Sugestões de MelhoriasDois tipos de Ranking

Poste aqui suas críticas e sugestões de como poderíamos melhorar o fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jul 2017 28 18:30

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por caju »

Olá csmarcelo,

Pelo que entendi, você deu a ideia de fazer assim, por exemplo:

[tex3]\boxed{\begin{align}
0,025\% &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Participativo}\\
0,075\% &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Destaque}\\
0,25\% &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Nerd}\\
0,50\% &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Professor particular}\\
1\% &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Sabe-tudo}\\
3\% &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Isaac Newton}\\
5\% &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Albert Einstein}\\
\end{align}}[/tex3]

Hoje, no fórum, temos 19740 mensagens com soluções aceitas. Assim, as porcentagens acima, hoje, seriam (em números absolutos e aproximados):

[tex3]\boxed{\begin{align}
5\text{ soluções aceitas} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Participativo}\\
15\text{ soluções aceitas} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Destaque}\\
50\text{ soluções aceitas} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Nerd}\\
100\text{ soluções aceitas} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Professor particular}\\
200\text{ soluções aceitas} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Sabe-tudo}\\
600\text{ soluções aceitas} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Isaac Newton}\\
1000\text{ soluções aceitas} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Albert Einstein}\\
\end{align}}[/tex3]

Olhando os números do fórum, hoje, teríamos a seguinte quantidade de usuários em cada grupo:

[tex3]\boxed{\begin{align}
130\text{ usuários} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Participativo}\\
75\text{ usuários} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Destaque}\\
30\text{ usuários} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Nerd}\\
13\text{ usuários} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Professor particular}\\
22\text{ usuários} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Sabe-tudo}\\
3\text{ usuários} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Isaac Newton}\\
1\text{ usuários} &\,\,\,\rightarrow\,\,\,\text{Albert Einstein}\\
\end{align}}[/tex3]

Se foi assim que você pensou, então não dá pra todo mundo ser um Albert Einstein, no máximo daria pra ter 19 Einsteins, pois esses 19 teriam 95% das mensagens solucionadas, e os outros usuários os outros 5%.

O que acharam destas porcentagens? Estou achando que seria legal fazer 10 rankings. Inventar mais uns nomes no meio destes aí.

Grande abraço,
Prof. Caju



"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jul 2017 28 23:01

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por caju »

Andei trabalhando nas imagens dos rankings, e estou com esses aqui. O que vocês acham? Aqui em casa acharam que está escuro demais pro template do fórum:

Screen Shot 2017-07-28 at 22.56.57.png
Screen Shot 2017-07-28 at 22.56.57.png (12.04 KiB) Exibido 2137 vezes

Mudei os nomes pois o espaço pra colocar ali é pequeno. Só pode ter até 8 caracteres... e mudei um pouco a ordem também, achei que ficou mais intuitivo nesta ordem.

Daí o ranking ficaria assim: quem tiver menos do que 0,025% das mensagens respondidas fica no grande grupo dos perguntadores, que terá o ranking atual de estrelinhas (baseado apenas na quantidade de mensagens postadas). Quem tiver 0,025% ou mais, passará a fazer parte do grande grupo dos respondedores, seguindo daí o ranking novo (desaparecendo o badge das estrelinhas e ficando apenas esse novo).

Vamos dar mais opiniões, pessoal :)

Grande abraço,
Prof. Caju



"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Jul 2017 28 23:50

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por undefinied3 »

Eu sou meio ruim de visualizar as coisas sem que elas já estejam implementadas, mas eu não acho que tenha ficado muito escuro não! Acho que vai dar um efeito de destaque bacana, vai dar uma valorizada no ranking.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jul 2017 29 00:01

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por csmarcelo »

Caju,

Eu perdi um tempo considerável fazendo alguns cálculos. Nesse meio tempo, você postou sua última mensagem e o rank que estou sugerindo nessa mensagem acabou ficando defasado, mas vai assim mesmo! :mrgreen:

Se foi assim que você pensou, então não dá pra todo mundo ser um Albert Einstein, no máximo daria pra ter 19 Einsteins, pois esses 19 teriam 95% das mensagens solucionadas, e os outros usuários os outros 5%.
Sim, de acordo com a distribuição que você fez, o número máximo de Albert Einsteins num momento qualquer sempre será 20, mas é aí que entra o dinamismo do rank. Para continuar sendo um Albert Einstein, é preciso manter o ritmo. Com o tempo, se a pessoa parar de responder, o seu rank cairá, abrindo espaço para outras pessoas.

