Química GeralVUNESP- Oxido, Titulo

Avatar do usuário
natalia19
sênior
Mensagens: 37
Registrado em: 09 Out 2014, 12:18
Última visita: 05-09-15
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 1 vez
Mai 2015 24 11:45

VUNESP- Oxido, Titulo

Mensagem não lida por natalia19 »

O mercúrio é conhecido há muito tempo. Pode ser encontrado puro na natureza, mas sua principal fonte é um minério conhecido como cinábrio, cuja composição básica é HgS. O mercúrio é separado do minério por aquecimento ao ar em presença de oxigênio; o vapor de mercúrio formado é condensado e o óxido formado no processo é usado na fabricação de ácido sulfúrico, H2SO4.
a) Determine se o processo descrito para a obtenção do mercúrio é físico ou químico, justificando por meio de uma equação química.
b) Em uma amostra de 50 g de um fertilizante, analisada em laboratório, foram encontrados 3 × 10 – 7 mol de átomos de mercúrio, cuja massa molar é igual a 200 g · mol – 1. Determine a concentração do mercúrio em porcentagem de massa nessa amostra.
Demonstre todos os cálculos.

Avatar do usuário
gabrielifce
1 - Trainee
Mensagens: 758
Registrado em: 07 Fev 2012, 17:19
Última visita: 03-02-16
Agradeceu: 286 vezes
Agradeceram: 46 vezes
Mai 2015 24 14:26

Re: VUNESP- Oxido, Titulo

Mensagem não lida por gabrielifce »

O processo de obtenção do mercúrio e dado pela reação de ustulacao (<<<pesquise)
HgS (solido)+O2 (gasoso)[tex3]\rightarrow[/tex3] [aquecimento [tex3]\Delta esse delta fica em cima da setinha][/tex3] Hg (liquido)+SO2 (gasoso) Logo e um processo químico, já que houve alteração na estrutura molecular

Agora o item B não entendi esse negocio de mol de átomos de Hg, sei lah então enxerguei apenas como 3.[tex3]10^{-7}[/tex3] mols de Hg, pega isso e multiplica por 200g/mol, encontrando dessa forma a massa de Hg.Agora vc divide esse resultado pela a massa total da amostra (50g)
Eu acho que seja assim, bota os gabarito tia:33

Editado pela última vez por gabrielifce em 24 Mai 2015, 14:26, em um total de 1 vez.
Incrível.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Química Geral”