Pré-Vestibular(VUNESP - 2003) - Eletricidade

Poste aqui problemas de Vestibulares. Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Avatar do usuário
vinicius89
sênior
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Jul 2014, 15:39
Última visita: 21-04-17
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes
Ago 2014 18 20:02

(VUNESP - 2003) - Eletricidade

Mensagem não lida por vinicius89 »

Um rapaz montou um pequeno circuito utilizando quatro lâmpadas idênticas, de dados nominais 5W-12V, duas baterias de 12V e pedaços de fios sem capa ou verniz. As resistências internas das baterias e dos fios de ligação são desprezíveis. Num descuido, com o circuito ligado e as quatro lâmpadas acesas, o rapaz derrubou um pedaço de fio condutor sobre o circuito entre as lâmpadas indicadas com os números 3 e 4 e o fio de ligação das baterias, conforme mostra a figura.
01.gif
01.gif (2.44 KiB) Exibido 4184 vezes
O que o rapaz observou, a partir desse momento, foi
a) as quatro lâmpadas se apagarem devido ao curto-circuito provocado pelo fio.
b) as lâmpadas 3 e 4 se apagarem, sem qualquer alteração no brilho das lâmpadas 1 e 2.
c) as lâmpadas 3 e 4 se apagarem e as lâmpadas 1 e 2 brilharem mais intensamente.
d) as quatro lâmpadas permanecerem acesas e as lâmpadas 3 e 4 brilharem mais intensamente.
e) as quatro lâmpadas permanecerem acesas, sem qualquer alteração em seus brilhos.

Pergunta: Em outro forum de fisica, um dos membros me deu a seguinte explicaçao referente aos caminhos das correntes:

" Sejam P abaixo de L4 (ligado ao polo positivo da bateria inferior) ,Q o ponto à direita de L3 (ligado apolo negativo da bateria superior) e B e C os pontos de mesmo potencial interligados pelo fio derrubado:

A bateria inferior alimenta L4 através de polo +, P, L4, B, C, polo -

A bateria superior alimenta L3 através de polo +, C, B, Q, polo -

Ambas as baterias alimentam L1 em série com L2."


Por que é errado pensar na possibilidade da corrente ao chegar nos ponto B, se dividir em direçao a bateria superior e em C , em direçao a bateria inferior? O mesmo membro disse : "Não havendo corrente no fio BC NÃO há porque a corrente se dividir nos nós B e C." Mas não entendi o porquê de que não havendo corrente no fio BC como consequencia nao ha porque dela se dividir nos nós.

Editado pela última vez por vinicius89 em 18 Ago 2014, 20:02, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
roberto
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1394
Registrado em: 22 Jan 2008, 12:39
Última visita: 18-02-24
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 586 vezes
Ago 2014 18 20:25

Re: (VUNESP - 2003) - Eletricidade

Mensagem não lida por roberto »


Avatar do usuário
vinicius89
sênior
Mensagens: 26
Registrado em: 30 Jul 2014, 15:39
Última visita: 21-04-17
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes
Ago 2014 18 20:29

Re: (VUNESP - 2003) - Eletricidade

Mensagem não lida por vinicius89 »

roberto escreveu:Já resolvi essa questão: http://www.tutorbrasil.com.br/forum/fis ... das#p90249
Obg Roberto...
Eu já tinha visto a resoluçao desse exercício e de uma forma geral eu entendi. Mas ainda me resta essa dúvida que está na pergunta do meu post anterior.

Editado pela última vez por vinicius89 em 18 Ago 2014, 20:29, em um total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg
  • Nova mensagem Fatoração - Vunesp - 2003
    por paulojorge » » em Ensino Médio
    1 Resp.
    2629 Exibições
    Últ. msg por Marcos
  • Nova mensagem Eletricidade
    por oziemilly » » em Física III
    1 Resp.
    1441 Exibições
    Últ. msg por aleixoreis
  • Nova mensagem (Uninove) Eletricidade
    por isahllama » » em Física III
    1 Resp.
    1084 Exibições
    Últ. msg por LucasPinafi
  • Nova mensagem (UEMG-2015) ELETRICIDADE
    por robertalj06 » » em Física III
    1 Resp.
    2484 Exibições
    Últ. msg por Bolinhaphy
  • Nova mensagem Eletricidade
    por gatilhoo » » em Física III
    0 Resp.
    850 Exibições
    Últ. msg por gatilhoo

Voltar para “Pré-Vestibular”