Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física ICinemática vetorial - Composição de movimentos de direções quaisquer Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
inguz
Guru
Mensagens: 495
Registrado em: 26 Mai 2020, 15:55
Última visita: 07-02-24
Localização: Fortaleza-CE
Mai 2021 20 15:19

Cinemática vetorial - Composição de movimentos de direções quaisquer

Mensagem não lida por inguz »

As aguas de um rio correm com velocidade de 6m/s em relação às margens. As margens do rio são paralelas e separadas por uma distância de 24 m. Uma lancha sai de uma das margens em direção a outra, com velocidade de 8m/s em relação à água, de modo que seu eixo fique perpendicular à correnteza. Calcule: O intervalo de tempo da travessia e explique o movimento da correnteza não interfere no intervalo de tempo da travessia.
Resposta

3s

Editado pela última vez por inguz em 20 Mai 2021, 15:23, em um total de 1 vez.
Obs: Altamente interessada em física clássica, matemática e em ressuscitar meu usuário neste Fórum :shock:
"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita".
-Mahatma Gandhi
Avatar do usuário

careca
3 - Destaque
Mensagens: 641
Registrado em: 28 Fev 2020, 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 1 vez
Mai 2021 20 16:10

Re: Cinemática vetorial - Composição de movimentos de direções quaisquer

Mensagem não lida por careca »

Adote eixos x e y, de forma que o barco esteja na origem (0,0)

Com base nisso, o barco está na posição (0,24) e as velocidades podem ser entendidas como: [tex3]Vcorrenteza = 6x [/tex3] e [tex3]Vbarco = 8y [/tex3]

Já que os movimentos são independentes, um não interfere no outro, então a velocidade da correnteza, que é horizontal, não vai interferir no movimento vertical.

Analisando o movimento vertical:

[tex3]\Delta S = V.\Delta t [/tex3] --> [tex3]24 = 8.\Delta t[/tex3] . Assim, [tex3]\Delta t = 3s [/tex3]

Editado pela última vez por careca em 20 Mai 2021, 16:11, em um total de 2 vezes.
Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra
Avatar do usuário

Autor do Tópico
inguz
Guru
Mensagens: 495
Registrado em: 26 Mai 2020, 15:55
Última visita: 07-02-24
Localização: Fortaleza-CE
Mai 2021 20 16:49

Re: Cinemática vetorial - Composição de movimentos de direções quaisquer

Mensagem não lida por inguz »

Obrigada careca, acabei de estudar o princípio da independência dos movimentos simultâneos (Galileu)

Obs: Altamente interessada em física clássica, matemática e em ressuscitar meu usuário neste Fórum :shock:
"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita".
-Mahatma Gandhi
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”