Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

IME / ITA(Nível IME/ITA) Geometria Plana Tópico resolvido

Aqui deverão ser postadas questões desses vestibulares e de outras instituições militares (EN, CN, EsPCEx etc.).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Flavio2020
Imperial
Mensagens: 731
Registrado em: 06 Fev 2017, 16:29
Última visita: 12-04-24
Localização: CACEQUI RS
Agradeceram: 35 vezes
Nov 2019 28 16:29

(Nível IME/ITA) Geometria Plana

Mensagem não lida por Flavio2020 »

Sabe-se que [tex3]ABE[/tex3] e [tex3]BCD[/tex3] são triângulos equiláteros. [tex3]M[/tex3] e [tex3]N[/tex3] são pontos médios de [tex3]AE[/tex3] e [tex3]CD[/tex3] . Calcule a área da região EMCN se AD=l e m<(ABC)=60°.
vv9.PNG
vv9.PNG (17.4 KiB) Exibido 2113 vezes
a) [tex3]\frac{l²\sqrt{3}}{2}[/tex3]
b) [tex3]\frac{l²\sqrt{3}}{4}[/tex3]
c) [tex3]\frac{l²\sqrt{3}}{8}[/tex3]
d) [tex3]\frac{l²\sqrt{3}}{16}[/tex3]
e) [tex3]\frac{l²\sqrt{3}}{6}[/tex3]
Resposta

c

Avatar do usuário

joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: 18 Out 2016, 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Agradeceu: 523 vezes
Agradeceram: 351 vezes
Nov 2019 28 17:57

Re: (Nível IME/ITA) Geometria Plana

Mensagem não lida por joaopcarv »

Sejam [tex3]\mathsf{a}[/tex3] e [tex3]\mathsf{b}[/tex3] os lados de [tex3]\mathsf{\triangle ABE}[/tex3] e [tex3]\mathsf{\triangle BCD}[/tex3] , respectivamente. [tex3]\mathsf{\measuredangle{ABD} \ = \ \underbrace{\mathsf{\measuredangle{ABC}}}_{= \ 60^\circ} \ + \ \underbrace{\mathsf{\measuredangle{CBD}}}_{= \ 60^\circ} \ = \ 120^\circ.}[/tex3]

Pela lei do cosseno em [tex3]\mathsf{\triangle ABD}[/tex3] , tem-se: [tex3]\mathsf{(\overline{\underbrace{AD}_{(l)}})^2 \ = \ (\overline{\underbrace{AB}_{(a)}})^2 \ + \ (\overline{\underbrace{BD}_{(b)}})^2 \ - \ 2 \cdot (\overline{\underbrace{AB}_{(a)}}) \cdot (\overline{\underbrace{BD}_{(b)}}) \cdot \cos(\underbrace{\measuredangle{CBD}}_{= 120^\circ}):}[/tex3]

[tex3]\boxed{\mathsf{l^2 \ = \ a^2 \ + \ b^2 \ + \ a\cdot b}}[/tex3]

Agora, pelas áreas:

[tex3]\mathsf{A_{ACDE} \ = \ A_{\triangle ABE} \ + \ A_{\triangle ABC} \ + \ A _{\mathsf{\triangle BCD}}.}[/tex3]

Calculando as áreas:
[tex3]\mathsf{A_{\triangle ABE} \ = \ \dfrac{a^2 \cdot \sqrt{3}}{4}, A_{\triangle BCD} \ = \ \dfrac{b^2 \cdot \sqrt{3}}{4}, A_{\triangle ABC}\ = \ \dfrac{a \cdot b \cdot \sen(60^\circ)}{2} \ = \ \dfrac{a\cdot b \cdot \sqrt{3}}{4}}[/tex3] .

Logo, a área total é:
[tex3]\mathsf{A_{ACDE} \ = \ \dfrac{\overbrace{(a^2 \ + \ b^2 \ + \ a\cdot b)}^{l^2} \ \cdot \sqrt{3}}{4} \ = \ \boxed{\mathsf{\dfrac{l^2 \cdot \sqrt{3}}{4}}}}[/tex3]

Vou resumir um pouco...

