História GeralRevolução Francesa Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Mar 2019 09 18:51

Revolução Francesa

Mensagem não lida por Madu1 »

(Uece 2014) Atente para as seguintes citações:

I. "Os reis, aristocratas e tiranos, independentemente da nação a que pertençam, são escravos que se revoltam contra o soberano da Terra, isto é, a humanidade, e contra o legislador do universo, a natureza."
(Maximilien Robespierre, líder e comandante do terror Jacobino, defensor de ideias revolucionárias para aquele tempo, como voto universal, eleições diretas, educação gratuita e obrigatória, e imposto progressivo, segundo a renda.)

II. "[...] garantir a propriedade do rico, a existência do pobre, o usufruto do industrial e a segurança de todos."
(Boissy d'Anglas, sobre o objetivo da Constituição de 1795, da qual foi o relator, promulgada pela Convenção após a queda do regime de terror implantado pelos jacobinos sob liderança de Robespierre.)
Analisando as citações acima, pode-se afirmar corretamente que
a) representam, respectivamente, os momentos de maior radicalização popular e de acomodação burguesa dentro do movimento revolucionário que derrubou o Antigo Regime na França em 1789.
b) caracterizam o processo de reação da nobreza que, liderada por Robespierre, atacou os interesses da burguesia que a escravizava.
c) significam o fim do Estado Burguês, pois tanto Robespierre quanto d’Anglas desejavam a segurança de todos os franceses indistintamente.
d) ambas reproduzem a preponderância dos princípios burgueses de supremacia da liberdade individual e da fraternidade entre as classes sociais.
Resposta

a
Não entendi por que tal alternativa é correta, uma vez que na própria legenda das citações diz que a data é de 1795. Alguém poderia me explicar?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mar 2019 11 14:15

Re: Revolução Francesa

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Madu1

As datas presentes no enunciado referem-se a coisas diferentes. 1789, na alternativa a), é interpretada como o fim do Antigo Regime graças à derrubada da Bastilha. Já a data de 1795 é referente à constituição de 1795 que visava a proteger os interesses da burguesia. Basicamente, é suficiente sabermos que com o Jacobinos no poder vários interesses populares estavam sendo atendidos. Devido a isso, posteriormente a burguesia procurou apoiar a instalação do diretório e o governo de Napoleão como uma forma de proteção. Essas informações estão sintetizadas no item a).

Última edição: MateusQqMD (Seg 11 Mar, 2019 14:16). Total de 1 vez.
Razão: gramática


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”