Minha sugestão para as dez posições com a respectiva pontuação necessária:

Participativo - 0,050%
Altruísta - 0,083%
Representante de turma - 0,139%
Aspirante - 0,232%
Destaque - 0,387%
Nerd - 0,646%
Professor particular - 1,077%
Sabe-tudo - 1,797%
Isaac Newton - 2,997%
Albert Einstein - 5,000%

Existe um aumento de 66,81% no número de soluções aceitas necessárias de um nível para o outro.

Sobre os grandes grupos: mas eu não posso ser tanto um perguntador quanto um respondedor? :|

OBS: como você me marcou na mensagem?? Não conheço esse recurso.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jul 2017 29 00:02

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por csmarcelo »

Caju,

Eu gostei das imagens, só as letras que estão meio que desfocadas. É porque transformou em imagem?



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jul 2017 29 09:19

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por caju »

Obrigado, undefinied3, também acho que irá valorizar o ranking! E eu estou gostando desses toques laranjas no fórum.

csmarcelo, acabou que o que eu tinha dito anteriormente de querer encaixar mais rankings não pode ser tocado pra frente. A imagem do badge que estou criando fica muito feia se eu apertar mais os "tiques" e colocar mais do que 7 rankings. Então, vai ter que ser sete mesmo.

Os nomes dos rankings que você sugeriu agora possuem mais do que 8 caracteres, daí não cabe na imagem.

E o fato de colocar Newton e Einstein, achei que poderia trazer algum desconforto para fãs de um ou de outro cientista. Alguns podem argumentar que a ordem deveria ser Newton e Einstein e outros poderiam argumentar que deveria ser Einstein e depois Newton... achei melhor não polemizar e coloquei só o Einstein no topo ;)
csmarcelo escreveu:
Sáb 29 Jul, 2017 00:01
Sobre os grandes grupos: mas eu não posso ser tanto um perguntador quanto um respondedor?
Pra não ficar cheio de imagens abaixo do avatar do usuário, apenas um badge será mostrado (que é o comportamento normal do phpBB, pra colocar mais de um teria que modificar mais profundamente o sistema), daí achei interessante fazer a regra que citei, de mostrar o badge de respondedor a partir do momento que o usuário entrar no primeiro nível. Mas, se clicar no nome de usuário dele e olhar o perfil dele, vai mostrar todos os grupos que ele pertence. Ah, e o número de mensagens continuará aparecendo abaixo do avatar.

Mas, estou aberto a sugestões. Você acha que seria interessante colocar os dois badges abaixo do avatar? Ou outra ideia de mostrar os dois grandes grupos nesse mini perfil?
csmarcelo escreveu:
Sáb 29 Jul, 2017 00:01
OBS: como você me marcou na mensagem?? Não conheço esse recurso.
Pra marcar alguém na mensagem, basta clicar no nome de usuário abaixo do avatar e escolher a opção "Referenciar este usuário", que o sistema irá colocar, automaticamente, o código de referência na caixa de "Resposta rápida".
csmarcelo escreveu:
Sáb 29 Jul, 2017 00:02
Eu gostei das imagens, só as letras que estão meio que desfocadas. É porque transformou em imagem?
Esta não é a versão final ainda. Esse desfoque está pq ainda é a fonte. Na versão final darei um retoque e aparecerá "pixel perfect" ;)

Grande abraço,
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jul 2017 29 09:56

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por csmarcelo »

caju,
csmarcelo, acabou que o que eu tinha dito anteriormente de querer encaixar mais rankings não pode ser tocado pra frente. A imagem do badge que estou criando fica muito feia se eu apertar mais os "tiques" e colocar mais do que 7 rankings. Então, vai ter que ser sete mesmo.
Ah, que pena. Quando você sugeriu 10 ao invés dos 7 originais, fiquei com aquela sensação de quer realmente estava faltando algo. :lol:

Mas beleza, os novos nomes ficaram show e realmente ficou melhor sem a competição entre o Isaac e o Einstein. :D
caju escreveu:
Sáb 29 Jul, 2017 09:19
Mas, estou aberto a sugestões. Você acha que seria interessante colocar os dois badges abaixo do avatar? Ou outra ideia de mostrar os dois grandes grupos nesse mini perfil?
Pelo que você explicou, acho que não é necessário. Imagine se daqui a algum tempo, por exemplo, cria-se um terceiro grupo? Ia ficar muito poluído mesmo. E aparecer no perfil completo do usuário é mais um motivo para realmente não precisar colocar junto ao avatar.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Sugestões de Melhorias”