Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino SuperiorEDO - Série de Potência

Poste aqui problemas sobre assuntos estudados no Ensino Superior (exceto os cobrados em concursos públicos e escolas militares).

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
diegolins
Junior
Mensagens: 10
Registrado em: 08 Jun 2018, 16:05
Última visita: 30-07-18
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez
Jun 2018 08 16:16

EDO - Série de Potência

Mensagem não lida por diegolins »

Encontre, no mínimo, os oito primeiros termos diferentes de zero da série de potência solução da EDO abaixo, em torno de x = 0. Explicite quais seriam duas soluções para esta EDO.

2y"+xy'+y=0

Alguém poderia me ajudar na resolução dessa questão? Grato!

Avatar do usuário

Vinisth
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1244
Registrado em: 10 Jun 2010, 23:39
Última visita: 11-07-23
Agradeceu: 44 vezes
Agradeceram: 903 vezes
Jun 2018 08 16:47

Re: EDO - Série de Potência

Mensagem não lida por Vinisth »

Olá diegolins,

Claramente uma solução é chamando [tex3]y=\sum_{n=0}^{\infty}=c_nx^{n}[/tex3] . Deriva isso uma e duas vezes e coloca na EDO.
[tex3]2y"+xy'+y=2\cdot \sum_{n=2}^{\infty}=c_n(n)(n-1)x^{n-2}+\sum_{n=1}^{\infty}=c_n.nx^{n}+\sum_{n=0}^{\infty}c_nx^{n}=0[/tex3]
[tex3]2\cdot \sum_{n=0}^{\infty}=c_{n+2}(n+2)(n+1)x^{n}+\sum_{n=1}^{\infty}c_n.nx^{n}+\sum_{n=0}^{\infty}c_nx^{n}=0[/tex3]
[tex3]2c_2+c_0+\sum_{n=1}^{\infty}x^{n}\left[(2c_{n+2}(n+2)(n+1)+c_n(n+1)) \right]=0[/tex3]

Deixo para você, como homework resolver a recorrência.

Abraço !

Editado pela última vez por Vinisth em 08 Jun 2018, 16:56, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Ensino Superior”