Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física ISinal da aceleração no Torricelli

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 31 15:36

Sinal da aceleração no Torricelli

Mensagem não lida por legislacao »

Nos dois exercicios abaixos temos uma situação de frenagem, a diferença é na resolução de cada um: o exercicio 1 considerou a aceleração como negativa na equação de Torricelli e o exercicio 2 considerou a aceleração como positiva na equação de Torricelli

O que me causou dúvida é que no exercicio 2, seja escolhendo a aceleração como positiva ou como negativa, o resultado em módulo será o mesmo (que é o que acredito que importa), porém no exercício 1 só se chega ao resultado correto se consideramos a aceleração como negativa.

Eu sempre pensei que a unica diferença entre escolher o sinal da aceleração como positivo ou negativo seria o sinal final da aceleração, já que o resultado númerico em si deveria ser o mesmo, mas isso não ocorreu no exercício 1.


Exercício 1) Um motorista trafega com seu carro com velocidade constante de 30m/s em uma avenida cuja velocidade máxima é de 60km/h. A uma distância de 50m, o motorista percebe
a existencia de um radar e inicia uma frenagem com desalaceração de 5m/s2. Determine a velocidade em km/h que o motorista irá passar pelo radar.

[tex3]V^{2} = Vo^{}[/tex3] +2.a.[tex3]\Delta S[/tex3]
[tex3]V^{2} = 30^{2}[/tex3] + 2. -5.50 (aceleração considerada como negativa desde o inicio)
[tex3]V^{2}[/tex3] = 400
V = 20m/s

considerando a aceleração como positiva:
[tex3]V^{2} = 30^{2}[/tex3] + 2. +5.50
[tex3]V^{2}[/tex3] = 900+500
[tex3]V^{2}[/tex3] = 1400 -> o que daria um resultado diferente


Exercício 2) Um motorista trafegava com seu carro com velocidade constante de 90km/h em uma avenida cuja velocidade máxima é de 72km/h. Como forma de identificar velocidades superiores a esta, foi instalado um radar que possui alcance de 1200m. O motorista percebe a existência do radar quando está a 2km deste, e inicia a frenagem do veículo. Determine a aceleração minima para que o motorista não seja multado

[tex3]V^{2} = Vo^{2}[/tex3] - 2.a.[tex3]\Delta S[/tex3]
[tex3]20^{2} = 25^{2}[/tex3] - 2.a.800

Aqui o sinal da aceleração foi colocado como negativo, mas se fosse colocado como positivo o resultado em módulo seria o mesmo, diferentemente da questão 1.


Eu acertei as duas questões porque sempre que há frenagem eu considero o sinal da aceleração como negativo logo ao substituir os valores na equação de Torricelli. Porém, não entendo porque no exercício 2 chega-se ao resultado certo independentemente do sinal e no exercício 1 só se chega ao resultado certo escolhendo a aceleração como negativa. Onde estou errando?

Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Mai 2019 31 16:12

Re: Sinal da aceleração no Torricelli

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, cara.

O resultado em módulo no segundo caso é o mesmo pois o pedido é diferente. Perceba que na segunda situação ocorre uma passagem em que a velocidade inicial é colocada do outro lado da equação, o que não existe na primeira.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Mai 2019 31 22:26

Re: Sinal da aceleração no Torricelli

Mensagem não lida por legislacao »

MateusQqMD escreveu: 31 Mai 2019, 16:12 E aí, cara.

O resultado em módulo no segundo caso é o mesmo pois o pedido é diferente. Perceba que na segunda situação ocorre uma passagem em que a velocidade inicial é colocada do outro lado da equação, o que não existe na primeira.
Oi Matheus, muito obrigado pela resposta! Digamos que matematicamente eu entendi o resultado final, mas não entendi qual o critério usado para saber que no primeiro caso eu só poderia usar a aceleração como positiva, já que eu achava que o sinal escolhido para a aceleração só iria alterar o sinal, e não o módulo, como na primeira questão.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Sinal da aceleração da gravidade
    por nerd2016 » » em Física I
    3 Respostas
    6030 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:17092)
  • Nova mensagem MUV Demonstração da Variação do Espaço por Torricelli
    por Auto Excluído (ID:19677) » » em Física I
    1 Respostas
    1072 Exibições
    Última mensagem por LucasPinafi
  • Nova mensagem Demonstração - Equação de Torricelli (MRUV) por T.E.C.
    por Planck » » em Demonstrações
    0 Respostas
    4038 Exibições
    Última mensagem por Planck
  • Nova mensagem Problema com Torricelli
    por matheusmello » » em Física I
    3 Respostas
    1535 Exibições
    Última mensagem por matheusmello
  • Nova mensagem Teorema de Torricelli
    por isa2305 » » em Física I
    0 Respostas
    1177 Exibições
    Última mensagem por isa2305

Voltar para “Física I”