Genética, Citologia e BioquímicaCitologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
hocs
Pleno
Mensagens: 87
Registrado em: Sex 29 Mar, 2019 17:24
Última visita: 16-02-24
Abr 2019 19 13:26

Citologia

Mensagem não lida por hocs »

FIP-MoC Demais Cursos 2018/2-
O esquema mostra que:
Resposta

a)a posição dos grânulos de melanina interfere na proteção exercida.
a)a posição dos grânulos de melanina interfere na proteção exercida.

b)a membrana basal impede a metástase de células tumorais.

c)os indivíduos albinos irão todos desenvolver câncer de pele.

d)as pessoas de pele escura dispensam o uso de filtros de proteção solar.

e)a radiação solar não interfere na produção e secreção da melanina.


Fiquei na dúvida, entre a letra A e a letra E. Visto que a quantidade de grânulos de melanina parecem interferir na proteção e não a posição. E que a radiação de fato não interferir na produção e secreção, observando que todos receberam a mesma quantidade de radiação e o albino no caso não teve nenhuma produção e/ou secreção de melanina. :?
Anexos
a9580b937f52ae09b6158afa49a2e93e.png
a9580b937f52ae09b6158afa49a2e93e.png (178.84 KiB) Exibido 1275 vezes




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 19 14:17

Re: Citologia

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, hocs. Mesmo que você não soubesse certinho o conhecimento teórico sobre o item e), seria possível marcar o item a) como verdadeiro. Veja, na representação da pele clara, que há raios ultravioletas sendo barrados pelos grânulos de melanina enquanto há outros raios que não são barrados e que conseguem atravessar o tecido epitelial, ou seja, a posição dos grânulos de melanina interfere na proteção exercida. Os outros tons de pele não são interessantes para análise pois não oferecem informações para chegarmos ao gabarito, mas servem de referência para percebermos que pessoas com peles mais escura possuem mais proteção contra raios UV por causa da quantidade de grânulos. O item b) não faz sentido pois assim não existiriam tumores. O item c) está errado, assim como o d), pois o que há de diferença é o nível de proteção contra raios UV, mas não obrigatoriedade de desenvolvimento de câncer/dispensa de proteção solar. O item e) está errado pois a radiação estimula a criação e secreção de melanina na pele, mas vou ficar te devendo uma explicação detalhada sobre isso xd.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Autor do Tópico
hocs
Pleno
Mensagens: 87
Registrado em: Sex 29 Mar, 2019 17:24
Última visita: 16-02-24
Fev 2024 16 15:36

Re: Citologia

Mensagem não lida por hocs »

kkkkkkkk... Meuuuuuu, eu mesma me respondi quando expliquei!!!!!!

"E que a radiação de fato não interferir na produção e secreção, observando que todos receberam a mesma quantidade de radiação e o albino no caso não teve nenhuma produção e/ou secreção de melanina." - e)a radiação solar não interfere na produção e secreção da melanina. - Pronto era a alternativa errada.
Ai, ai, ai... brain fog! Ainda bem que eu me encontrei! :D

Última edição: hocs (Sex 16 Fev, 2024 18:38). Total de 2 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”