Física IMovimento circular e força normal Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 17 16:28

Movimento circular e força normal

Mensagem não lida por legislacao »

Um motoqueiro contou para um amigo que subiu em alta velocidade um viaduto e, quando chegou ao ponto mais alto deste, sentiu-se muito leve e por pouco a moto não perdeu o contato com o chão.
questaomoto.png
questaomoto.png (16.16 KiB) Exibido 8078 vezes
Podemos afirmar que:

a) isso aconteceu em função de sua alta velocidade, que fez com que seu peso diminuísse um pouco naquele momento.
b) o fato pode ser mais bem explicado levando-se em consideração que a força normal, exercida pela pista sobre os pneus da moto, teve intensidade maior que o peso naquele momento.
c) isso aconteceu porque seu peso, mas não sua massa, aumentou um pouco naquele momento.
d) este é o famoso “efeito inercial”, que diz que peso e força normal são forças de ação e reação.
e) o motoqueiro se sentiu muito leve, porque a força normal exercida sobre ele chegou a um valor muito pequeno naquele momento.

resposta:
Resposta

letra e)
Se no ponto que o motoqueiro está a força peso é maior que a força normal (já que nesse ponto P-N), não era pra ele ter a sensação de que está sendo "pressionado" contra o chão, e não o contrário?

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 13-06-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1066 vezes
Agradeceram: 1347 vezes
Abr 2019 17 19:42

Re: Movimento circular e força normal

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá. Eu de novo! :)

Eu vou começar explicando porque os outros itens são falsos. Os itens a) e c) são absurdos pois o peso do sistema motocicleta + motorista só depende da massa e da gravidade local, que permanece constante durante o trajeto. O d) é absurdo pois o peso e a normal não formam um par de ação e reação. Já o erro da alternativa b) está em afirmar que a normal será maior, que foi mais ou menos a confusão que eu acredito que você tenha feito.

Sabemos que quando o motociclista está em um terreno plano antes de subir o viaduto [tex3]\text{P} = \text{F}_{\text{N}}[/tex3] . Mas, para essa situação descrita no enunciado, como você disse:

[tex3]\text{P} - \text{F}_{\text{N}} = \text{R}_{\text{ct}} [/tex3]

[tex3]\text{R}_{\text{ct}} = [/tex3] resultante centrípeta

[tex3]\text{F}_{\text{N}} = \text{P} - \text{R}_{\text{ct}}[/tex3]

Ou seja, na verdade, a intensidade da força de reação normal do viaduto sobre o motoqueiro naquele momento é menor do que a força de reação normal em relação a um terreno plano, daí o item mais adequado ser o e).

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 17 22:26

Re: Movimento circular e força normal

Mensagem não lida por legislacao »

MateusQqMD escreveu: 17 Abr 2019, 19:42 Olá. Eu de novo! :)

Eu vou começar explicando porque os outros itens são falsos. Os itens a) e c) são absurdos pois o peso do sistema motocicleta + motorista só depende da massa e da gravidade local, que permanece constante durante o trajeto. O d) é absurdo pois o peso e a normal não formam um par de ação e reação. Já o erro da alternativa b) está em afirmar que a normal será maior, que foi mais ou menos a confusão que eu acredito que você tenha feito.

Sabemos que quando o motociclista está em um terreno plano antes de subir o viaduto [tex3]\text{P} = \text{F}_{\text{N}}[/tex3] . Mas, para essa situação descrita no enunciado, como você disse:

[tex3]\text{P} - \text{F}_{\text{N}} = \text{R}_{\text{ct}} [/tex3]

[tex3]\text{R}_{\text{ct}} = [/tex3] resultante centrípeta

[tex3]\text{F}_{\text{N}} = \text{P} - \text{R}_{\text{ct}}[/tex3]

Ou seja, na verdade, a intensidade da força de reação normal do viaduto sobre o motoqueiro naquele momento é menor do que a força de reação normal em relação a um terreno plano, daí o item mais adequado ser o e).
Opa :D

Eu conseguiria acertar por eliminação, mas é uma ideia meio confusa de entender. Vou "aceitar" essa ideia kk

Muito obrigado pela resposta.
Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 13-06-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1066 vezes
Agradeceram: 1347 vezes
Abr 2019 18 08:22

Re: Movimento circular e força normal

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Eita! Esse negócio de "aceitar" aí é complicado em, qualquer coisa é melhor você tentar entender com calma em outro momento ou dizer o que você não entendeu agora.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 18 17:40

Re: Movimento circular e força normal

Mensagem não lida por legislacao »

Realmente, você está certo. Na verdade eu não tenho nenhuma dúvida especifica, eu até consegui entender porque a letra e) é a certa, mas não consegui "assimilar" ou "visualizar" na pratica a informação, talvez porque fuja muito do meu senso comum. Eu vou continuar estudando outros assuntos e daqui uns dias volto nessa questão.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem Força resultante no movimento circular
    por legislacao » » em Física II
    7 Resp.
    2896 Exibições
    Últ. msg por Planck
  • Nova mensagem Dinâmica - Movimento Circular e Força Elástica
    por ismaelmat » » em Física I
    1 Resp.
    1609 Exibições
    Últ. msg por Planck
  • Nova mensagem Força normal
    por Debpianezzer » » em Física I
    0 Resp.
    420 Exibições
    Últ. msg por Debpianezzer
  • Nova mensagem Força Normal
    por Auto Excluído (ID:18124) » » em Física I
    1 Resp.
    775 Exibições
    Últ. msg por Marcos
  • Nova mensagem Força Normal
    por Auto Excluído (ID:21063) » » em Física I
    0 Resp.
    522 Exibições
    Últ. msg por Auto Excluído (ID:21063)

Voltar para “Física I”