Off-TopicDúvida Sobre Assuntos de Química

Fórum para discussões gerais, que não sejam dúvidas de matérias nem caibam em nenhum outro fórum existente.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
luanabeira
Pleno
Mensagens: 76
Registrado em: Qui 04 Jun, 2020 10:16
Última visita: 29-08-22
Out 2020 08 10:48

Dúvida Sobre Assuntos de Química

Mensagem não lida por luanabeira »

Vejo videos, mas ainda tenho duvidas sobre alguns assuntos e nunca consigo continuar a estudar por esse buraco que fica...
Sobre:
densidade... é a relação entre massa pelo seu volume, mas como relacionar isso em outra forma, contextos diferentes? Não consigo entender essa explicação.

Mol também fica vago mesmo com a representação dele sendo 602 sextilhões aproximadamente, como é essa relação o sentido disso.

Geometria molecular !!!! Algo que já vi e reli também mas não entendo, só vendo a forma de cada molecula em sua representações mas depois qundo passo para outro modulo nao consigo fazer essa decoreba sem entender muito a explicação que é dada na maioria dos lugares vistos.

Agradeço se puderem me ajudar :)

Última edição: MateusQqMD (Qui 08 Out, 2020 12:05). Total de 2 vezes.
Razão: retirar letras maiúsculas do título (regra 7).



Movido de Química Geral para Off-Topic em Qui 08 Out, 2020 12:04 por MateusQqMD

Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Out 2020 08 13:21

Re: Dúvida Sobre Assuntos de Química

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Oii Luana, tudo bom?

te falar que passei por isso faz pouco tempo kkk; há pouco mais de um ano atrás eu não sabia absolutamente nada de nada (principalmente química), então, não sei qual o caminho que vc passou mas saiba que eventualmente, com esforço e tentativa/erro (haja erros kk), as coisas passam a fazer mais sentido :).

sobre suas dúvidas, vamos lá:

densidade: eu gosto de imaginar a densidade como a concentração de massa no espaço (até porque volume é espaço); então, tratando de quimica, imagina que pra um mesmo volume (por exemplo, um copo de água) você consegue colocar diferentes quantidades de substâncias, a fim de enchê-lo, de acordo com o espaço que elas preenchem - quanto maior a quantidade de uma substância que cabe nesse copo, maior vai ser a massa, e por consequência, maior a densidade.

Mol é algo um pouco mais vago, mas fica mais simples se você comparar ele com outras medidas, a fim de entender um pouco melhor; por exemplo, quando medimos uma rodovia, que costuma ligar cidades muito distantes entre si, ficaria um pouco inviável medir em metros (imagina as placas falandos "são paulo - 8790000 m" kk), dessa forma, nós utilizamos o prefixo kilo, que significa mil - ou seja, 1km é igual a um metro vezes mil. De forma semelhante, quando falamos de quantidade de matéria, a nível atômico/molecular, temos medidas absurdamente pequenas (pra ter uma idéia, em um milimetro cabem 10 milhões de átomos e cada átomo, no caso do hidrogênio, pesa 0,000000000...mais alguns zeros ... 001 grama kk); pra facilitar isso, estabeleceu-se um sistema de multiplos de átomo: não sei se você conhece a unidade de massa atômica (u), mas ela é definida como 1/12 partes da massa de um átomo de carbono, o que equivale a massa de um próton ou neutron; essa medida(u), aliás, vale 1,6 x 10^-24 gramas - uma massa muito pequena. Agora, imagina se você tivesse que trabalhar com o numero de átomos pra medidas como 3, 4 , 16 gramas ( a matemática por trás disso ficaria um pouco chato de ficar abordando sempre que precisasse) - e é aí, que entra nosso amigo MOL - como quase sempre as medidas trabalhadas são em gramas, o que foi feito é basicamente achar o numero de unidades de massa atômica (u) - a tal massa de um próton/neutron - necessária para chegar em uma grama, o que pode ser feito por regra de 3:

1u --->1,6x10^-24grama
xu ---> 1 grama

o resultado, que é o saudoso mol, vou deixar pra você calcular :D
o.b.s: uma consequência legal é que, como a tabela periódica é medida em unidade de massas atômicas (já que indica a massa - que nada mais é que a soma de prótons e neutrons), um mol de qualquer elemento vai ser igual a massa indicada na tabela em gramas, por exemplo : um mol de cloro (massa = 35 u, 17 prótons + 18 neutrons) = 35 gramas de cloro.

agora, pra finalizar, geometria foi algo que eu me enfezei bastante também kkk (essa foi umas das coisas que eu mais errei até realmente entender); de forma simplificada, nós sabemos que os elétrons se repelem, certo? Mas, como que um átomo se mantêm estável após uma reação então? através da mudança da sua configuração eletrônica!
Pelo modelo do átomo de bohr, temos o nucleo com regiões onde os elétrons possuem maior probabilidade de estar. Utilizando da distribuição de summerfield (aquele famoso 1s2, 2s2, 2p6, 3s2 ...), nós estamos, na verdade, distribuindo os elétrons em configurações estáveis entre si. Quando, por algum motivo maior (como um átomo mais eletronegativo), seus elétrons precisam mudar de posição, acontece o que chamamos de transição eletrônica; nesse momento, pode haver a formação de orbitais hibridos, como segue na imagem:
transferir.jpg
transferir.jpg (8.47 KiB) Exibido 1461 vezes
A questão dos orbitais acho que ficaria muito dificil de explicar; então segue um link com algumas explicações muito boas:
https://www.youtube.com/watch?v=YEHsnV6fxGA
https://www.youtube.com/watch?v=zNEg8XBFOAc&t=232s

Agoraaa, um macete (que acho muito estranho o fato de não ser comentado):

(I)quase sempre, a soma das letras do orbital hibrido indicam o numero de ligantes, por exemplo:

sp : s=1/p=2 --- s+p = 2 ligantes
sp2: s=1/p2=1x2 --->s+2xp = 3 ligantes
sp3: s=1/p3=1x3 --->s+2xP = 4 ligantes
...

(II)agora que nós sabemos o numero de ligantes, é só arranjar eles numa conformação espacial na qual eles fiquem mais distantes entre si possível, por exemplo:

sp= 2 ligantes ---> maior distância = 180 graus = geometria linear
sp2= 3 ligantes ---> maior distância = 120 graus = geometria trigonal plana
sp3 = 4 ligantes ---> maior distância = 109 grau (agora vai ficar 3D) = geometria tetraédrica
...

compara essa idéia com a seguinte tabela:
geometria-molecular-passo-a-passo.jpg
geometria-molecular-passo-a-passo.jpg (62.09 KiB) Exibido 1461 vezes

basicamente, são essas a idéias; quanto à dificuldade de entrar as coisas na cachola algumas vezes, relaxa que faz parte - quando vc menos esperar, as coisas que pareciam impossíveis antes vão se tornar triviais.
desculpa pelo textão e espero ter ajudado :D

Última edição: CogitoErgoGre (Qui 08 Out, 2020 18:59). Total de 1 vez.


"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Avatar do usuário
Autor do Tópico
luanabeira
Pleno
Mensagens: 76
Registrado em: Qui 04 Jun, 2020 10:16
Última visita: 29-08-22
Out 2020 08 13:56

Re: Dúvida Sobre Assuntos de Química

Mensagem não lida por luanabeira »

Nossa agradeço muito e até admiro os textões kkk ajudou muito e vou continuar tentando sim



Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Out 2020 08 18:53

Re: Dúvida Sobre Assuntos de Química

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Prazer ajudar luana :)



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Off-Topic”