Ensino FundamentalMínimo Múltiplo Comum

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Fundamental devem ser postados aqui (exceto problemas de Vestibulares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:22092)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jan 2019 10 13:59

Mínimo Múltiplo Comum

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:22092) »

Olá, amigos e amigas! A pergunta minha não é sobre o MMC em si, mas sobre o mecanismo dele. O cálculo em si, é fácil de compreender.
Porém, o algoritmo de decomposição simultânea do MMC, por exemplo, me intriga. Não por não entender como fazer a decomposição para obter o MMC, o problema definitivamente não é esse. Eu só não consigo compreender como o resultado por dar perfeitamente o MMC... não consigo entender o mecanismo por trás dele. Como supracitado, o cálculo é de fácil compreensão. Mas alguém sabe me dizer o porquê de dar perfeitamente o menor múltiplo entre dois números ou mais? Como funciona o mecanismo? Por que dá perfeitamente o MMC?
Sei que matemática é regida por regras, e portanto, é compreensível de certo modo tal mecanismo "robótico". Mas a regra é um reflexo de profundas reflexões e é nutrida por raízes de embasamento em algo, correto? Então, deve haver uma explicação mais aprofundada. Se alguém souber, fico extremamente grato!

Última edição: caju (Qui 10 Jan, 2019 14:14). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jan 2019 11 12:05

Re: Mínimo Múltiplo Comum

Mensagem não lida por csmarcelo »

O MMC entre [tex3]n[/tex3] números equivale ao produto de todos os fatores de maior expoente (comuns ou não) resultantes da decomposição em fatores primos desses [tex3]n[/tex3] números.

Por exemplo,

[tex3]MCC(8,12)=24[/tex3]

, pois,

[tex3]8=2^3[/tex3]
e
[tex3]12=2^2\cdot3[/tex3]

Logo,

[tex3]MCC(8,12)=2^3\cdot3[/tex3]

Quando você realiza o mecanismo do MMC, você está justamente mapeando esses caras.
Untitled.png
Untitled.png (6.84 KiB) Exibido 732 vezes




Movido de Ensino Superior para Ensino Fundamental em Sex 11 Jan, 2019 13:20 por csmarcelo

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Fundamental”