Geografia Humanaurbanização Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Jun 2019 25 17:32

urbanização

Mensagem não lida por Madu1 »

Sobre o tema “Urbanização”, analise as afirmações a seguir:

1)A partir do final do século XIX, houve nos países desenvolvidos um processo de suburbanização da população de maior poder aquisitivo, que procurava distanciar-se das concentrações populacionais e industriais e dos problemas ambientais dos centros urbanos.
2)A partir da década de 1950, houve uma ampliação considerável da superfície ocupada pelas cidades nos países subdesenvolvidos, num ritmo muito mais intenso do que o verificado nos países onde a urbanização acontecera há mais tempo.
3)Toda cidade é uma forma de organização complexa, do ponto de vista socioespacial, pois seu desenvolvimento depende da infraestrutura administrativa, cultural e tecnológica.
4)A cidade surgiu com as primeiras civilizações da Antiguidade, mas foi a partir da Revolução Industrial que surgiu o maior desenvolvimento urbano de toda a História da humanidade.
Está(ão) correta(s):

a) 1 e 2

b) 2 e 4

c) 1 e 4

d) 2 e 3

e) 1, 3 e 4
Resposta

e
O que está errado na 2?

Última edição: Madu1 (Ter 25 Jun, 2019 23:40). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 13 00:42

Re: urbanização

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, na afirmação 2 pode ser induzido a pensar que os países subdesenvolvidos sejam mais urbanizados do que os que já haviam iniciado esse processo há mais tempo, o que é incoerente. Países subdesenvolvidos continuam predominantemente rurais e o grande estouro na urbanização, na verdade, ocorreu entre as décadas de 60 a 80 (mais especificamente de 80 para cá), porém, ainda continuam com ruralizados.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder

Voltar para “Geografia Humana”