GramáticaHiatos, Ditongos instáveis, Dígrafos e Separação Silábica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:21504)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 26 01:54

Hiatos, Ditongos instáveis, Dígrafos e Separação Silábica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:21504) »

Confuso com hiatos e ditongos instáveis, dígrafos e separação silábica

Olá amigos, poderiam me ajudar em três dúvidas básicas?


Dúvida #1 (ditongo vs hiato):

Nas palavras “melancia”, “espécie”, “pátio”, “vácuo”, ocorrem encontros vocálicos instáveis, ou seja, parecem ser ditongos ou hiatos.

“me-lan-cia” (ditongo) / “me-lan-ci-a” (hiato)
“es-pé-cie” (ditongo) / “es-pé-ci-e” (hiato)
“pá-tio” (ditongo) / “pá-ti-o” (hiato)
“vá-cuo” (ditongo) / “vá-cu-o” (hiato)


Eu li no meu livro que a tendência é pronunciá-los como ditongos, mas, como no caso das três últimas palavras do exemplo há acentos, acredito que o certo seja considerá-las hiatos. Pois assim justificaria os acentos, uma vez que seriam proparoxítonas.

Portanto pergunto: apesar de pronunciar a palavra como ditongo, devo fazer a separação das sílabas como se fosse hiato, correto?



Dúvida #2 (dígrafos):

Na palavra “quieto”, eu errei na separação silábica por achar que ali havia um ditongo oral crescente e não um tritongo, uma vez que o “u”, na frente de “i” ou “e”, não possui som e assim seria nulo. Ou seja, o “i” seria uma semivogal e o “e” a vogal.

“quie-to” (ERRO) / “qui-e-to” (OK)

Outra confusão ocorreu com:

“psi-quia-tri-a” (ERRO) / “psi-qui-a-tri-a” (OK)

Aqui o “u” aparece nulo de novo e o “i” como a semivogal de um ditongo oral crescente. Poderiam me ajudar onde foi que errei?



Dúvida #3 (CAOS):

CAOS ou CA-OS? Ditongo ou hiato?

No dicionário “caos” aparece como hiato (ca-os). Porem o “o” parece “u” na pronuncia. Como pode ser?



Dúvida #4 (Separação silábica):

Nas palavras:

trans-pa-ren-te
trans-por-te
trans-li-te-ra-ção
bis-ne-to


&

tran-sa-tlân-ti-co
tran-sal-pi-no
tran-se-un-te
tran-sis-tor
tran-se-xu-al
bi-sa-vo


Nestas palavras o “trans” mantém o “s” na primeira sílaba de algumas das palavras, mas em outras ela pula para a segunda. Alguém me disse que (a razão do “pulo”) era por causa da vogal na sílaba seguinte, é isso mesmo?

Na palavra “tran-sa-tlân-ti-co” isso acontece, mas “trans-a-tlân-ti-co” não me pareceu tão errado, uma vez que “trans-” parecia um tipo de prefixo. O mesmo me ocorre com “bis-ne-to” vs “bi-sa-vo” e separei “bis-a-vo”, com o “bis-” como um prefixo.

Por favor, me expliquem a justificativa para essas separações. Vou pregar a explicação aqui na parede do quarto para não esquecer.

Última edição: caju (Dom 26 Ago, 2018 09:03). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:21504)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 29 22:11

Re: Hiatos, Ditongos instáveis, Dígrafos e Separação Silábica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:21504) »

Oi gente! Olha, quanto a dúvida #1 eu esqueci que a regra de acentuação para as paroxítonas inclui as palavras terminadas em ditongo oral, portanto “es-pé-cie”, “pá-tio” e “vá-cuo” seriam acentuadas tendo ditongo ou hiato (sendo então proparoxítonas). Porém continuo confuso quanto a forma de separar as sílabas destas palavras.

p.s. Se eu errei, me desculpem, estou tentando aprender.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”