Pelas áreas:
[tex3]\mathsf{A_{ECMN} \ = \ \dfrac{l^2 \cdot \sqrt{3}}{4} \ - \ A_{\triangle EDN} \ - \ A_{\triangle ACM}.}[/tex3]

[tex3]\mathsf{A_{\triangle ACM} \ = \ \dfrac{(a\ + \ b) \cdot \ \frac{b}{2} \ \cdot \sen(60^\circ)}{2} \ = \ \dfrac{(a \ + \ b) \cdot b \cdot \sqrt{3}}{8}}[/tex3] .

Pela lei do cosseno em [tex3]\mathsf{\triangle ABD}[/tex3] , tem-se: [tex3]\mathsf{\overline{AC} \ = \ \sqrt{a^2 \ + \ b^2 \ - \ a\cdot b}}[/tex3] , e, além disso, sendo [tex3]\mathsf{\alpha \ = \ \measuredangle{BAC}, \cos(\alpha) \ = \ \dfrac{2\cdot a \ - \ b}{2 \cdot \ (\sqrt{a^2 \ + \ b^2 \ - \ a\cdot b})}}[/tex3] .

Portanto, [tex3]\mathsf{\sen(\alpha) \ = \ \dfrac{\sqrt3 \cdot b}{2 \cdot \ (\sqrt{a^2 \ + \ b^2 \ - \ a\cdot b})}}[/tex3] .

Temos então que [tex3]\mathsf{\sen(\measuredangle(\underbrace{EAB}_{= \ 60^\circ}) \ + \ \alpha) \ = \ \sen(60^\circ) \cdot \cos(\alpha) \ + \ \cos(60^\circ) \cdot \sen(\alpha) \ = \ \dfrac{\ a \cdot \sqrt{3}}{2 \cdot (\sqrt{a^2 \ + \ b^2 \ - \ a\cdot b})}.}[/tex3]

Logo:
[tex3]\mathsf{A_{\triangle EDN} \ = \ \dfrac{(\sqrt{a^2 \ + \ b^2 \ - \ a\cdot b}) \cdot \ \frac{a}{2} \ \cdot \sen(60^\circ \ + \ \alpha)}{2} \ = \ \dfrac{\cancel{(\sqrt{a^2 \ + \ b^2 \ - \ a\cdot b})} \cdot \ a \ \cdot \frac{\ a \cdot \sqrt{3}}{2 \cdot \cancel{(\sqrt{a^2 \ + \ b^2 \ - \ a\cdot b})}}}{4} \ = \ \dfrac{a^2 \cdot \sqrt{3}}{8}}[/tex3]

Por fim, temos:

[tex3]\mathsf{A_{ECMN} \ = \ \dfrac{l^2 \cdot \sqrt{3}}{4} \ - \ \cancelto{\frac{a^2 \cdot \sqrt{3}}{8}}{A_{\triangle EDN}} \ - \ \cancelto{\frac{(a \ + \ b) \cdot b \cdot \sqrt{3}}{8}}{A_{\triangle ACM}}}[/tex3]

[tex3]\mathsf{A_{ECMN} \ = \ \dfrac{l^2 \cdot \sqrt{3}}{4} \ - \ \dfrac{\sqrt{3}}{8} \cdot \ \cancelto{l^2}{(a^2 \ + \ b^2 \ + \ a\cdot b)}}[/tex3]

[tex3]\boxed{\boxed{\mathsf{A_{ECMN} \ = \ \dfrac{l^2 \cdot \sqrt{3}}{8}}}}[/tex3]

That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP
Avatar do usuário

jvmago
5 - Mestre
Mensagens: 2719
Registrado em: 06 Jul 2017, 14:54
Última visita: 01-05-24
Agradeceu: 374 vezes
Agradeceram: 1012 vezes
Nov 2019 29 21:51

Re: (Nível IME/ITA) Geometria Plana

Mensagem não lida por jvmago »

Venho trazer uma segunda saída vale ressaltar que sua visão por trigonometria foi brilhante!

