Ensino MédioProbabilidade - Encontro de formigas Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Abr 2017 23 21:59

Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por undefinied3 »

Duas formigas encontram-se em vértices de um quadrado de lado 6, sendo que a formiga A está no vértice esquerdo inferior e a outra, B, no vértice direito superior. A formiga A pode dar passos de uma unidade para cima ou para direita, enquanto a formiga B pode dar passos de uma unidade para baixo ou para esquerda. Considere que ambas realizam seus movimentos simultaneamente e que a escolha de cada movimento seja aleatória, com cada um tendo 50% de chance, e portanto não exista a possibilidade de permanecer parado. As formigas se encontram quando elas param em um mesmo ponto dentro do quadrado.

Se a probabilidade de, em algum momento, as duas formigas se encontrarem é [tex3]\frac{a}{b}[/tex3] , com a e b inteiros positivos primos entre si, então o valor de [tex3]b-4a[/tex3] é?
Resposta

100

Última edição: undefinied3 (Dom 23 Abr, 2017 21:59). Total de 3 vezes.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Abr 2017 24 08:50

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Como não existe a possibilidade de alguma das formigas ficar parada enquanto a outra se move, de alguma delas percorrer mais de 1 u.m. num determinado momento, nem de qualquer uma delas voltar atrás, elas acabarão por se encontrar sempre no centro do quadrado.

Mas, para que isso ocorra, é necessário que cada uma delas percorra 3, e somente 3, movimentos em uma direção e os outros 3, e somente 3, em outra. Se percorrer mais de 3 movimentos em uma determinada direção, ela ultrapassará o centro e não poderá mais voltar. Se percorrer menos, não terá caminhado o suficiente para chegar lá.

Ou seja, a formiga B, por exemplo, precisará realizar, obrigatoriamente, 3 movimentos para a esquerda e 3 movimentos para cima para chegar ao centro do quadrado.

Distribuindo 3 movimentos (somente os para a esquerda ou somente os para cima) em 6 momentos: [tex3]C^6_3=20[/tex3]

Os movimentos na outra direção ocuparão os 3 momentos restantes.

Logo, existem 20 formas da formiga B chegar ao centro do quadrado e o mesmo vale para a formiga A.

Assim, existem [tex3]20^2[/tex3] formas das formigas se encontrarem no centro do quadrado.

Agora vamos ver as formas da formiga B não encontrar a formiga A (chegar ao centro):

Andando apenas uma vez para a direita [tex3]C^6_1=6[/tex3]
Andando apenas duas vezes para a direita [tex3]C^6_2=15[/tex3]
Andando quatro vezes para a direita [tex3]C^6_4=15[/tex3]
Andando cinco vezes para a direita [tex3]C^6_5=6[/tex3]
Andando seis vezes para a direita [tex3]C^6_6=1[/tex3]

Existem, portanto, 43 formas de a formiga B não chegar ao centro em 6 movimentos e o mesmo vale para a formiga A.

Assim, existem [tex3]43^2[/tex3] formas das formigas não encontrarem.

[tex3]\frac{20^2}{43^2}=\frac{400}{1849}\rightarrow\begin{cases}a=400\\b=1849\end{cases}\rightarrow b-4a=249[/tex3]

Acho que é isso. Estou correndo e não pude validar inteiramente o meu raciocínio. Tem o gabarito?

Última edição: csmarcelo (Seg 24 Abr, 2017 08:50). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Abr 2017 24 12:07

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por undefinied3 »

Sua ideia de que o encontro só é possível no centro do quadrado está quase certa. Na verdade elas podem se encontrar em qualquer ponto da DIAGONAL do quadrado, então é um "centro mais geral". Veja por exemplo que a formiga debaixo da esquerda pode fazer 6 movimentos pra cima e a da direita, seis movimentos pra esquerda e elas ainda se encontram, então o raciocínio de elas terem a possibilidade de somente tres movimentos em cada direção não está correta.

Eu tenho o gabarito sim, vou atualizar na primeira mensagem. A resposta é 100.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Abr 2017 24 14:32

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Tem razão. O centro do quadrado foi uma resposta óbvia pra mim e acabei me fixando nele, sem perceber as outras possibilidades.

Temos, então, que considerar todos os possíveis caminhos realizados após 6 movimentos da seguinte forma: * em relação à formiga A (acho que inverti na tentativa anterior)

Ponto 1 - superior esquerdo) 6 movimentos, com nenhum movimento para a direita: [tex3]C^6_0=1[/tex3]
Ponto 2) 6 movimentos, com um para a direita: [tex3]C^6_1=6[/tex3]
Ponto 3) Com dois movimentos para a direita: [tex3]C^6_2=15[/tex3]
Ponto 4 - central) Com três movimentos para a direita: [tex3]C^6_3=20[/tex3]
Ponto 5) Com quatro movimentos para a direita: [tex3]C^6_4=15[/tex3]
Ponto 6) Com cinco movimentos para a direita: [tex3]C^6_5=6[/tex3]
Ponto 7 - inferior direito) Com seis movimentos para a direita: [tex3]C^6_6=1[/tex3]

Isso nos dá um total de 64 caminhos possíveis para A alcançar algum dos pontos da diagonal e o mesmo vale para B de forma simétrica.

Dessa forma, temos um total de [tex3]64^2=4096[/tex3] formas de A, junto com B, chegarem em algum (não necessariamente no mesmo) dos pontos da diagonal.

