Ensino MédioTrinômio quadrado perfeito na fórmula de Bhaskara Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Avatar do usuário
rafaelplaurindo
Avançado
Mensagens: 146
Registrado em: 28 Ago 2010, 18:42
Última visita: 24-10-20
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 1 vez
Mai 2015 13 19:37

Trinômio quadrado perfeito na fórmula de Bhaskara

Mensagem não lida por rafaelplaurindo »

Por que transformar o trinômio da equação do 2º grau em um trinômio quadrado perfeito? Assim fica mais fácil de se achar os valores de x, pois serão valores inteiros?

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Mai 2015 14 09:46

Re: Trinômio quadrado perfeito na fórmula de Bhaskara

Mensagem não lida por csmarcelo »

Olá, Rafael.

Você está falando da técnica de "completar o quadrado"?

Avatar do usuário
rafaelplaurindo
Avançado
Mensagens: 146
Registrado em: 28 Ago 2010, 18:42
Última visita: 24-10-20
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 1 vez
Mai 2015 14 13:07

Re: Trinômio quadrado perfeito na fórmula de Bhaskara

Mensagem não lida por rafaelplaurindo »

Conheço a técnica de completar o quadrado, mas não sei se seria o caso. É que pesquisando eu encontrei aqui como se chegar a fórmula de Bhaskara, e vi que foi transformado ax² + bx+ c em um trinômio quadrado perfeito. Como foi transformado eu entendi perfeitamente, mas por quê, eu não captei.
Editado pela última vez por rafaelplaurindo em 14 Mai 2015, 13:07, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Mai 2015 14 14:08

Re: Trinômio quadrado perfeito na fórmula de Bhaskara

Mensagem não lida por csmarcelo »

Não sei se entendi a sua dúvida. O problema é resolvido, inicialmente, utilizando-se o método de completar o quadrado.

Em seguida, aplicando o método na forma geral de uma equação do segundo grau, o autor apenas demonstra como se chegar à fórmula de Baskhara, que é um outro método para se resolver equações do segundo grau.
Avatar do usuário
rafaelplaurindo
Avançado
Mensagens: 146
Registrado em: 28 Ago 2010, 18:42
Última visita: 24-10-20
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 1 vez
Mai 2015 14 17:05

Re: Trinômio quadrado perfeito na fórmula de Bhaskara

Mensagem não lida por rafaelplaurindo »

csmarcelo escreveu:Não sei se entendi a sua dúvida. O problema é resolvido, inicialmente, utilizando-se o método de completar o quadrado.

Em seguida, aplicando o método na forma geral de uma equação do segundo grau, o autor apenas demonstra como se chegar à fórmula de Baskhara, que é um outro método para se resolver equações do segundo grau.
Com o método de completar o quadrado também dá para se descobrir as raízes, então?
Editado pela última vez por rafaelplaurindo em 14 Mai 2015, 17:05, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: 22 Jun 2012, 22:03
Última visita: 17-04-23
Agradeceu: 355 vezes
Agradeceram: 2801 vezes
Mai 2015 15 09:11

Re: Trinômio quadrado perfeito na fórmula de Bhaskara

Mensagem não lida por csmarcelo »

Positivo. Completar o quadrado e Baskhara são métodos diferentes para se fazer a mesma coisa. :wink:
Avatar do usuário
rafaelplaurindo
Avançado
Mensagens: 146
Registrado em: 28 Ago 2010, 18:42
Última visita: 24-10-20
Localização: Campos dos Goytacazes - RJ
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 1 vez
Mai 2015 15 12:27

Re: Trinômio quadrado perfeito na fórmula de Bhaskara

Mensagem não lida por rafaelplaurindo »

csmarcelo escreveu:Positivo. Completar o quadrado e Baskhara são métodos diferentes para se fazer a mesma coisa. :wink:
Excelente. Então entendi que o método de Bhaskara, que relaciona os coeficientes às raízes, também se relaciona com o método de completar o quadrado. Pois aquele nada mais é do que uma forma diferente deste, de forma a se chegar ao mesmo resultado.
Se em uma igualdade multiplicamos, somamos ou fazemos qualquer das operações básicas com um determinado valor em todo um termo e fizermos o mesmo no outro termo, a igualdade não se altera. É o mesmo que somar, e depois subtrair o resultado pelo mesmo valor que somou, ou multiplicar e logo após dividir pelo mesmo valor. Método usado para se isolar o x dos coeficientes e vice-versa.

Editado pela última vez por rafaelplaurindo em 15 Mai 2015, 12:27, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Ensino Médio”