LiteraturaInterpretação

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
dudaah
Junior
Mensagens: 18
Registrado em: Ter 14 Mar, 2017 21:54
Última visita: 31-01-22
Set 2019 26 14:20

Interpretação

Mensagem não lida por dudaah »

Não é cômoda a situação com que hoje se defronta o Brasil no que diz respeito à geração e distribuição de energia elétrica. O crescimento da demanda provocado pela recente expansão da produção industrial e a elevação do consumo doméstico da eletricidade não foram acompanhados de investimentos correlatos em pesquisa e geração de fontes alternativas de energia.

Assim, dependente quase exclusivamente das usinas hidrelétricas para provimento da energia necessária tanto para o funcionamento do seu parque industrial, quanto para a aparelhagem doméstica e iluminação pública, o país se encontra num desconfortável estágio de quase exaustão dos seus recursos hídricos. De sobra, há ainda um agravante: neste último ano, os índices pluviométricos foram baixos, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste.

Diante de tais contratempos, o governo, em suas várias instâncias, está entrevendo duas hipóteses: a racionalização do uso da água e da energia elétrica ou, posteriormente, até mesmo o racionamento.

A propósito das palavras racionalização e racionamento, só não é correta uma das afirmações a seguir
A Racionalização e racionamento têm relação com a palavra razão e ambas implicam o ato de proceder de acordo com certos critérios.
B Racionalização está para racionamento assim como racionalizar está para racionar.
C Racionalizar e racionar, no contexto, são palavras pertinentes ao vocabulário especializado da ciência da natureza, a Física.
D Racionalizar e racionar são termos da mesma família que, entretanto, têm significados nitidamente distintos.
E Em linguagem do universo político-administrativo, racionalizar é um procedimento menos radical do que racionar.

Gabarito:
Resposta

C




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Literatura”