Existe apenas uma forma de A chegar no ponto 1 e o mesmo vale para B. Assim, existem [tex3]1^2=1[/tex3] formas de A e B se encontrarem no ponto 1 através de caminhos diversos.

Existem 6 formas de A chegar no ponto 2 e o mesmo vale para B. Assim, existem [tex3]6^2=36[/tex3] formas de A e B se encontrarem no ponto 2 através de caminhos diversos.

E assim por diante, perfazendo um total de [tex3]924[/tex3] formas de A e B se encontrarem em algum dos pontos da diagonal através de caminhos diversos.

[tex3]\frac{924}{4096}=\frac{231}{1024}\rightarrow\begin{cases}a=231\\b=1024\end{cases}\rightarrow b-4a=100[/tex3]
Última edição: csmarcelo (Seg 24 Abr, 2017 14:32). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Abr 2017 24 15:11

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por undefinied3 »

Perfeito! É isso mesmo :)

Repare que a generalização desse problema para um quadrado de lado n dá um resultado bem legal. Reparou como os pontos da diagonal apresentam o numero de possibilidades como os coeficientes binomiais da n-esima linha do triangulo de pascal? E aí você acha o total de maneiras somando tudo, portanto [tex3]2^n[/tex3] e multiplicando por 2, e o total de casos favoráveis é a soma dos binomiais ao quadrado, que dá pra provar pela relação de euler que resulta em 2n escolhe n, obtendo-se entao que a probabilidade geral é
[tex3]\frac{C_{2n}^n}{4^n}[/tex3]
Última edição: undefinied3 (Seg 24 Abr, 2017 15:11). Total de 1 vez.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Abr 2017 24 16:14

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Por isso adoro matemática! Uma expressão ridícula de pequena, mas cheia de significado.

Apesar de conhecer a identidade [tex3]\sum_{i=0}^nC^n_i=2^n[/tex3] e a ter reconhecido no problema, não sabia da sua relação com o Triângulo de Pascal, que não conheço profundamente, e, portanto, obviamente, nunca chegaria em [tex3]C^{2n}_n[/tex3] (eu escrevo invertido ou as duas notações são válidas? Porque eu tenho quase certeza que, na escola, eu aprendi da forma que escrevo) para a quantidade de casos favoráveis. Isso, inclusive, foi a razão de eu não ter procurado por uma generalização. Para mim não existia.
Última edição: csmarcelo (Seg 24 Abr, 2017 16:14). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Abr 2017 24 16:38

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Estou olhando as propriedades do Triângulo e conheço a maioria. Só não estou achando nada sobre a soma dos quadrados dos binomiais.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Abr 2017 24 17:04

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por undefinied3 »

No momento estou no celular e fica complicado usar latex, entao vou evitar usar.

A escrita do p escolhe k na verdade é indiferente pelo o que eu pesquisei uma vez, tem autor que usa um outro que usa outro, eu mesmo misturo os dois mas prefiro o maior embaixo porque remete a permutação com repetição que escrevemos as repetições em cima.

A soma dos quadrados por si não é uma identidade. Ela é um caso especifico da soma de produtos de binomiais do tipo p escolhe k * p escolhe k-x. Eu conhećo como identidade de euler mas tem tanta coisa com esse nome que fica dificil de pesquisar... A ideia da identidade é que pra n homems e m mulheres, podemos formar pares de x pessoas diretamente com m+n escolhe x ou podemos escolher entre m homens, um deles e entre n mulheres, x-1 delas, MAIS, entre n homens, 2 deles e entre n mulheres, x-2 delas, MAIS ...
Se n=m=x, entao essa soma de binomiais vira 2n escolhe n, e o n escolhe 1 * n escolhe n-1 vira, pela propriedade da simetria dos binomiais, n escolhe 1 * n escolhe 1 e aparecem os termos quadrados.

Qualquer coisa em casa eu mando de novo com latex e melhor explicado.


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
undefinied3
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1483
Registrado em: Dom 02 Ago, 2015 13:51
Última visita: 30-09-22
Abr 2017 24 22:02

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por undefinied3 »

Aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Identidade_de_Vandermonde

Pode ser chamado de Identidade de Vandermonde ou Teorema de Euler.
A prova tem na página em inglês:
https://en.wikipedia.org/wiki/Vandermonde%27s_identity


Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Abr 2017 25 09:43

Re: Probabilidade - Encontro de formigas

Mensagem não lida por csmarcelo »

Show de bola. Obrigado por compartilhar, undefinied3!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (U.F. Uberlândia-MG)- Cinemática angular- Encontro de corpos
    por inguz » » em Física I
    1 Respostas
    1111 Exibições
    Última msg por careca
  • Nova mensagem Questão ponto de encontro - VUNESP
    por NathaliaBr » » em Concursos Públicos
    2 Respostas
    1415 Exibições
    Última msg por NathaliaBr
  • Nova mensagem Questão de Encontro
    por nathaalia » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    309 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem encontro de moveis na vertical
    por Argean » » em Física I
    1 Respostas
    434 Exibições
    Última msg por Argean
  • Nova mensagem encontro em movimento circular IME/ITA
    por ratazanaazul » » em IME/ITA
    1 Respostas
    561 Exibições
    Última msg por παθμ

Voltar para “Ensino Médio”