesmo pela ajuda!! :D



ATARAXIA

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Dicas para aprovação e estudos em casa
    por leozinhorj » » em Off-Topic
    1 Respostas
    1099 Exibições
    Última msg por Leandro2112
  • Nova mensagem ( Uni-Facef 2022 ) Estudos dos Gases
    por Lima08 » » em Física II
    1 Respostas
    605 Exibições
    Última msg por lmtosta
  • Nova mensagem Estudos - Livros, Cursinho etc.
    por kamaraden » » em Off-Topic
    12 Respostas
    3004 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem Estudos dos gases e Termodinâmica
    por pLbrasilBOT » » em Física II
    0 Respostas
    316 Exibições
    Última msg por pLbrasilBOT
  • Nova mensagem Dúvida sobre plataforma online de estudos
    por JayHardway » » em Off-Topic
    2 Respostas
    591 Exibições
    Última msg por JayHardway

Voltar para “Off-Topic”