Química Geral(Química UFSC) Anemia Ferropriva Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
brunoafa
1 - Trainee
Mensagens: 813
Registrado em: Qua 22 Mai, 2013 17:22
Última visita: 28-06-19
Mai 2019 30 12:53

(Química UFSC) Anemia Ferropriva

Mensagem não lida por brunoafa »

A anemia ferropriva é um distúrbio caracterizado pela redução da concentração de ferro no organismo. O ferro é essencial para o funcionamento de uma série de processos metabólicos, constituindo espécies químicas como enzimas e proteínas. A deficiência de ferro, em casos mais brandos, costuma ser tratada com a ingestão de sulfato ferroso, no qual o ferro encontra-se no estado de oxidação +2.
Sobre o assunto e com base nas informações acima, é correto afirmar que:

01. a fórmula mínima do sulfato ferroso é [tex3]Fe_{2}(SO_{4})_{3}.[/tex3]
02. o número de oxidação do enxofre presente no íon sulfato é [tex3]+6[/tex3] .
04. a configuração eletrônica do íon ferro presente no sulfato ferroso é [tex3]1s^2 \ 2s^2 \ 2p^6 \ 3s^2 \ 3p^6 \ 3d^6[/tex3] .
08. no ânion sulfato, o oxigênio é o átomo central, formando ligações covalentes simples com átomos de enxofre.
16. um comprimido contendo [tex3]143[/tex3] mg de sulfato ferroso possui massa de ferro equivalente a [tex3]40.0[/tex3] mg.
32. a ligação química entre íons ferro e íons sulfato possui natureza predominantemente covalente.
64. o raio do íon ferro presente no sulfato ferroso é menor do que o raio do átomo neutro de ferro.
Resposta

GABARITO : 70

Última edição: caju (Sex 31 Mai, 2019 10:18). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título (regra 4).


MACTE ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA

Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2143
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 16-04-24
Mai 2019 30 14:10

Re: (Química UFSC) Anemia Ferropriva

Mensagem não lida por Jigsaw »

brunoafa escreveu:
Qui 30 Mai, 2019 12:53
A anemia ferropriva é um distúrbio caracterizado pela redução da concentração de ferro no organismo. O ferro é essencial para o funcionamento de uma série de processos metabólicos, constituindo espécies químicas como enzimas e proteínas. A deficiência de ferro, em casos mais
brandos, costuma ser tratada com a ingestão de sulfato ferroso, no qual o ferro encontra-se no estado de oxidação +2.
Resposta

GABARITO : 70
brunoafa, A anemia ferropriva é um distúrbio caracterizado pela redução:

Sobre o assunto e com base nas informações acima, é correto afirmar que:

01. a fórmula mínima do sulfato ferroso é [tex3]Fe_{2}(SO_{4})_{3}.[/tex3]

FALSA. FeSO4.

02. o número de oxidação do enxofre presente no íon sulfato é [tex3]+6[/tex3] .

VERDADEIRA. o número de oxidação do enxofre presente no íon sulfato é [tex3]+6[/tex3] .

04. a configuração eletrônica do íon ferro presente no sulfato ferroso é [tex3]1s^2 \ 2s^2 \ 2p^6 \ 3s^2 \ 3p^6 \ 3d^6[/tex3] .

[tex3]Fe=[Ar]3d^6\ 4s^2[/tex3]
[tex3]Fe^{+2}=[Ar]3d^6[/tex3]

VERDADEIRA.

08. no ânion sulfato, o oxigênio é o átomo central, formando ligações covalentes simples com átomos de enxofre.

FALSA. no ânion sulfato, o oxigênio é o átomo central, formando ligações covalentes simples (E DUPLAS) com átomos de enxofre.
main-qimg-bb03f4a556ee54cda01ff4df5028b69c.jpg
main-qimg-bb03f4a556ee54cda01ff4df5028b69c.jpg (15.9 KiB) Exibido 1686 vezes
16. um comprimido contendo [tex3]143[/tex3] mg de sulfato ferroso possui massa de ferro equivalente a [tex3]40.0[/tex3] mg.

[tex3]\boxed{x=\frac{143\times55,8}{151,8}=52,56\ mg}[/tex3]

FALSA. um comprimido contendo [tex3]143[/tex3] mg de sulfato ferroso possui massa de ferro equivalente a 40 52,56 mg.

32. a ligação química entre íons ferro e íons sulfato possui natureza predominantemente covalente.

FALSA. a ligação química entre íons ferro e íons sulfato possui natureza predominantemente covalente. (iônica).

64. o raio do íon ferro presente no sulfato ferroso é menor do que o raio do átomo neutro de ferro.

VERDADEIRA. o raio do íon ferro presente no sulfato ferroso é menor do que o raio do átomo neutro de ferro.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
brunoafa
1 - Trainee
Mensagens: 813
Registrado em: Qua 22 Mai, 2013 17:22
Última visita: 28-06-19
Mai 2019 31 11:36

Re: (Química UFSC) Anemia Ferropriva

Mensagem não lida por brunoafa »

Como eu vou saber a fórmula mínima do sulfato ferroso?
Com relação ao número de oxidação está ok, se eu não me engano faz [tex3]S-8+2=0 \\ \ S--->6 [/tex3]

No 4, eu tinha que saber o número atômico do ferro de cabeça?

