Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física I(UEM-2012/1) Dinâmica: Leis de Newton Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mai 2020 01 17:41

(UEM-2012/1) Dinâmica: Leis de Newton

Mensagem não lida por joãofw »

Supondo que um bloco de massa m kg esteja sobre uma superfície plana e horizontal e que para mover esse bloco uma força ligeiramente maior que X N é necessária, assinale o que for correto.

01.
A força de atrito estático máxima é igual a X N.

02.
O coeficiente de atrito estático entre a superfície e o bloco é igual a X/(mg), em que g é a aceleração da gravidade, dada em metros por segundo ao quadrado.

04.
O coeficiente de atrito cinético entre a superfície e o bloco é maior que X/(mg), em que g é a aceleração da gravidade, dada em metros por segundo ao quadrado.

08.
No S.I., tanto os coeficientes de atrito cinético e estático são dados em newtons.

16.
A força de atrito estático é sempre maior que a força de atrito cinético.
Resposta

01+02
Nessa questão, fiquei com dúvida em alguns pontos:
02: na afirmativa "02" eu errei pois encontrei o valor do coeficiente de atrito = X N / mg
16: tive dificuldade para entender a 16. O que explica a afirmativa 16 é o fato de que a força de atrito estático, quando no gráfico, pode assumir valores menores que a força de atrito dinâmico?
Agora, sempre o coeficiente de atrito estático é maior que o coeficiente de atrito dinâmico?

Avatar do usuário

carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Mai 2019, 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 146 vezes
Mai 2020 01 18:10

Re: (UEM-2012/1) Dinâmica: Leis de Newton

Mensagem não lida por carlosaugusto »

Olá, joãofw,
joãofw escreveu: 01 Mai 2020, 17:41 02: na afirmativa "02" eu errei pois encontrei o valor do coeficiente de atrito = X N / mg
[tex3]Fat = mi.N
\\ Fat = mi.m.g
\\mi = \frac{Fat}{m.g}[/tex3]
como estamos tratando da iminência do movimento e a força aplicada foi de [tex3]X(N)[/tex3] (ou seja, um pouco antes do bloco começar a se movimentar), concluímos que [tex3]Fat = X[/tex3] , por substituição:

[tex3]mi = \frac{X}{m.g}[/tex3]
joãofw escreveu: 01 Mai 2020, 17:41
16: tive dificuldade para entender a 16. O que explica a afirmativa 16 é o fato de que a força de atrito estático, quando no gráfico, pode assumir valores menores que a força de atrito dinâmico?
Agora, sempre o coeficiente de atrito estático é maior que o coeficiente de atrito dinâmico?
O que acontece é o seguinte, a força de atrito estático pode assumir diversos valores menores ou igual ao atrito disponível total (Fat máximo), por isso ela pode ser até menor que a força de atrito cinética, mas a força de atrito cinética é obrigatoriamente menor que a força de atrito estático máximo, o momento onde o corpo está na iminência do movimento. Consegue entender assim?

Editado pela última vez por carlosaugusto em 01 Mai 2020, 18:49, em um total de 1 vez.
Razão: acréscimo de informações.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mai 2020 01 19:46

Re: (UEM-2012/1) Dinâmica: Leis de Newton

Mensagem não lida por joãofw »

AHhh muito bom Carlos!! COmpreendi muito bem. Sabe a afirmativa 02, eu pensava que era X.N. Mas é X (N). Por isso errei. O que significar colocar "N" entre parênteses?
Avatar do usuário

carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Mai 2019, 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 146 vezes
Mai 2020 01 19:53

Re: (UEM-2012/1) Dinâmica: Leis de Newton

Mensagem não lida por carlosaugusto »

joãofw escreveu: 01 Mai 2020, 19:46 AHhh muito bom Carlos!! COmpreendi muito bem. Sabe a afirmativa 02, eu pensava que era X.N. Mas é X (N). Por isso errei. O que significar colocar "N" entre parênteses?
Massa que você entendeu!! É bobeira, só coloquei para mostrar que N (Newton) é a unidade da força e não parecer que eram dois termos se multiplicando, além disso tinha outro N na brincadeira, que é a normal hahaha as vezes a gente se confunde mesmo. :D
Editado pela última vez por carlosaugusto em 01 Mai 2020, 19:54, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mai 2020 01 20:16

Re: (UEM-2012/1) Dinâmica: Leis de Newton

Mensagem não lida por joãofw »

nossa, perdi essa questão por causa disso, pensa.. Mas é assim, uma hora vai :) Abraços

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”