Genética, Citologia e BioquímicaGradiente de Concentração Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Isa16
sênior
Mensagens: 20
Registrado em: 21 Out 2015, 09:01
Última visita: 08-02-23
Agradeceu: 10 vezes
Dez 2015 01 16:24

Gradiente de Concentração

Mensagem não lida por Isa16 »

Pois então, segundo definição o gradiente de concentração é a diferença de quantidade de soluto de um meio para o outro.

Na minha apostila e em vários sites em encontrei as seguintes frases:
"O transporte passivo ocorre sempre a favor do gradiente"
"O transporte ativo ocorre sempre contra o gradiente"

Essas afirmações não estão fazendo sentido algum pra mim. Como um transporte pode estar a favor/contra a diferença de soluto? Parecem-me coisas simplesmente desconexas.

Eu também vi escrito por ai que "estar a favor do gradiente" significa ir do meio hipertônico para o hipotônico.
Ok, eu até concordo que isso acontece no transporte passivo em difusão simples e facilitada. Mas e quanto a osmose? que tbm é um tipo de transporte passivo... Na osmose a água passa de um meio hipotônico para um hipertônico, ou seja, o simples oposto.

Que acham?

Editado pela última vez por ALDRIN em 02 Dez 2015, 12:28, em um total de 1 vez.
Razão: Arrumar Título
Avatar do usuário
stefanycastro
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: 28 Jul 2015, 10:01
Última visita: 20-09-16
Agradeceu: 37 vezes
Agradeceram: 14 vezes
Dez 2015 01 17:35

Re: Gradiente de Concentração

Mensagem não lida por stefanycastro »

Hello!

Então, o transporte estar a favor ou contra o gradiente de concentração é o seguinte: tudo na natureza sempre busca um equilíbrio, e não seria diferente com o corpo humano. Portanto, a passagem de soluto do meio hipertônico para o meio hipotônico seria "a favor do equilíbrio" (buscando que os meios fiquem isotônicos), dada em resposta ao gradiente de concentração, não necessita uso de ATP.
Já o transporte ativo, vai contra o gradiente de concentração, do hipotônico para o hipertônico. Esse transporte tem por objetivo manter um desequilíbrio, como, por exemplo, manter o potencial de repouso dos neurônios. Como o transporte se dá "contra o equilíbrio", há gasto de ATP para sua realização.
A osmose é a passagem de solvente. O meio hipotônico tem menos soluto que o hipertônico, portanto, a água tende a ir para o meio hipertônico, buscando igualar a tonicidade dos solutos, ou seja, o equilíbrio. Também não há gasto de ATP.

Editado pela última vez por ALDRIN em 02 Dez 2015, 12:27, em um total de 1 vez.
Razão: Arrumar Título
Avatar do usuário
Isa16
sênior
Mensagens: 20
Registrado em: 21 Out 2015, 09:01
Última visita: 08-02-23
Agradeceu: 10 vezes
Dez 2015 02 09:11

Re: Gradiente de concentração

Mensagem não lida por Isa16 »

Ok, obrigada stefanycastro.
Apesar de ainda achar estranho vou engolir hahah, estava resolvendo alguns exercícios e caiu na federal sobre isso, então deve estar certo :mrgreen:
Te cuida.
Abraço!

Editado pela última vez por ALDRIN em 02 Dez 2015, 12:27, em um total de 1 vez.
Razão: Arrumar Título
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”