Física ISistemas de Partículas

Mecânica: Estática e Dinâmica
Avatar do usuário
guh
Junior
Mensagens: 12
Registrado em: 17 Set 2013, 10:34
Última visita: 28-10-14
Out 2014 28 09:19

Sistemas de Partículas

Mensagem não lida por guh »

Uma esfera oca contendo bolas perfeitamente elásticas, se move para a direita sob a aplicação de uma força constante F, que aponta na direção de movimento da esfera. Durante todo o movimento as bolas colidem aleatoriamente com as paredes da esfera.

Em dado momento, a força F deixa de ser aplicada. É correto afirmar que:

Escolha uma:
a. Não é possível saber exatamente o momento linear total do sistema, devido aos movimentos complicados das bolas dentro da esfera.
b. O momento linear total do sistema cresce para a direita durante a aplicação da força.
c. O momento linear total do sistema não é constante após o desligamento da força. Devido as colisões das bolas, ele sofre pequenas flutuações em relação a um valor constante.
d. O momento linear total do sistema se anula quando a força se anula.

PS: Poderiam me ajudar, por favor, não consegui resolver essa questão.

Editado pela última vez por poti em 29 Out 2014, 12:23, em um total de 1 vez.
Razão: Alterar Título
Avatar do usuário
aleixoreis
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1533
Registrado em: 24 Mai 2010, 18:08
Última visita: 04-01-22
Agradeceu: 63 vezes
Agradeceram: 761 vezes
Nov 2014 03 12:03

Re: Sistemas de Partículas

Mensagem não lida por aleixoreis »

guh:
Renato Brito em "Fundamentos da Física", vol II, afirma que:
"Forças internas sempre agem aos pares, no interior de um sistema e nunca alteram a sua qdm total no sistema. Isto ocorre pelo fato de que, estando a 'ação' agindo em um corpo que está dentro do sistema e a 'reação', em outro corpo que também pertence ao sistema (essa é a definição de forças internas), essa interação consiste em uma mera transferência de qdm entre dois corpos que pertencem ao sistema. O acréscimo de qdm sofrido por um provirá do decréscimo de qdm do outro corpo, de forma que a soma das qdm's de todos os corpos do sistema não é alterada pele ação dos pares de forças externas."

Desse modo, penso que a resposta correta é a "b".
[ ]'s.

Editado pela última vez por aleixoreis em 03 Nov 2014, 12:03, em um total de 1 vez.
Só sei que nada sei.(Sócrates)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Física I”