Físico-Química(PETROBRAS) Equilíbrio e Solubilidade

Avatar do usuário
FelipeRB
sênior
Mensagens: 28
Registrado em: 05 Mar 2014, 10:57
Última visita: 26-04-23
Agradeceu: 5 vezes
Dez 2014 03 21:08

(PETROBRAS) Equilíbrio e Solubilidade

Mensagem não lida por FelipeRB »

Soluções aquosas contendo os íons cloreto e iodeto podem ser obtidas pela solubilização completa dos sais KI e KC em água ou pela preparação de soluções saturadas de AgI e AgC. Sobre tais soluções, constata-se que

Dados
Kps AgC = 1,8 x 10−10
Kps AgI = 1,0 x 10−18


(A) o sal que se precipita primeiro é o AgC, ao se adicionar pequena quantidade de solução de nitrato de prata a uma solução aquosa insaturada contendo KI e KC.

(B) o aumento da temperatura diminuirá a solubilidade desses sais em água, se a solubilização do AgI e do AgC é processo endotérmico.

(C) a adição de NaC à solução insaturada contendo KI e KC provocará a precipitação do cloreto na forma de IC.

(D) a adição de NaC à solução saturada de AgI e AgC diminuirá mais ainda a solubilidade do AgC.

(E) não haverá alteração na quantidade de Ag+ na solução, ao se adicionar NaC à solução saturada de AgI.

_____________________________________________________________

Amigos, por favor, me mostrem onde é que está o erro da alternativa E.

Em outro tópico semelhante que tive dúvidas (esse: http://www.tutorbrasil.com.br/forum/fis ... 39090.html) o VALDECIRTOZZI me disse que quando temos uma reação onde forma-se um sal, se este sal for solúvel, ele automaticamente dissocia-se ao ser formado, como se nem tivesse sido. Ao menos fui isso que entendi...

Aí nesta questão a alternativa E aparenta não ter erros, mas se considerar que os íons possam se combinar, ela faz sentido. Mas considerando isso vai contra a explicação do VALDECIRTOZZI.

Muito obrigado!

Editado pela última vez por FelipeRB em 03 Dez 2014, 21:08, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
VALDECIRTOZZI
5 - Mestre
Mensagens: 2569
Registrado em: 04 Ago 2008, 17:08
Última visita: 13-10-20
Agradeceu: 197 vezes
Agradeceram: 1590 vezes
Dez 2014 04 08:08

Re: (PETROBRAS) Equilíbrio e Solubilidade

Mensagem não lida por VALDECIRTOZZI »

Vamos lá;
Inicialmente tanto o AgI quanto o AgC\ell são sais pouco solúveis em água, ou seja, há muitos poucos íons livres em solução aquosa desses sais, tanto que eles formam precipitados que são usados para análises de volumetria de precipitação.
Note que, por exemplo, uma solução saturada de AgI possui \left[Ag^+\right]=\left[I^-\right]=10^{-9} \ mol/\ell

(A) Como o kp_s \ AgI << kp_sAgC\ell, ao ser adicionado nitrato de prata, o produto de solubilidade atingido primeiro é o do AgI, portanto esse sal precipita primeiro e não o AgC\ell.

(B) Normalmente a dissolução é um processo endotérmico e o aumento de temperatura aumenta a solubilidade dos sais.

(C) Pelo o que entendi, a questão fala da formação de I^-C\ell^- , o que não existe, pois há dois ânions.

(D) Note o equilíbrio:

AgC\ell_{(s)} \leftrightharpoons Ag^+_{(aq)}+C\ell^-_{(aq)}

A adição de mais íons C\ell^-, irá aumentar a concentração desse íon, e o equilíbrio, pelo efeito do íon comum, tentará restabelecer a concentração inicial de C\ell^-, fazendo com que mais C\ell^-se combine com Ag^+, deslocando o equilíbrio para esquerda, diminuindo, portanto, a solubilidade do sal.

(E) Não esqueça que, mesmo em pequena quantidade, numa solução saturada de AgI há íons Ag^+ em solução. À medida que adiciono mais íon C\ell^- a uma solução saturada de AgI, teremos o aumento da \left[C\ell^-\right]. Num dado momento o produto de solubilidade do AgC\ell é atingido e aí se iniciará a precipitação do AgC\ell, diminuindo, portanto, a concentração dos íons Ag^+.

Espero ter ajudado!

