1000m
Física I ⇒ (Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo Tópico resolvido
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16:51
(Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo
Um projétil é atirado com Vo= 200m/s, fazendo um ângulo de 60⁰ com a horizontal. Desprezada a resistência do ar, qual será a altura do projétil quando sua velocidade fizer um ângulo de 45⁰ com a horizontal ? Adote g= 10m/s²
1000m
Resposta
1000m
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"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita".
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Re: (Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo
××××××××××××××××××××××××××××××××××
Última edição: NigrumCibum (Qua 28 Jul, 2021 19:57). Total de 1 vez.
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19:31
Re: (Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo
Mt obg pela sua ajuda ! Encontrei uma resolução que envolve a fórmula de torricelli, poderia, se n fosse um incomodo pra vc, me explicar essa outra resolução, pois eu não sabia dessa fórmula que vc utilizou. Estou um pouco confusa, fiz um esquema a grosso modo desse movimento, mas não sei se está de acordo com a questão. Obg novamente pela sua ajuda!
velocidade vertical : seno 45° . vo = 0,7 . 200 = 141 m/s
Calculando a altura máxima nesse ângulo de 45°
fórmula de torricelli
V² = Vo² - 2.g.d
141 ^2 = 0 - 2.10 . d
20000 = 20d
d = 2000 / 20 = 1000 m de altura
velocidade vertical : seno 45° . vo = 0,7 . 200 = 141 m/s
Calculando a altura máxima nesse ângulo de 45°
fórmula de torricelli
V² = Vo² - 2.g.d
141 ^2 = 0 - 2.10 . d
20000 = 20d
d = 2000 / 20 = 1000 m de altura
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28
19:46
Re: (Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo
inguz, me desculpe! Eu cometi um erro, eu havia lido apenas 45° e ignorei os 60°, essa fórmula só faria sentido se a velocidade fizesse 45° no momento do disparo. A fórmula que eu usei pode ser obtida usando a equação de Torricelli.
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28
20:50
Re: (Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo
Oiee felix !!! Se não for um incômodo pra vc, poderia me explicar essa questão ? Obrigada sempre por me ajudar a fechar lacunas.
Note: veja meu anexo, não sei se está correto. Usando a equação de Torricelli
Vy² = Voy² - 2.g.[tex3]\Delta[/tex3] Sy
Calculei essa componente vertical Vy obtendo o
cos45⁰= [tex3]\frac{\vec{V1x}}{\vec{V1}}[/tex3]
sen45⁰ = [tex3]\frac{\vec{V1y}}{\vec{V1}}[/tex3]
Note: [tex3]\vec{V1}[/tex3] é a velocidade vetorial resultante que faz um ângulo de 45⁰ com a componente horizontal ([tex3]\vec{V1x}[/tex3] ) que será a mesma que [tex3]\vec{Vox}[/tex3] =200m/s por esta em MU. Mas no entanto, não consegui chegar na resolução proposta que coloquei mais acima. Obg desde já!
Note: veja meu anexo, não sei se está correto. Usando a equação de Torricelli
Vy² = Voy² - 2.g.[tex3]\Delta[/tex3] Sy
Calculei essa componente vertical Vy obtendo o
cos45⁰= [tex3]\frac{\vec{V1x}}{\vec{V1}}[/tex3]
sen45⁰ = [tex3]\frac{\vec{V1y}}{\vec{V1}}[/tex3]
Note: [tex3]\vec{V1}[/tex3] é a velocidade vetorial resultante que faz um ângulo de 45⁰ com a componente horizontal ([tex3]\vec{V1x}[/tex3] ) que será a mesma que [tex3]\vec{Vox}[/tex3] =200m/s por esta em MU. Mas no entanto, não consegui chegar na resolução proposta que coloquei mais acima. Obg desde já!
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28
21:31
Re: (Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo
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Jul 2021
29
11:04
Re: (Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo
eu tô assim depois dessa questão hahaha, fazia um tempo que eu estava tentando entender e finalmente consegui!!! Uuuuuuhu felix muito obrigada, de verdade mesmo! Vc n imagina o sentimento de gratidão. Vendo aqui sua resolução eu fui aos poucos tentando chegar no mesmo resultado, obtendo cada equação. Mt obrigada mesmo pela sua grandiosa ajuda na Física, isso é mt importante pra mim. Vc merece reconhecimento. Sucesso pra vc!
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Jul 2021
29
13:58
Re: (Vunesp-sp)-Lançamento Oblíquo
INGUZ, MUITO OBRIGADO PELAS PALAVRAS E CONTINUE SE DEDICANDO.
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