Filosofia/SociologiaQuestão UFU: Origem da filosofia Tópico resolvido

Avatar do usuário
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: 11 Jul 2020, 16:35
Última visita: 14-01-24
Jul 2020 12 18:00

Questão UFU: Origem da filosofia

Mensagem não lida por eivitordias »

(UFU 2014) Dentre as teorias que explicam o
nascimento da filosofia na Grécia Antiga, há uma que
enfatiza o seu surgimento político. Qual característica
da polis grega teria contribuído para o nascimento da
filosofia?
A) A proeminência, no espaço público, do pensamento
e da reflexão sobre a palavra.
B) Com a polis advém uma revolução social na Grécia:
o surgimento da nova classe dirigente dos sábios ou
Reis filósofos.
C) A existência de um discurso público e dialogado,
baseado na troca de opiniões e no desenvolvimento de
argumentos persuasivos.
D) A fundação de um cosmo social laico, expulsando,
dos domínios da polis, a religião, o sagrado e os
sacerdotes
Resposta

Gabarito do material: C
Alguém poderia me explicar o motivo de não ser a alternativa A? Eu havia descartado a letra C devido ao "desenvolvimento de argumentos persuasivos", visto que essa era uma pratica dos sofistas..

"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy
Avatar do usuário
Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: 19 Abr 2019, 21:21
Última visita: 24-10-22
Agradeceram: 3 vezes
Jul 2020 12 20:04

Re: Questão UFU: Origem da filosofia

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá!

Esta é uma questão muito interessante pois ela nos proporciona uma reflexão sobre os surgimentos da Filosofia, sim, no plural. Vamos entender:

A Filosofia é o ato de pensar, de refletir, de buscar estabelecer a melhor maneira de entender e fazer algo da melhor maneira possível. Desde do surgimento do Homo sapiens, desde que nós conseguimos racionalizar de forma efetiva o pensamento, nós fazemos filosofia. Acontece que a partir do século IV a.e.c (antes da Era Comum, essa que vivemos hoje) ocorre na Grécia Antiga uma conceituação, estudo e análise desse ato inerente à natureza humana: pensar. A essa conceituação deu-se o nome de Filosofia (amor pela sabedoria) e incluía toda a capacidade humana de gerar conhecimento nas mais diversas áreas, ou seja, da Matemática à Biologia, tudo isso é filosofia e as pessoas que fazem uso da sabedoria dar-se o nome de filósofo. Acontece que essa conceituação que temos hoje de Filosofia, como matéria separada e que estuda áreas em específico como ética e moral, surgiu apenas no século XIX, onde profissionalizou-se a Filosofia.
Veja como isso é interessante, Isaac Newton foi um grande físico, divisor de águas, certo? Isso todos nós sabemos. Mas qual era o nome do livro que ele publicou no século XVIII onde ele implanta as bases da Física Moderna? Princípios Matemáticos da Filosofia Natural; interessante não é? Isso nos mostra que nem sempre Filosofia foi matéria em específico, e todo e qualquer estudioso poderia ser considerado filósofo - e de forma abrangente ainda podemos fazer uso de filósofo dessa maneira.

O exercício fala sobre o nascimento político da Filosofia, ou seja, nascimento público, como conceito, analisado e estudado. Logo devemos indicar uma característica, naturalmente da pólis grega, que proporcionou esse nascimento político

a) Falso. A reflexão sobre a palavra não foi uma característica advinda da pólis grega, a reflexão sobre a palavra nasceu com a própria capacidade efetiva de racionalização no humano, ou seja, junto coma a evolução biológica humana e não na pólis grega.
b) Falso. Estudando Grécia Antiga não encontramos essa classe "sábios ou Reis filósofos".
c) Verdadeiro. Perceba que neste quesito lista corretamente uma característica da pólis grega que proporcionou o nascimento conceitual, político, sistematizado da Filosofia. Pois podemos dizer que a filosofia natural inerente ao ser humano, devido essa característica grega listada no quesito, ganhou outro patamar, outra organização, proporcionando o surgimento dessa filosofia que foi base fundamental para o pensamento ocidental e do mundo todo, por extensão.
O "desenvolvimento dos argumentos persuasivos" não é uma característica somente dos sofistas, e sim uma característica do filósofo, Sócrates tinha métodos de envolver o interlocutor de modo a levá-lo à contradição, ou seja, um método persuasivo. O diferencial dos sofistas era que eles usavam da Filosofia como meio de obter ganhos pecuniários, viajando para realizar discursos e cobrando para ensinar; segundo a crítica de Platão por exemplo, eles acabavam fazendo uso apenas de aspectos fenomenais (relacionado a fenômeno) do universo, e não considerando a amplitude do conhecimento.
d) Falso. É óbvio que está falso, o espaço público grego era extremamente marcado pelo culto aos deuses e não havia contexto social para se estabelecer uma laicidade, tendo em vista que apenas existia uma base de culto religioso. Não se tinha uma gama de religiões, não era uma característica marcante isto. Além do mais, se houvesse pelo menos uma noção de laicidade, ou para falar de maneira mais objetiva, de respeito ao pensamento diferente, Sócrates não teria sido condenado a morte por seus pensamentos.

Espero ter ajudado, fique em paz :D

Editado pela última vez por Holanda1427 em 12 Jul 2020, 20:07, em um total de 2 vezes.
Pulvis sumus
Avatar do usuário
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: 11 Jul 2020, 16:35
Última visita: 14-01-24
Jul 2020 13 15:36

Re: Questão UFU: Origem da filosofia

Mensagem não lida por eivitordias »

Excelente explicação, obrigado pelo detalhamento dos itens! Ajudou MUITO :D

"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Filosofia/Sociologia”