Editado pela última vez por VALDECIRTOZZI em 04 Dez 2014, 08:08, em um total de 1 vez.
So many problems, so little time!
Avatar do usuário
FelipeRB
sênior
Mensagens: 28
Registrado em: 05 Mar 2014, 10:57
Última visita: 26-04-23
Agradeceu: 5 vezes
Dez 2014 04 11:52

Re: (PETROBRAS) Equilíbrio e Solubilidade

Mensagem não lida por FelipeRB »

Então Valdecir, agora fiquei com duas dúvidas :roll: :? hahaha

A) Você quer dizer que, quanto menor o Kps, mais cedo ele precipita? Pois mais cedo atinge o equilíbrio, tornando-se saturado?

E) Eu entendi o que você disse na letra E, que foi o mesmo que encontrei na internet quando dei uma olhada rápida nessa questão pra ver se encontrava respostas satisfatórias para eu entender. Porém no tópico anterior que eu citei o link ali, você não disse em outras palavras (ou talvez entendi errado) que quando juntamos íons em meio aquoso, na verdade não há na prática a formação de um sal, pois estando em meio aquoso ele imediatamente se dissocia novamente? Por exemplo, ao misturar NaOH + HCl, na teoria teremos a formação de H2O + NaCl, porém na prática ao se formar o NaCl ele imediatamente se dissocia por estar em água, tornando como produto H2O + Na+ + Cl-? Foi essa a conclusão que eu havia entendido no exercício anterior onde você me ajudou... onde você citou "se forma um sal o NaHCO3 que está totalmente dissociado em água, gerando os íons HCO3- e Na+"
Editado pela última vez por FelipeRB em 04 Dez 2014, 11:52, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
VALDECIRTOZZI
5 - Mestre
Mensagens: 2569
Registrado em: 04 Ago 2008, 17:08
Última visita: 13-10-20
Agradeceu: 197 vezes
Agradeceram: 1590 vezes
Dez 2014 04 16:37

Re: (PETROBRAS) Equilíbrio e Solubilidade

Mensagem não lida por VALDECIRTOZZI »

Veja. há sais solúveis e sais insolúveis em água. Fora explicações de ordem termodinâmica e tamanho iônico, os sais de sódio são solúveis em água, mas cloretos e iodetos de prata são insolúveis. O tratamento é diferente, um se dissolve em grande quantidade em solução aquosa outros não e, portanto, precipitam.

Os sais insolúveis precipitam quando seu produto de solubilidade de atingido, de uma forma, simplificada, foi o que você disse em A.
So many problems, so little time!
Avatar do usuário
FelipeRB
sênior
Mensagens: 28
Registrado em: 05 Mar 2014, 10:57
Última visita: 26-04-23
Agradeceu: 5 vezes
Dez 2014 04 16:42

Re: (PETROBRAS) Equilíbrio e Solubilidade

Mensagem não lida por FelipeRB »

Agora sim a coisa ficou bem clara Valdecir! Muito obrigado pelo esclarecimento mais uma vez e parabéns pelo conhecimento agregado!

Achei ambas as questões bem puxadas pra uma prova de nível médio e que não é para técnico em química, mesmo se tratando de petrobras. Há outras questões muito mais fáceis... não vejo necessidade pra técnico de operação júnior cobrar um conhecimento tão avançado assim (pelo menos eu julgo se comparado com outras questões).

Um forte abraço :) +1!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem Produto solubilidade e solubilidade
    por jonatasjc67 » » em Físico-Química
    1 Resp.
    2949 Exibições
    Últ. msg por Helloynne
  • Nova mensagem (VUNESP) Equilíbrio Químico e Produto de Solubilidade
    por Liliana » » em Físico-Química
    2 Resp.
    7241 Exibições
    Últ. msg por Liliana
  • Nova mensagem UFRGS 2016 Equilíbrio de solubilidade
    por JW7BR » » em Físico-Química
    4 Resp.
    2936 Exibições
    Últ. msg por iammaribrg
  • Nova mensagem (Petrobrás - 2008) Concentração
    por Dina » » em Química Geral
    3 Resp.
    1199 Exibições
    Últ. msg por poti
  • Nova mensagem Eletrodinâmica - Petrobras
    por aacrvg » » em Física III
    1 Resp.
    1233 Exibições
    Últ. msg por aleixoreis

Voltar para “Físico-Química”