Geografia HumanaUFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Nov 2018 27 17:03

UFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Mensagem não lida por Liliana »

Desenvolvimento Humano e IDH

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas, para que tenham capacidades e oportunidades e sejam aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades. A renda é importante, mas como um dos meios do desenvolvimento e não como seu fim. É uma mudança de perspectiva: com o desenvolvimento humano, o foco é transferido do crescimento econômico, ou da renda, para o ser humano.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, o ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral e sintética que, apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.



Com base no texto, é correto afirmar que

A) o IDH não revela as desigualdades de renda, indicador que destaca o Brasil como um dos mais desiguais do mundo.

B) o IDH se pauta em uma medida sintética de renda, educação e saúde e classifica os países nas seguintes categorias: desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

C) na construção do IDH os dados de violência são fundamentais para se compreender as diferenças entre os países, principalmente aqueles envolvidos em conflitos.

D) o IDH revela que o Brasil possui alto desenvolvimento humano, tal como outros países da América do Sul como Equador, Uruguai e Venezuela.

E) o IDH foi criado para contrapor a ideia de desenvolvimento calculada apenas pelo PIB per capita e não considera os fatores econômicos.
Resposta

D
Gente, preciso muito da ajuda de quem entende bem de Geografia. Essa questão caiu na prova de domingo agora, 25/11, no vestibular da UFGD. O gabarito preliminar traz a letra D como correta, e tem até amanhã para entrar com recurso para mudar o gabarito ou anular a questão.
Vi bastante gente reclamando dessa questão também, principalmente por considerar a Venezuela com um IDH alto. Também foi uma das primeiras que eu eliminei.
Vi também que muita gente colocou a letra B. Eu não considerei ela correta porque não tinha certeza absoluta sobre o que ela diz, mas a A sim, afinal, o "problema" do IDH não é justamente o de mascarar a desigualdade social? Por exemplo, o Brasil até possui um IDH bom, mas esse dado mascara o fato do nosso país ser um dos mais desiguais em distribuição de renda do mundo.
A parte do texto que eu achei que explicaria a letra A foi essa daqui, no finalzinho: "apesar de ampliar a perspectiva sobre o desenvolvimento humano, não abrange nem esgota todos os aspectos de desenvolvimento.".
Por favor, se puderem me ajudar, queria saber se alguém mais concorda comigo, caso a A realmente esteja certa (o que eu acho que está).




Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Nov 2018 28 11:52

Re: UFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Mensagem não lida por csmarcelo »

Bem, rigorosamente falando, ao meu ver, o texto não respalda nenhuma das alternativas.

Última edição: csmarcelo (Qua 28 Nov, 2018 11:52). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
erihh3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 559
Registrado em: Dom 16 Set, 2018 12:59
Última visita: 15-10-23
Nov 2018 28 14:54

Re: UFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Mensagem não lida por erihh3 »

Na minha opinião, nenhuma das alternativas podem ser inferidas com base no texto.
No entanto, a "B" esta certa. A letra "A" eu estou em dúvida se o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo.
Mas nenhuma das alternativas podem ser afirmadas a partir do texto.


Ciclo Básico - IME

Pãodamontanha
sênior
Mensagens: 30
Registrado em: Qui 10 Mar, 2016 19:51
Última visita: 30-06-20
Contato:
Dez 2018 13 20:24

Re: UFGD 2019- IDH e recurso para mudança de gabarito

Mensagem não lida por Pãodamontanha »

Te respondi no PIR2,sim,o país é sim um dos mais desiguais do mundo. Entre 100 países do índice Gini,que calcula desigualdade, estamos entre os 10 últimos.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Geografia Humana”