Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IIForça de atrito e freio ABS Tópico resolvido

Termologia, Óptica e Ondas.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 14 16:35

Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por legislacao »

I - Em um veículo, com freios convencionais, as rodas travam durante a freada. Há movimento relativo entre os pneus e o solo. A força responsável pela desaceleração
do veículo é a força de atrito dinâmico.

II - Em um veículo, com freios ABS, as rodas continuam a girar durante a freada, sem derrapar e na iminência de escorregar. A força responsável
pela desaceleração do veículo é a força de atrito estático.

III - Dois veículos se deslocam paralelamente na mesma estrada retilínea e com a mesma velocidade Vo. Um dos veículos possui freios convencionais e o outro, freios ABS.
Em certo instante os veículos freiam. O veículo com freios convencionais percorre uma distancia d1 até parar, enquanto que o outro para após percorrer a distancia d2.
Sendo Mid e Mie os coeficientes de atrito dinâmico e estático, respectivamente, entre os pneus e o solo, pode-se afirmar que: d1.Mid = d2.Mie

a) somente I e II são corretas
b) somente II e III são corretas
c) somente I e III são corretas
d) somente I é correta
e) todas as preposições são corretas
Resposta

e) todas as preposições são corretas
Pessoal, esse exercício foi tirado do livro do Ramalho.

As afirmativas I e II eu entendi, mas não entendi a III. Não consigo visualizar como essas duas equações podem ser iguais. Como se chega até essa equação? Qual o raciocínio devo ter pra entender essa afirmativa?

Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2019 14 19:56

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá. A força resultante responsável pela freada dos veículos é a força de atrito dinâmica ou estática, dependendo da situação. Pela 2ª Lei de Newton, podemos escrever:

[tex3]\text{F}_{\text{at}} = \text{m} \cdot \text{a}[/tex3]

Mas,

[tex3]\text{F}_{\text{at}} = \mu \cdot \text{F}_{\text{n}} = \mu \cdot \text{m} \cdot \text{g} [/tex3]

Comparando essas duas equações, o módulo da aceleração desenvolvida na frenagem será

[tex3]\mu \cdot \text{m} \cdot \text{g} = \text{m} \cdot \text{a} \,\,\, \Rightarrow \,\,\, \text{a} =\mu \cdot \text{g} [/tex3]

Pela Equação de Torricelli

[tex3]\text{v}^2 = \text{v}^2_o + 2\cdot \text{a} \cdot \Delta \text{S}[/tex3]

Como v = 0:

[tex3]0 = \text{v}^2_o + 2\cdot \text{a} \cdot \Delta \text{S}[/tex3]

[tex3]-\text{v}^2_o = 2\cdot \text{a} \cdot \Delta \text{S}[/tex3]

Como a velocidade inicial é a mesma para os dois veículos, temos

[tex3]-\text{v}^2_o = 2\cdot \mu_{\text{d}} \cdot \text{g} \cdot \text{d}_1[/tex3]

e

[tex3]-\text{v}^2_o = 2\cdot \mu_{\text{e}} \cdot \text{g} \cdot \text{d}_2[/tex3]

Daí,

[tex3]2\cdot \mu_{\text{d}} \cdot \text{g} \cdot \text{d}_1 = 2\cdot \mu_{\text{e}} \cdot \text{g} \cdot \text{d}_2[/tex3]

[tex3]\mu_{\text{d}} \cdot \text{d}_1 = \mu_{\text{e}} \cdot \text{d}_2[/tex3]

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 15 11:38

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por legislacao »

Oi Matheus, muito obrigado pelo empenho em responder passo a passo. Entendi quase todo o raciocínio, só não entendi qual foi o pensamento que eu deveria ter pra chegar no raciocínio que devo igualar as equações tirando o -Vo2 delas e não outra incógnita. Quero dizer, porque não foi isolada nas duas equações a gravidade por exemplo?

A velocidade inicial foi isolada apenas pra adaptar a equação à resposta da equação, ou seja, se a alternativa não mostrasse o [tex3]\mu [/tex3] por exemplo, eu deveria isolar ele nas duas equações?
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2019 15 11:42

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi. Então, meio que é irrelevante isso porque a gente acaba chegando na mesma resposta. Por exemplo, caso você queira isolar da seguinte maneira:

[tex3]- \frac{\text{v}^2_o}{2 \cdot \text{g} } = \mu_{\text{d}} \cdot \text{d}_1[/tex3]

e

[tex3]- \frac{\text{v}^2_o}{2 \cdot \text{g} } = \mu_{\text{e}} \cdot \text{d}_2[/tex3]

A igualdade ainda se mantém:

[tex3]\mu_{\text{d}} \cdot \text{d}_1 = \mu_{\text{e}} \cdot \text{d}_2[/tex3]

O importante é você perceber que algumas coisas não mudam nessas duas equações: a velocidade inicial, a gravidade e o 2, ou seja, são constantes. Entende?
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 15 12:34

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por legislacao »

Matheus, ainda não entendi muito bem. Caso eu fizesse da maneira abaixo:
[tex3]\frac{-Vo^{2}}{d}[/tex3] = 2.[tex3]\mu [/tex3] .g

Ainda se manteria a igualdade, mas não como a questão mostrou. Isso significa que eu devo adaptar a equação pra forma como a questão pediu? Isso que não entendo, se sempre chegarei a esse resultado ou se devo moldar a equação de acordo com a maneira que a questão colocou.