Vou usar as mesmas variáveis que você portanto [tex3]AB=a[/tex3] e [tex3]BC=b[/tex3]

Pela lei dos cossenos no Triângulo [tex3]ABD[/tex3] temos [tex3]l^2=a^2+b^2+ab[/tex3]

Agora vem o pulo do gato, como [tex3]AbE=AbC=BcD=60[/tex3] então [tex3]AB//CD[/tex3]

Prolongando [tex3]AE[/tex3] e [tex3]CD[/tex3]
até que se encontrem em um ponto [tex3]P[/tex3] temos que pelo paralelismo que [tex3]ABCP[/tex3] é um paralelogramo tal que [tex3]APC=60[/tex3] , [tex3]AP=b[/tex3] e [tex3]PC=a[/tex3]

Note também que o triângulo [tex3]DEP[/tex3] é equilátero e com isso matamos o problema pois

[tex3]S_x=x=S_{EDP}-S_{PMC}-S_{EDN}[/tex3]

[tex3]x=\frac{(a+b)^2\sqrt 3}{4}-\frac{a(2b+a)\sqrt 3}{4*2}-\frac{b(a+b)\sqrt 3}{4*2}[/tex3]
Simplificando isso temos

[tex3]x=\frac{\sqrt 3(a²+b²+ab)}{8}[/tex3]
[tex3]x=\frac{l^2\sqrt 3}{8}[/tex3]

PIMBADA
Não importa se você é magrinho ou gordinho, alto ou baixo, o que te difere dos outros é quando expõe seus conhecimentos.
Avatar do usuário

joaopcarv
3 - Destaque
Mensagens: 588
Registrado em: 18 Out 2016, 21:11
Última visita: 29-03-24
Localização: Osasco-SP
Agradeceu: 523 vezes
Agradeceram: 351 vezes
Dez 2019 07 13:42

Re: (Nível IME/ITA) Geometria Plana

Mensagem não lida por joaopcarv »

jvmago, desculpe a demora... e genial a sua resolução, você tem uma visão geométrica incrível!! Essa foi a forma "elegante" de se resolver :D
That's all I'd do all day. I'd just be the catcher in the rye and all.

"Last year's wishes are this year's apologies... Every last time I come home (...)"

Poli-USP
Avatar do usuário

jvmago
5 - Mestre
Mensagens: 2719
Registrado em: 06 Jul 2017, 14:54
Última visita: 01-05-24
Agradeceu: 374 vezes
Agradeceram: 1012 vezes
Dez 2019 07 14:57

Re: (Nível IME/ITA) Geometria Plana

Mensagem não lida por jvmago »

joaopcarv escreveu: 07 Dez 2019, 13:42 jvmago, desculpe a demora... e genial a sua resolução, você tem uma visão geométrica incrível!! Essa foi a forma "elegante" de se resolver :D
É muito peruano do diabo no currículum :lol: :lol:

Não importa se você é magrinho ou gordinho, alto ou baixo, o que te difere dos outros é quando expõe seus conhecimentos.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (Nível IME/ITA) Geometria Plana
    por Flavio2020 » » em IME / ITA
    3 Respostas
    821 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:12031)
  • Nova mensagem (Nível- IME/ITA) Geometria Plana
    por Flavio2020 » » em IME / ITA
    1 Respostas
    1120 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:12031)
  • Nova mensagem (Nível IME/ITA)Geometria plana
    por Flavio2020 » » em IME / ITA
    2 Respostas
    1476 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:12031)
  • Nova mensagem (Nivel IME/ITA) Geometria Plana
    por Flavio2020 » » em IME / ITA
    1 Respostas
    1385 Exibições
    Última mensagem por jvmago
  • Nova mensagem (Nível IME/ITA) Geometria Plana
    por Flavio2020 » » em IME / ITA
    2 Respostas
    1364 Exibições
    Última mensagem por guila100

Voltar para “IME / ITA”