Física I(UFBA – 2009) Impulso e colisão de carro Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 05 14:09

(UFBA – 2009) Impulso e colisão de carro

Mensagem não lida por anastacialina »

Oi, pessoas? Ufa, acabei a minha lista de energia, trabalho e tals. Só 200 exercícios. LOL. Tô adentrando agora em Impulso, quantidade de movimento, colisões, centro de massa e análise dimensional — é que tá no mesmo capítulo.

Bem, eis aqui uma questãozinha que eu já não consegui resolver por completo. A parte numérica foi easy. Mas eu não sei explicar por que seria bom fazer automóveis com carrocerias menos rígida. Alguém poderia me dizer isso? Se possível, da para provar utilizando alguma razão matemáica?

PS: Não tenho o gabarito por completo, só da parte numérica.
UFBA 2009 — Buscando melhorar a segurança de seus veículos, as fábricas de automóveis fazem testes de impacto, a fim de avaliar os efeitos sobre a estrutura dos carros e sobre seus ocupantes. Como resultado dessa iniciativa, as pesquisas têm conduzido à construção de carros com carroceria menos rígida, que se deformam mais facilmente em caso de colisão. Em um teste realizado, um veículo de 1000,0 kg, movendo-se com velocidade igual a 72,0 km/h e dirigido por controle remoto foi arremessado contra uma parede de concreto. A colisão, completamente inelástica, durou 0,05 segundos.

Analise a decisão dos fabricantes de produzir automóveis com carroceria menos rígida e calcule a intensidade da força média exercida pela parede sobre esse veículo.
Resposta

400.000 N

Última edição: anastacialina (Sex 05 Jun, 2020 15:05). Total de 1 vez.


Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: Sáb 15 Fev, 2020 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Jun 2020 05 14:27

Re: (UFBA – 2009) Impulso e colisão de carro

Mensagem não lida por Tassandro »

anastacialina,
Deve ser um raciocínio análogo ao do airbag.
Com a carroceria menos rígida, aumenta-se a duração do impacto e, por consequência, diminui-se a força média, pois o impulso é uma constante (só depende da massa e da velocidade).



Dias de luta, dias de glória.

Autor do Tópico
anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jun 2020 05 14:30

Re: (UFBA – 2009) Impulso e colisão de carro

Mensagem não lida por anastacialina »

Tassandro, faz sentido. Obrigado, sweetie!


Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: Sáb 15 Fev, 2020 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Jun 2020 05 14:59

Re: (UFBA – 2009) Impulso e colisão de carro

Mensagem não lida por Tassandro »

anastacialina,
De nada.
;)



Dias de luta, dias de glória.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”