História GeralEstado de bem-estar social Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Juan2312
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb 07 Set, 2019 13:48
Última visita: 12-12-21
Set 2020 30 18:04

Estado de bem-estar social

Mensagem não lida por Juan2312 »

De forma bem resumida, alguém poderia me explicar o que seria o Estado de bem-estar social e em que contexto ele surgiu?

Desde já, agradeço de verdade a ajuda.




FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2196
Registrado em: Sáb 04 Jul, 2020 10:47
Última visita: 27-03-24
Set 2020 30 19:11

Re: Estado de bem-estar social

Mensagem não lida por FelipeMartin »

Vou acompanhar as respostas. Não sei muito só que começou no pós-guerra. Tem quem diga que começou nos EUA com o Roosevelt em 1935 com o New Deal, mas isso me parece a ponta do iceberg e eu acho que tem muita coisa antes desse tratado.



φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Juan2312
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb 07 Set, 2019 13:48
Última visita: 12-12-21
Set 2020 30 19:30

Re: Estado de bem-estar social

Mensagem não lida por Juan2312 »

Pelo que eu me lembro enquanto aprendia sobre o nazismo e o fascismo, ele surgiu depois no período Pós-Guerra mesmo, como não foi o foco da minha aula, a minha professora falou sobre ele de um jeito superficial, fui procurar saber o que era e não estava entendendo muito bem como falei na minha pergunta. Agradeço sua resposta e muito obrigado por mencionar sobre o provável surgimento dele no contexto de recuperação economica norte-americana.
Espero que alguém consigo profundizar um pouco mais sobre o assunto.



Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Set 2020 30 20:06

Re: Estado de bem-estar social

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Fala Juan,
então, a idéia do bem-estar social (well fare state) é uma série de medidas, como atender as necessidades básicas da população, gerar empregos ... etc, que visam gerar um estado de bem estar social (avá kk) para a população, que por sua vez, passa a consumir mais - e assim faz a economia continuar girando; o bem estar social em si é uma política ainda do século 19, mas que foi realmente popularizada no contexto pós crise da década de 30 nos E.U.A, com o New Deal: um conjunto de medidas visando recuperar a economia - para então criar um estado de bem-estar social - que foram estabelecidas pela teoria de John Keynes (adotada por Roosevelt, presidente em questão); o keynesianismo, visando o bem-estar social, adota algumas medidas como a intervenção plena estatal na economia, realização de obras públicas infraestruturais (gerando empregos), concessão de empréstimos para pequenos produtores, e algumas outras.

em suma é isso aí,
qualquer coisa só falar :)


"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Juan2312
iniciante
Mensagens: 9
Registrado em: Sáb 07 Set, 2019 13:48
Última visita: 12-12-21
Set 2020 30 20:13

Re: Estado de bem-estar social

Mensagem não lida por Juan2312 »

Nossa muito obrigado CogitoErgoGre, era isso mesmo que eu estava buscando saber, uma pincelada geral sobre o contexto em que o Estado de bem-estar se inseriu e um pouco das características pricipais dele.
Me ajudou muito, viu.



Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Set 2020 30 22:48

Re: Estado de bem-estar social

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Que isso, prazer ajudar parceiro :D



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”