Sugestões de MelhoriasCampanha para Soluções Aceitas

Poste aqui suas críticas e sugestões de como poderíamos melhorar o fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Catador
1 - Trainee
Mensagens: 88
Registrado em: Sáb 08 Fev, 2014 03:33
Última visita: 08-07-20
Dez 2017 29 12:32

Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por Catador »

Professor Caju, tudo beleza?
Eu queria falar sobre a importância das soluções aceitas e propor soluções. Na verdade, além de ajudar na organização do site, as respostas aceitas funcionam como um feedback positivo para quem resolve as questões estimulando-o a resolver mais questões, seria como bater várias metas pequenas.No entanto, vejo que muitas pessoas não dão o feedback, então gostaria de sugerir um algoritmo (não sei se é possível) que a pessoa que atingisse uma certa porcentagem de questões sem feedback, ela seria penalizada (com uma aviso sobre os procedimentos) sem poder postar enquanto não regularizar a sua situação.
De fato pode parecer uma sugestão não muito agradável, mas eu vejo o exemplo da academia que frequento aqui do interior, tem avisos pela academia inteira para guardar os pesos, e quando vou malhar durante a noite, eu vejo todos os dias o professor guardando os pesos sozinho, sendo que não custaria nada cada um fazer a sua parte. Analogamente, eu acho que essa campanha pode surtir efeitos até um certo ponto dependendo da cultura e educação do membro, mas talvez os efeitos não estejam dentro de uma boa margem de aceitação.
Em suma, o pessoal que resolve questões para ajudar não é funcionário, então nada mais justo do que um reconhecimento.
Um grande abraço.




Auto Excluído (ID:19954)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Dez 2017 29 13:25

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:19954) »

Catador escreveu:
Sex 29 Dez, 2017 12:32
Professor Caju, tudo beleza?
Eu queria falar sobre a importância das soluções aceitas e propor soluções. Na verdade, além de ajudar na organização do site, as respostas aceitas funcionam como um feedback positivo para quem resolve as questões estimulando-o a resolver mais questões, seria como bater várias metas pequenas.No entanto, vejo que muitas pessoas não dão o feedback, então gostaria de sugerir um algoritmo (não sei se é possível) que a pessoa que atingisse uma certa porcentagem de questões sem feedback, ela seria penalizada (com uma aviso sobre os procedimentos) sem poder postar enquanto não regularizar a sua situação.
De fato pode parecer uma sugestão não muito agradável, mas eu vejo o exemplo da academia que frequento aqui do interior, tem avisos pela academia inteira para guardar os pesos, e quando vou malhar durante a noite, eu vejo todos os dias o professor guardando os pesos sozinho, sendo que não custaria nada cada um fazer a sua parte. Analogamente, eu acho que essa campanha pode surtir efeitos até um certo ponto dependendo da cultura e educação do membro, mas talvez os efeitos não estejam dentro de uma boa margem de aceitação.
Em suma, o pessoal que resolve questões para ajudar não é funcionário, então nada mais justo do que um reconhecimento.
Um grande abraço.
Eu acho que o melhor seria que depois de um certo tempo os moderadores poderiam ter autonomia de corrigir e marcar como solução aceita para as questões que alguns não marcaram.




Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Dez 2017 29 13:27

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por csmarcelo »

O problema é se ela alcançar esse limite com questões que de fato não foram solucionadas.



Autor do Tópico
Catador
1 - Trainee
Mensagens: 88
Registrado em: Sáb 08 Fev, 2014 03:33
Última visita: 08-07-20
Dez 2017 29 13:31

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por Catador »

Eu acho que o melhor seria que depois de um certo tempo os moderadores poderiam ter autonomia de corrigir e marcar como solução aceita para as questões que alguns não marcaram.
É uma proposta interessante, no entanto vai recair de maneira análoga ao caso do professor de academia que tem que guardar sozinho o peso de alguns que deixaram fora do lugar.



Autor do Tópico
Catador
1 - Trainee
Mensagens: 88
Registrado em: Sáb 08 Fev, 2014 03:33
Última visita: 08-07-20
Dez 2017 29 13:39

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por Catador »

csmarcelo escreveu:
Sex 29 Dez, 2017 13:27
O problema é se ela alcançar esse limite com questões que de fato não foram solucionadas.
csmarcelo, vc tem razão.
Realmente é difícil de encontrar uma solução que seja perfeita.



Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Dez 2017 29 16:04

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por undefinied3 »

Nós moderadores temos essa autonomia de marcar uma resposta. Normalmente é dito para darmos alguns dias para que o próprio autor do post marque, e depois disso podemos marcar. Foi o que eu fiz com as mensagens do botelho e da Angelita, pois você acabou me lembrando desse poder que tenho mas acabo esquecendo de exercer nas postagens de outros. Hoje de manhã marquei como solucionadas todas as postagens que apresentavam uma solução aparentemente correta desses dois usuários.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Dez 2017 29 17:04

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Para resolver a situação das soluções que realmente não foram solucionadas, seria viável um botão com um x escrito não solucionada. Para facilitar o trabalho de todo mundo, colocaria essa advertência apenas para as que obtivessem respostas, mas que não foram solucionadas. Nesse caso, como o número de não solucionadas será pequeno, pois poucos respondem para não solucionar, teria alguma ferramenta para os moderadores acessarem as perguntas não solucionadas e aprovar uma advertência ou marcar como uma resposta que realmente não é esclarecedora. Como alguns usuários não vão saber dessa mudança tão cedo caso ocorra, seria interessante a criação de notificações. "Você esqueceu de marcar essa solução" e ao clicar nela, o usuário é direcionado automaticamente ao tópico postado.

Não estou pedindo para fazerem isso, pois sei que não é nem um pouco fácil programar todo um sistema desse. Apenas tento dar uma solução ao erro da proposta acima.
Última edição: Brunoranery (Sex 29 Dez, 2017 17:11). Total de 4 vezes.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Autor do Tópico
Catador
1 - Trainee
Mensagens: 88
Registrado em: Sáb 08 Fev, 2014 03:33
Última visita: 08-07-20
Dez 2017 29 17:38

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por Catador »

Brunoranery escreveu:
Sex 29 Dez, 2017 17:04
Para resolver a situação das soluções que realmente não foram solucionadas, seria viável um botão com um x escrito não solucionada. Para facilitar o trabalho de todo mundo, colocaria essa advertência apenas para as que obtivessem respostas, mas que não foram solucionadas. Nesse caso, como o número de não solucionadas será pequeno, pois poucos respondem para não solucionar, teria alguma ferramenta para os moderadores acessarem as perguntas não solucionadas e aprovar uma advertência ou marcar como uma resposta que realmente não é esclarecedora. Como alguns usuários não vão saber dessa mudança tão cedo caso ocorra, seria interessante a criação de notificações. "Você esqueceu de marcar essa solução" e ao clicar nela, o usuário é direcionado automaticamente ao tópico postado.

Não estou pedindo para fazerem isso, pois sei que não é nem um pouco fácil programar todo um sistema desse. Apenas tento dar uma solução ao erro da proposta acima.
Excelente ideia Brunoranery, pq o que seria válido é o feedback positivo ou negativo do autor da dúvida, mas como vc mesmo disse tem que levar em conta o trabalho para se programar isso.



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Dez 2017 30 18:25

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por caju »

Olá Catador,

Muito boa sua ideia. E, como disse csmarcelo, o problema é o usuário não ter nenhuma questão solucionada e atingir esse limite.

Vou colocar esta sugestão na minha fila de coisas a fazer. Conforme vou pensando, posso ir postando por aqui o andamento (pois vamos ter que criar o método também). De início, estou concordando com o Brunoranery: criar um botão para "não solucionada" e um tipo de notificação para os usuários verificarem suas mensagens antigas e aceitarem ou não a solução.

Muito obrigado a todos pela discussão. Se tiverem mais ideias sobre como implementar essa melhoria, postem por aqui mesmo.

Grande abraço,
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Jan 2018 02 01:54

Re: Campanha para Soluções Aceitas

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Pensei em estabelecer um prazo, ex: 1 semana.
O usuário que teve o tópico respondido se dentro desse prazo não responder indica que pra ele o tópico está concluído.
Se ele não concordar com a resposta, ele marcaria com um botão de não aprova, como o Bruno sugeriu.
E se não fosse respondido (seu tópico) por ninguém dentro desse prazo o sistema entenderia como não resolvido.
O botão de aprova poderia continuar.
Creio que contornaríamos esse problema de alguns usuários só postarem e nem mesmo verificarem a resposta e claro deixa mais tempo livre para os moderadores "matarem" nossas questões.
:D



A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Sugestões de Melhorias”