Física IIIDeterminar a resistencia interna

Eletricidade e Magnetismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Gleibson
sênior
Mensagens: 28
Registrado em: Ter 19 Mai, 2015 15:26
Última visita: 01-10-19
Set 2019 28 21:07

Determinar a resistencia interna

Mensagem não lida por Gleibson »

Boa noite,

Preciso determinar a resistencia interna de um amperimetro.

Durante a aula, fizemos um circuito formado apenas pela fonte(ligada em 0.5V) e um resistor de resistencia R. Um voltimetro foi conectado em paralelo com o resistor e o amperimetro foi ligado em serie, assim a leitura no voltimetro foi de 0,36V. O amperimetro foi retirado e a leitura foi de 0,28V. Com isso, pede-se a resistencia interna do amperimetro. (pode ficar em função da resistencia R)

Não sei se realmente os valores da leitura do voltimetro foram esses mesmos, ou se estão invertidos..

Alguem pode me ajudar?

Agradeço desde ja




Avatar do usuário
jedi
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 984
Registrado em: Qui 11 Jul, 2013 14:57
Última visita: 12-03-24
Set 2019 28 22:12

Re: Determinar a resistencia interna

Mensagem não lida por jedi »

Os valores devem estar invertidos

no primeiro momento você tem a resistência R, a resistência interna da fonte e a do amperímetro

[tex3]i=\frac{0,5}{R_{f}+R+r}[/tex3]

[tex3]\frac{0,5.R}{R_{f}+R+r}=0,28[/tex3]

no segundo momento, temos apenas a resistência R e a interna da fonte.

[tex3]i=\frac{0,5}{R_{f}+R}[/tex3]

[tex3]\frac{0,5.R}{R_{f}+R}=0,36[/tex3]

isolando Rf na segunda equação e substituindo na primeira podemos encontrar r em função de R.

Última edição: jedi (Sáb 28 Set, 2019 22:12). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Gleibson
sênior
Mensagens: 28
Registrado em: Ter 19 Mai, 2015 15:26
Última visita: 01-10-19
Set 2019 29 06:18

Re: Determinar a resistencia interna

Mensagem não lida por Gleibson »

Nesse caso, vc esta considerando que não passa nenhuma corrente no voltímetro?



Avatar do usuário
AlexandreHDK
3 - Destaque
Mensagens: 408
Registrado em: Qua 18 Nov, 2009 20:24
Última visita: 15-08-22
Set 2019 29 11:14

Re: Determinar a resistencia interna

Mensagem não lida por AlexandreHDK »

Gleibson escreveu:
Dom 29 Set, 2019 06:18
Nesse caso, vc esta considerando que não passa nenhuma corrente no voltímetro?
Sim, estamos aproximando a corrente no voltímetro a zero. Na verdade, sempre terá uma pequena corrente indo pro voltímetro, toda medição elétrica afeta o circuito, mas algumas medições afetam mais do que outras. Quando se coloca o voltímetro para medir a tensão entre 2 pontos de um circuito, estamos colocando uma resistência muito alta entre estes 2 pontos, na esperança que essa resistência não afete muito o comportamento do circuito.
Quando colocamos um amperímetro em série com algum componente, estamos colocando uma resistência muito pequena, na esperança de que esta resistência pequena não afete o comportamento do circuito.
Leve sempre isso em consideração quando se lida com eletrônica, não existe medidor perfeito, e quão mais próximo de um medidor está de se fazer medições perfeitas, mais caro ele será, pois ele terá circuitos mais complexos e com componentes mais precisos para ser construído. E que geralmente se terá medidores que trabalham melhor dependendo da escala em que se quer trabalhar. Tipo, um amperímetro que trabalha melhor em escala de microamperes mas que acaba estourando a medição se for posto a medir algo que tem grandeza em amperes, e o contrário também se vale: se o amperímetro consegue medir algo na grandeza de amperes, se quiser medir algo em microamperes não se conseguirá, darão mais erros do que valores reais de medição.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Gleibson
sênior
Mensagens: 28
Registrado em: Ter 19 Mai, 2015 15:26
Última visita: 01-10-19
Set 2019 29 12:08

Re: Determinar a resistencia interna

Mensagem não lida por Gleibson »

Ah, entendi! A questão seguinte pergunta se podemos estimar a resistência do voltímetro, para isso pediu que medissemos a corrente no resistor com e sem o voltímetro estar conectado. No caso antes a corrente era 0,63A e depois 0,64A. Seria possível estimar?



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Gleibson
sênior
Mensagens: 28
Registrado em: Ter 19 Mai, 2015 15:26
Última visita: 01-10-19
Set 2019 29 12:15

Re: Determinar a resistencia interna

Mensagem não lida por Gleibson »

Outra coisa, nessa segunda linha, o sr multiplica ambos os lados por R, certo? Mas no caso, não deveria multiplicar por (r+R)?



Avatar do usuário
AlexandreHDK
3 - Destaque
Mensagens: 408
Registrado em: Qua 18 Nov, 2009 20:24
Última visita: 15-08-22
Set 2019 29 13:30

Re: Determinar a resistencia interna

Mensagem não lida por AlexandreHDK »

Gleibson escreveu:
Dom 29 Set, 2019 12:08
Ah, entendi! A questão seguinte pergunta se podemos estimar a resistência do voltímetro, para isso pediu que medissemos a corrente no resistor com e sem o voltímetro estar conectado. No caso antes a corrente era 0,63A e depois 0,64A. Seria possível estimar?
A resposta é sim. Lembre que o voltímetro está em paralelo, então nele é aplicada a mesma tensão que o circuito, então, se a tensão aplicada for a mesma, o acréscimo de corrente de 0,01A nos diz que a resistência do voltímetro é de [tex3]R_V=\frac{0,5V}{0,01A}=50\Omega[/tex3]
Obs: Não sei se é só valores de exemplo, mas para mim este valor parece meio baixo na prática. Eu esperaria que fosse na casa dos [tex3]M \Omega[/tex3] .



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Gleibson
sênior
Mensagens: 28
Registrado em: Ter 19 Mai, 2015 15:26
Última visita: 01-10-19
Set 2019 29 15:08

Re: Determinar a resistencia interna

Mensagem não lida por Gleibson »

AlexandreHDK escreveu:
Dom 29 Set, 2019 13:30
Gleibson escreveu:
Dom 29 Set, 2019 12:08
Ah, entendi! A questão seguinte pergunta se podemos estimar a resistência do voltímetro, para isso pediu que medissemos a corrente no resistor com e sem o voltímetro estar conectado. No caso antes a corrente era 0,63A e depois 0,64A. Seria possível estimar?
A resposta é sim. Lembre que o voltímetro está em paralelo, então nele é aplicada a mesma tensão que o circuito, então, se a tensão aplicada for a mesma, o acréscimo de corrente de 0,01A nos diz que a resistência do voltímetro é de [tex3]R_V=\frac{0,5V}{0,01A}=50\Omega[/tex3]
Obs: Não sei se é só valores de exemplo, mas para mim este valor parece meio baixo na prática. Eu esperaria que fosse na casa dos [tex3]M \Omega[/tex3] .
Eu havia esquecido de ressaltar que o professor pediu para adotar como +-0,01 a incerteza do equipamento.. Desta forma, posso afirmar que essa diferença do 0,63 e do 0,64 foi devido a incerteza do equipamento, e não pela retirada do voltímetro. O que acha?




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física III”