No 08, o enxofre não deveria ter dezesseis elétrons?

32, como você sabe qual é o caráter predominante sem saber a eletronegatividade?

64. o raio do íon ferro presente no sulfato ferroso é menor do que o raio do átomo neutro de ferro.
Por quê?


MACTE ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA

Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2143
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 16-04-24
Jun 2019 01 09:59

Re: (Química UFSC) Anemia Ferropriva

Mensagem não lida por Jigsaw »

brunoafa escreveu:
Sex 31 Mai, 2019 11:36
Como eu vou saber a fórmula mínima do sulfato ferroso?
Com relação ao número de oxidação está ok, se eu não me engano faz [tex3]S-8+2=0 \\ \ S--->6 [/tex3]

No 4, eu tinha que saber o número atômico do ferro de cabeça?
Como eu vou saber a fórmula mínima do sulfato ferroso?
RESPOSTA = pelo nox do Fe (+2) ferroso (+3) férrico

Com relação ao número de oxidação está ok, se eu não me engano faz [tex3]S-8+2=0 \\ \ S--->6 [/tex3]
RESPOSTA = Sim

No 4, eu tinha que saber o número atômico do ferro de cabeça?
RESPOSTA = Não. Deveria ser fornecido o numero atômico no exercicio ou uma tabela periódica na prova.
brunoafa escreveu:
Sex 31 Mai, 2019 11:36
No 08, o enxofre não deveria ter dezesseis elétrons?

32, como você sabe qual é o caráter predominante sem saber a eletronegatividade?

64. o raio do íon ferro presente no sulfato ferroso é menor do que o raio do átomo neutro de ferro.
Por quê?
No 08, o enxofre não deveria ter dezesseis elétrons?
RESPOSTA = Não. O enxofre obedece a regra do octeto.

32, como você sabe qual é o caráter predominante sem saber a eletronegatividade?
RESPOSTA = ligação entre metal e ametal possui predominantemente ligação iônica.

64. o raio do íon ferro presente no sulfato ferroso é menor do que o raio do átomo neutro de ferro.
Por quê?
RESPOSTA = devido a menor quantidade de elétrons, diminui o numero de camadas, menor o raio atômico.
Última edição: Jigsaw (Sáb 01 Jun, 2019 17:06). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2143
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 16-04-24
Jun 2019 01 10:06

Re: (Química UFSC) Anemia Ferropriva

Mensagem não lida por Jigsaw »

brunoafa, desculpe-me perguntar, mas você estuda ou estudou na AFA? pergunto isso por quê vejo que você tem dúvidas sobre questões básicas da química, algo que não costuma acontecer com alunos de escolas militares. Quando respondo a uma questão, parto do pressuposto que o usuário tem o conhecimento básico da matéria, por isso muitas vezes não sou tão detalhista, mas quando não for o caso, procurarei responder de forma mais detalhada (acredito que isso deve valer para os demais "respondedores" do Fórum).



Avatar do usuário
Autor do Tópico
brunoafa
1 - Trainee
Mensagens: 813
Registrado em: Qua 22 Mai, 2013 17:22
Última visita: 28-06-19
Jun 2019 01 11:24

Re: (Química UFSC) Anemia Ferropriva

Mensagem não lida por brunoafa »

Jigsaw escreveu:
Sáb 01 Jun, 2019 10:06
brunoafa, desculpe-me perguntar, mas você estuda ou estudou na AFA? pergunto isso por quê vejo que você tem dúvidas sobre questões básicas da química, algo que não costuma acontecer com alunos de escolas militares. Quando respondo a uma questão, parto do pressuposto que o usuário tem o conhecimento básico da matéria, por isso muitas vezes não sou tão detalhista, mas quando não for o caso, procurarei responder de forma mais detalhada (acredito que isso deve valer para os demais "respondedores" do Fórum).
Não, eu passei na AFA em 2017, mas na prova deles não tem química. Agora faço engenharia mecânica, mas só fiz química geral e não aprendi nada.
Nunca estudei química direito durante minha preparação para o vestibular, vou tentar medicina e agora estou estudando.


MACTE ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA

Avatar do usuário
Autor do Tópico
brunoafa
1 - Trainee
Mensagens: 813
Registrado em: Qua 22 Mai, 2013 17:22
Última visita: 28-06-19
Jun 2019 04 22:22

Re: (Química UFSC) Anemia Ferropriva

Mensagem não lida por brunoafa »

Não, eu passei na AFA em 2017, mas na prova deles não tem química. Agora faço engenharia mecânica, mas só fiz química geral e não aprendi nada.
Nunca estudei química direito durante minha preparação para o vestibular, vou tentar medicina e agora estou estudando.
Escrevi errado, na verdade passei em 2015. Tem tempo já.

Última edição: brunoafa (Ter 04 Jun, 2019 22:54). Total de 1 vez.


MACTE ANIMO! GENEROSE PUER, SIC ITUR AD ASTRA

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Química Geral”