Genética, Citologia e BioquímicaTipos sanguíneos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
olympe
sênior
Mensagens: 31
Registrado em: Qui 01 Out, 2020 11:12
Última visita: 15-04-23
Out 2020 14 17:03

Tipos sanguíneos

Mensagem não lida por olympe »

Em um banco de sangue de um hospital, as etiquetas que identificavam os tipos sanguíneos estavam em código, e, por acidente, o livro onde estavam registrados os códigos foi perdido. Para que os frascos contendo sangue fossem identificados, foram feitos testes com amostras correspondentes a cada código, e o resultado foi o seguinte:
genética.PNG
genética.PNG (35.21 KiB) Exibido 3660 vezes
Baseados nesse teste, podemos afirmar que
a) existem 105 litros de sangue disponíveis para um receptor AB Rh+

b) existem 135 litros de sangue disponíveis para um receptor AB Rh-

c) existem 105 litros de sangue disponíveis para um receptor A Rh+

d) existem 135 litros de sangue disponíveis para um receptor O Rh+

e) existem 25 litros de sangue disponíveis para um receptor O Rh-

Poderiam me explicar mais detalhadamente essa parte do soro anti Rh, por favor? Estou com dificuldades em definir se o tipo sanguíneo é Rh+ ou Rh-.
Resposta

e



"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa".
- Albert Einstein

Avatar do usuário
JeanFinch
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Seg 03 Ago, 2020 07:17
Última visita: 12-11-20
Out 2020 14 18:57

Re: Tipos sanguíneos

Mensagem não lida por JeanFinch »

olá.
o soro Rh vai funcionar assim como qualquer outro usado nas tipagens normais.
Por exemplo, se uma mulher rh- receber o soro, seu sangue não aglutina.
Caso uma pessoa com rh+ receba soro anti-rh, seu sangue aglutina, porque possui antígenos rh.




Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Out 2020 14 19:12

Re: Tipos sanguíneos

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Oii Olympe, tudo bom?

então, de uma forma simplificada, nós podemos abordar o fator Rh como uma proteína, aderida nas hemácias dos individuos que são Rh positivo;
o tchan pra entender essa relação, é que não há uma obrigatoriedade de todas as pessoas possuírem essa proteína (alguns têm, outros não).
Dessa forma, para pessoas que não possuem hemácias com essa proteína (as chamadas Rh - ), no caso de ocorrer contato do sangue dessas pessoas com uma hemácia composta pela proteína, o organismo do receptor irá entender a hemácia como um agente malicioso (um antígeno), como se fosse um vírus, simplesmente pela presença de uma estrutura estranha (a proteína do Rh); nesse momento, o corpo irá tentar combater essa hemácia estranha, produzindo anticorpos anti-rh, que irão reagir com a hemácia, aglutinando-a.
Uma figura mais ilustrativa kkk :
aaaa.png
aaaa.png (90.1 KiB) Exibido 3650 vezes
o perigo é que, no caso de uma grande quantidade de hemácias aglutinadas, pode ocorrer problemas generalizados na circulação sanguínea (por isso a necessidade de compatibilidade do Rh na doação).

Então, de uma forma geral, temos:

Rh = proteína

Rh+ = pessoa com hemácias que possuem a proteína
Rh- = pessoa com hemácias que não possuem a proteína (caso tenham contato, corpo acha que é virús e produz anti Rh)
anti Rh = anticorpo, específico para aglutinar as proteínas Rh

Basicamente é isso aí,
espero ter ajudado e se quiser ajuda com a reolução da questão, só falar :D


"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Avatar do usuário
Autor do Tópico
olympe
sênior
Mensagens: 31
Registrado em: Qui 01 Out, 2020 11:12
Última visita: 15-04-23
Out 2020 15 11:47

Re: Tipos sanguíneos

Mensagem não lida por olympe »

CogitoErgoGre, muito obrigada pela ajuda! Minha cabeça tinha bugado um pouco nessa questão.
Ps: Quanto a figura ilustrativa, fiquei triste pela hemácia Rh+ aglutinizada, ela realmente não estava preparada para lidar com o anti-rh. :lol::lol:
Última edição: olympe (Qui 15 Out, 2020 12:11). Total de 1 vez.


"Eu tentei 99 vezes e falhei, mas na centésima tentativa eu consegui. Nunca desista de seus objetivos mesmo que esses pareçam impossíveis, a próxima tentativa pode ser a vitoriosa".
- Albert Einstein

Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Out 2020 15 14:23

Re: Tipos sanguíneos

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

olympe tadinha mesmo, esses anti rh já chega na ignorância kkkkk
prazer ajudar :)



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”