Além disso, outra dúvida me surgiu agora. Como é possível igualar o [tex3]\mu [/tex3] e a distância do carro com ABS ao [tex3]\mu [/tex3] e a distância do carro sem ABS, já que eles tem resultados diferentes? Pra igualar uma equação não é condição necessária que resolvendo essa equação o resultado seja o mesmo dos dois lados?
Editado pela última vez por legislacao em 15 Abr 2019, 12:36, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2019 15 12:58

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por MateusQqMD »

legislacao escreveu: 15 Abr 2019, 12:34 Matheus, ainda não entendi muito bem. Caso eu fizesse da maneira abaixo:
[tex3]\frac{-Vo^{2}}{d}[/tex3] = 2.[tex3]\mu [/tex3] .g

Ainda se manteria a igualdade, mas não como a questão mostrou.
A ideia, como você disse, é que para igualar uma equação é necessário que o resultado seja o mesmo dos dois lados. A gente não poderia fazer [tex3]\frac{-Vo^{2}}{\text{d}_1} = \frac{-Vo^{2}}{\text{d}_2} [/tex3] pois [tex3]{\text{d}_1} \neq {\text{d}_2}[/tex3] , e veja que o resultado [tex3]\mu_{\text{d}} \cdot \text{d}_1 [/tex3] não é diferente de [tex3]\mu_{\text{e}} \cdot \text{d}_2[/tex3] (fisicamente falando, o valor do coeficiente de atrito cinético dos materiais normalmente é menor que o coeficiente do atrito estático desse mesmo material, daí, para parar o automóvel, será necessário uma distância maior caso ocorra o travamento da roda, ou seja, [tex3]\text{d}_1 > \text{d}_2[/tex3] - por isso que o ABS é interessante no dia a dia, porque ele diminui a distância da frenagem uma vez que não ocorre o travamento da roda). Usando valores que satisfazem isso, por exemplo, [tex3]2 \cdot 20 = 5 \cdot 8[/tex3] , consegue enxergar?

"Isso significa que eu devo adaptar a equação pra forma como a questão pediu? Isso que não entendo, se sempre chegarei a esse resultado ou se devo moldar a equação de acordo com a maneira que a questão colocou. "

Você deve manipular as equações de forma que seja possível julgar as alternativas de um dado enunciado, por isso que eu isolei [tex3]-\text{v}^2_o [/tex3] ali em cima, já que [tex3]-\text{v}^2_o = -\text{v}^2_o [/tex3] . O que você não poderia fazer seria isolar [tex3]\mu_{\text{e}}[/tex3] e [tex3]\mu_{\text{d}}[/tex3] e depois igualar esses coeficientes, pois eles não são iguais.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 15 14:36

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por legislacao »

MateusQqMD escreveu: 15 Abr 2019, 12:58 Você deve manipular as equações de forma que seja possível julgar as alternativas de um dado enunciado, por isso que eu isolei −v2o−vo2 ali em cima, já que −v2o=−v2o−vo2=−vo2 . O que você não poderia fazer seria isolar μeμe e μdμd e depois igualar esses coeficientes, pois eles não são iguais.
Ok, essa parte eu entendi, perfeito. Isso significa que, comparando um carro com abs a outro sem abs, pra qualquer valor que eu atribuir para o mi estático e para o mi dinâmico, desde que o mi estático seja maior e que a velocidade inicial dos dois seja a mesma, a equação mi.distancia do carro com abs será sempre igual a equação mi.distancia do carro sem abs? Eu imaginei dois valores plausíveis (mi estático 0,8 e mi cinético 0,5) e realmente o resultado deu o mesmo, igual o exercício, acho que agora consegui visualizar.
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2019 15 16:13

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Isso! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Abr 2019 17 14:29

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por legislacao »

Mateus, analisando essa questão de novo me surgiu uma outra dúvida

Comparando a uma situação real, não consigo entender porque se desconsidera a massa do objeto quando calculamos, por exemplo, a distância que ele vai percorrer até parar, como na equação de torricelli:
[tex3]\text{v}^2 = \text{v}^2_o + 2\cdot \text{a} \cdot \Delta \text{S}[/tex3]
V2 = Vo2 + 2 . [tex3]\mu [/tex3] . g . [tex3]\Delta [/tex3] S

O que quero dizer é o seguinte: quando imagino um carro de 2000kg e um caminhão de 30.000kg, ambos com velocidade inicial igual e que freiam até parar, me parece impossível desconsiderar a massa deles ao tentar calcular a distância percorrida até parar totalmente.
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 06-05-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1065 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2019 17 15:14

Re: Força de atrito e freio ABS

Mensagem não lida por MateusQqMD »

No meu primeiro comentário eu mostrei o motivo da aceleração da frenagem não depender da massa do carro:
MateusQqMD escreveu: 14 Abr 2019, 19:56 Olá. A força resultante responsável pela freada dos veículos é a força de atrito dinâmica ou estática, dependendo da situação. Pela 2ª Lei de Newton, podemos escrever:

[tex3]\text{F}_{\text{at}} = \text{m} \cdot \text{a}[/tex3]

Mas,

[tex3]\text{F}_{\text{at}} = \mu \cdot \text{F}_{\text{n}} = \mu \cdot \text{m} \cdot \text{g} [/tex3]

Comparando essas duas equações, o módulo da aceleração desenvolvida na frenagem será

[tex3]\mu \cdot \text{m} \cdot \text{g} = \text{m} \cdot \text{a} \,\,\, \Rightarrow \,\,\, \text{a} =\mu \cdot \text{g} [/tex3]
O que vai mudar de uma situação para outra é a força que age em cada um deles.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física II”