Pré-VestibularUNIC (Trigonometria) Tópico resolvido

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.

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reznor
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UNIC (Trigonometria)

Mensagem não lida por reznor »

Os segmentos PQ e ML, na figura, representam um prédio e um poste, respectivamente, situados em lados opostos de uma rua, de tal modo que do ponto P, na base do prédio, se visualiza uma lâmpada L colocada no topo do poste, segundo um ângulo de 15º com a horizontal e do ponto Q, no topo do prédio, se visualiza o ponto L, segundo um ângulo de 30º com o prédio. Desprezando-se as alturas dos observadores e sabendo-se que [tex3]\sen ^215^{\circ}=\frac{2-\sqrt{3}}{4}[/tex3] pode-se concluir que a altura do poste é, aproximadamente, igual a
698d7d20225a6d433098d572280efffe.png
698d7d20225a6d433098d572280efffe.png (3.79 KiB) Exibido 1135 vezes
a)2,8m
b)3,6m
c)4,0m
d)4,5m
e)5,6m

Eu fiz a lei dos cossenos para o segmento PL e depois utilizei o [tex3]\sen ^215^{\circ}[/tex3] para achar o segmento LM ( ficando assim: [tex3]\sen ^215^{\circ}=\frac{(LM)^2}{(PL)^2}[/tex3] [tex3]\rightarrow \frac{2-\sqrt{3}}{4}=\frac{(LM)^2}{1800-900\sqrt{3}}\rightarrow LM=15\sqrt{7}m[/tex3] . Onde eu errei?
Resposta

d

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MateusQqMD
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Jun 2019 29 02:30

Re: UNIC (Trigonometria)

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Tente entender o que eu fiz.

[tex3]\\(pl)^2= (qp)^2+(ql)^2-2\cdot(qp)\cdot(ql)\cdot\cos\alpha\\\\(pl)^2= 30^2 + 30^2 - 2\cdot 30\cdot 30\cdot{\sqrt{3}\over2}\ (1)\\\\ \therefore \ \mathrm{De\ }(1):\ pl = 30\sqrt{2-\sqrt{3}}\\\\sen\beta={lm\over pl}\to{\sqrt{2-\sqrt{3}}\over2}={lm\over30\sqrt{2-\sqrt{3}}}\\\\lm=30- 15\sqrt3\to\boxed{lm \approx 4,5\ m}[/tex3]

Editado pela última vez por MateusQqMD em 29 Jun 2019, 02:35, em um total de 1 vez.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
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