História GeralFATEC - Revolução Industrial Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Mar 2018 26 19:15

FATEC - Revolução Industrial

Mensagem não lida por Liss15 »

Gente, porque não poderia ser a letra C? Eu estou bem confusa nessa letra B :?

A expressão Revolução Industrial foi difundida a partir de 1845 por Engels, para designar o conjunto de transformações técnicas e econômicas que caracterizaram a substituição da energia física pela energia mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica, no processo de produção capitalista.
Sobre a Revolução Industrial é correto afirmar:
a) o êxodo rural pode ser considerado um dos fatores de seu desenvolvimento, porque a população
expulsa das cidades passou a concentrar-se no campo.
b) destaca-se, no plano social, o aumento da longevidade, isto é, as pessoas viviam mais tempo.
c) o desenvolvimento da indústria, por meio do uso de máquinas, provocou a formação de feiras e
corporações.
d) um dos seus fatores positivos está no fato de o catolicismo condenar o lucro e o trabalho.
e) destaca-se, no plano econômico, a elevada taxa de juros, o que dificultava conseguir capital para
o desenvolvimento da economia.
Resposta

B



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
DarkKnight
Pleno
Mensagens: 54
Registrado em: Seg 04 Jul, 2016 22:09
Última visita: 09-01-21
Mar 2018 29 21:46

Re: FATEC - Revolução Industrial

Mensagem não lida por DarkKnight »

Boa noite ! Vamos destrinchar alternativa por alternativa que fica mais fácil de compreender

A)Êxodo rural é a saída do campo para a cidade,a alternativa diz exatamente o contrário.
C)A alternativa diz que o desenvolvimento da indústria levou à formação de feiras,se vc prestar bem atenção isso é um anacronismo pois,as feiras que a alternativa se refere foram formadas durante o período de abertura do Mar Mediterrâneo ,com consequente retorno do comércio.Assim tb percebemos que essas feiras são anteriores à indústria e não posteriores,como poderia ser investido determinado capital num empreendimento industrial se não houvesse acúmulo de capitais anterior ?
D)A Rev.Industrial ocorreu num país protestante para começo de conversa,assim essa tb n pode ser.
E)A mais absurda de todas,primeiro que a burguesia já tinha capitais acumulados da atividade comercial,assim não recorria a empréstimos frequentemente.

Tendo em vista oq foi dito,infere-se que por eliminação a alternativa B seja mais adequada,embora seja imprecisa.Veja bem,a alternativa não indica em que período houve esse aumento na longevidade,é verdade que no início da Rev. a longevidade dos operários caiu,mas ao longo prazo ela aumentou,tendo os dias de hoje como exemplo.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Mar 2018 29 21:51

Re: FATEC - Revolução Industrial

Mensagem não lida por Liss15 »

Olá, DarkKnight!
Pois é, eu creio que o que me levou a marcar a letra C foi justamente essa imprecisão da letra B) que eu fiquei perdidinha. Mas agora vendo tua explicação e a maneira de chegar indiretamente a ela, consegui entender!
Gostei da explicação. Ficarei mais atenta agora com esses detalhes de questões desse tipo rsss
Muito obrigada! :D



"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “História Geral”