Considere um corpo lançado horizontalmente nas proximidades da superfície terrestre, desprezando a resistência do ar e sendo g a aceleração da gravidade, é correto afirmar:
01) o movimento descrito pelo corpo na horizontal é um movimento retilíneo uniformemente acelerado com aceleração igual a 8m/[tex3]s^{2}[/tex3]
.
02) se o tempo que o corpo leva para atingir o solo é T, a distância horizontal percorrida por esse corpo é dada por X = g[tex3]T^{2}[/tex3]
.
03)se a altura em que o corpo foi lançado é H, pode-se determinar o tempo para atingir o solo pela expressão
[tex3]t^{2}[/tex3]
=2H/g.
04) o vetor velocidade do corpo no início do lançamento é nulo e aumenta uniformemente durante a queda.
05) o movimento desse corpo é um movimento retilíneo, uma vez que a aceleração de queda é constante.
Olá comunidade do fórum tutor BRASIL, gostaria de saber como identificar o erro da alternativa de numero 2 (com cálculos detalhador, por obséquio) e a explicação passo-a-passo (por meio de cálculos ) da alternativa 3 (GABARITO DA QUESTÃO)
Física I ⇒ (UEFS - 2017.1) Lançamentos
Jan 2017
03
18:22
(UEFS - 2017.1) Lançamentos
Editado pela última vez por caju em 15 Jun 2024, 18:30, em um total de 3 vezes.
Razão: tex --> tex3
Razão: tex --> tex3
- Bell
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Jan 2017
20
16:56
Re: (UEFS - 2017.1) Lançamentos
Olá, Caio.
O lançamento horizontal pode ser dividido em dois movimentos: Vx(MRU) e Vy(MRUV/Queda Livre). Tendo por base o lançamento oblíquo, temos que Vx=Vo.Cos [tex3]\theta[/tex3] , sendo o ângulo de lançamento igual a zero no eixo x, temos que: Vx=Vo.Cos0 -> Vx=Vo.1, ou seja, a velocidade em X vai ser igual a velocidade de lançamento.
Como Vx é um movimento constante, temos: Vx=X/t -> X=Vx.t -> X=Vo.t
Utilizando a função horária de espaço no MUV (S=So+Vo.t+a.t²/2) e fazendo as substituições, temos que:
H=Ho+Vo.t+gt²/2
Por Vy ser um movimento variado, a velocidade aumenta gradativamente graças à ação gravitacional, ou seja, a velocidade vertical inicial é nula; com altura inicial igual a zero e altura final igual H, temos:
H=gt²/2
t²=2H/g
Espero que tenha compreendido, abraços.
O lançamento horizontal pode ser dividido em dois movimentos: Vx(MRU) e Vy(MRUV/Queda Livre). Tendo por base o lançamento oblíquo, temos que Vx=Vo.Cos [tex3]\theta[/tex3] , sendo o ângulo de lançamento igual a zero no eixo x, temos que: Vx=Vo.Cos0 -> Vx=Vo.1, ou seja, a velocidade em X vai ser igual a velocidade de lançamento.
Como Vx é um movimento constante, temos: Vx=X/t -> X=Vx.t -> X=Vo.t
Utilizando a função horária de espaço no MUV (S=So+Vo.t+a.t²/2) e fazendo as substituições, temos que:
H=Ho+Vo.t+gt²/2
Por Vy ser um movimento variado, a velocidade aumenta gradativamente graças à ação gravitacional, ou seja, a velocidade vertical inicial é nula; com altura inicial igual a zero e altura final igual H, temos:
H=gt²/2
t²=2H/g
Espero que tenha compreendido, abraços.
Editado pela última vez por Bell em 20 Jan 2017, 16:56, em um total de 1 vez.
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