Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Interpretação de TextosInterpretação de texto Tópico resolvido

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Pedro900
Guru
Mensagens: 427
Registrado em: 10 Fev 2020, 15:22
Última visita: 10-11-21
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 3 vezes
Mai 2020 13 17:37

Interpretação de texto

Mensagem não lida por Pedro900 »

Um dia desta semana, farto de vendavais, naufrágios, boatos, mentiras, polêmicas, farto de ver como se descompõem os homens, acionistas e diretores, importadores e industriais, farto de mim, de ti, de todos, de um tumulto sem vida, de um silêncio sem quietação, peguei de uma página de anúncios, e disse comigo:
- Eia, passemos em revista as procuras e ofertas, caixeiros desempregados, pianos, magnésias, sabonetes, oficiais de barbeiro, casas para alugar, amas-de-leite, cobradores, coqueluche, hipotecas, professores, tosses crônicas...
E o meu espírito, estendendo e juntando as mãos e os braços, como fazem os nadadores, que caem do alto, mergulhou por uma coluna abaixo. Quando voltou à tona trazia entre os dedos esta pérola:
“Uma viúva interessante, distinta, de boa família e independente de meios, deseja encontrar por esposo um homem de meia-idade, sério, instruído, e também com meios de vida, que esteja como ela cansado de viver só; resposta por carta ao escritório desta folha, com as iniciais M. R...., anunciando, a fim de ser procurada essa carta.”
Gentil viúva, eu não sou o homem que procuras, mas desejava ver-te, ou, quando menos, possuir o teu retrato, porque tu não és qualquer pessoa, tu vales alguma cousa mais que o comum das mulheres. Ai de quem está só! dizem as sagradas letras; mas não foi a religião que te inspirou esse anúncio. Nem motivo teológico, nem metafísico. Positivo também não, porque o positivismo é infenso às segundas núpcias. Que foi então, senão a triste, longa e aborrecida experiência? Não queres amar; estás cansada de viver só.
E a cláusula de ser o esposo outro aborrecido, farto de solidão, mostra que tu não queres enganar, nem sacrificar ninguém. Ficam desde já excluídos os sonhadores, os que amem o mistério e procurem justamente esta ocasião de comprar um bilhete na loteria da vida. Que não pedes um diálogo de amor, é claro, desde que impões a cláusula da meia-idade, zona em que as paixões arrefecem, onde as flores vão perdendo a cor purpúrea e o viço eterno. Não há de ser um náufrago, à espera de uma tábua de salvação, pois que exiges que também possua. E há de ser instruído, para encher com as cousas do espírito as longas noites do coração, e contar (sem as mãos presas) a tomada de Constantinopla.
Viúva dos meus pecados, quem és tu que sabes tanto? O teu anúncio lembra a carta de certo capitão da guarda de Nero. Rico, interessante, aborrecido, como tu, escreveu um dia ao grave Sêneca, perguntando-lhe como se havia de curar do tédio que sentia, e explicava-se por figura: “Não é a tempestade que me aflige, é o enjôo do mar.” Viúva minha, o que tu queres realmente, não é um marido, é um remédio contra o enjôo. Vês que a travessia ainda é longa, porque a tua idade está entre trinta e dous e trinta e oito anos, o mar é agitado, o navio joga muito; precisas de um preparado para matar esse mal cruel e indefinível. Não te contentas com o remédio de Sêneca, que era justamente a solidão, “a vida retirada, em que a alma acha todo o seu sossego”. Tu já provaste esse preparado; não te fez nada. Tentas outro; mas queres menos um companheiro que uma companhia.

Entre os excertos abaixo, assinale aquele que o autor
cria uma metáfora de "vida":
a. ... como se descompõem os homens, acionistas
e diretores, importadores e industriais...

b. ... o meu espírito, estendendo e juntando as
mãos e os braços, como fazem os nadadores,
que caem do alto, mergulhou por uma coluna
abaixo.

c. ... a meia-idade, zona em que as paixões
arrefecem, onde as flores vão perdendo a cor
purpúrea e o viço eterno.

d. ... a travessia ainda é longa, o mar é agitado, o
navio joga muito.

e. ... o remédio é a solidão, a vida retirada, em que
a alma acha todo o seu sossego.

Alguém pode me explicar por que é a letra D
Resposta

d

Avatar do usuário

raphael133
1 - Trainee
Mensagens: 164
Registrado em: 17 Jan 2018, 20:56
Última visita: 15-10-21
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mai 2020 14 22:40

Re: Interpretação de texto

Mensagem não lida por raphael133 »

O motivo é que o emprego de /travessia/ não é verbal,literal em sim,de atravessar algo.
Mas de vida,a vida ainda é longa

"a travessia(vida) ainda é longa, o mar é agitado, o
navio joga muito."

"-Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."
Movido de Gramática para Interpretação de Textos em 07 Out 2020, 16:52 por caju

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Interpretação de Textos”