Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física IForça de atrito - Atrito Dinâmico Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
Boredom
Avançado
Mensagens: 120
Registrado em: 15 Abr 2020, 21:30
Última visita: 24-04-24
Abr 2020 17 00:25

Força de atrito - Atrito Dinâmico

Mensagem não lida por Boredom »

(Fuvest-SP) Uma locomotiva de massa M está ligada a um vagão de massa 2/3M, ambos sobre trilhos horizontais e retilíneos. O coeficiente de atrito estático entre as rodas da locomotiva e os trilhos é μ, e todas as demais fontes de atrito podem ser desprezadas. Ao se pôr a locomotiva em movimento, sem que suas rodas patinem sobre os trilhos, a máxima aceleração que ela pode imprimir ao sistema formado por ela e pelo vagão vale:
Resposta :
3/5 μg

Editado pela última vez por Boredom em 17 Abr 2020, 13:19, em um total de 1 vez.

Autor do Tópico
Boredom
Avançado
Mensagens: 120
Registrado em: 15 Abr 2020, 21:30
Última visita: 24-04-24
Abr 2020 17 00:30

Re: Força de atrito - Atrito Dinâmico

Mensagem não lida por Boredom »

Temos que:
F = M.a ---> F= (M + 2/3M)a

Fat = mi.N ----> N= P = M.g (considerando somente a massa da locomotiva)
Fat = mi. M. g

igualando F = Fat

(M+2/3M)a = mi.M.g
5/3M.a=mi.M.g
a = 3/5 mi.g
:!: essa e a resposta minha duvida e: por que pode igualar a Forca resultante (F) a forca de atrito maxima (Fat) ??
??

??

Editado pela última vez por Boredom em 17 Abr 2020, 00:42, em um total de 7 vezes.
Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Abr 2020 17 11:08

Re: Força de atrito - Atrito Dinâmico

Mensagem não lida por Planck »

Boredom escreveu: 17 Abr 2020, 00:30 essa e a resposta minha duvida e: por que pode igualar a Forca resultante (F) a forca de atrito maxima (Fat) ??
A locomotiva só entrará em movimento caso a força resultante supere a força de atrito. Quando igualamos a força resultante com a força de atrito, estamos afirmando que a locomotiva está no limiar de superar o atrito estático. Lembre-se, o atrito estático causa deslocamento sem deslizamento. Além disso, existe um atrito estático máximo, que é o que buscamos quando a locomotiva exerce a maxima aceleração sem deslizamento.

Autor do Tópico
Boredom
Avançado
Mensagens: 120
Registrado em: 15 Abr 2020, 21:30
Última visita: 24-04-24
Abr 2020 17 13:27

Re: Força de atrito - Atrito Dinâmico

Mensagem não lida por Boredom »

Planck. minha ideia de igualar A a B e dizer que A e exatamente igual a B. eu fiquei com duvida porque eu nao entendi como se chega a conclusao de que Fr e igual Fat. mas muito obrigado por sua resposta.
Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Abr 2020 17 13:34

Re: Força de atrito - Atrito Dinâmico

Mensagem não lida por Planck »

Planck escreveu: 17 Abr 2020, 11:08 eu fiquei com duvida porque eu nao entendi como se chega a conclusao de que Fr e igual Fat
Essa parte que é o detalhe elegante da questão. Quando ele menciona que a locomotiva desloca sem deslizamento, significa que ainda está atuando atrito estático.

No entanto, existe um atrito estático máximo, para o qual, os valores superiores de força que superam essa força de atrito máximo, haverá deslizamento.

Quando o enunciado menciona a aceleração máxima, ela está relacionada à força máxima que está associada ao atrito estático máximo. Após esse valor da aceleração, a força resultante supera o atrito estático máximo e passa valer o atrito dinâmico, ou seja, ocorre deslizamento.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, posso elaborar um gráfico com a força de atrito para esse exercício.
Avatar do usuário

Geni
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: 17 Set 2023, 16:37
Última visita: 29-09-23
Set 2023 17 16:42

Re: Força de atrito - Atrito Dinâmico

Mensagem não lida por Geni »

Oi! Não entendi porque ao calcular a Fat devo considerar apenas a massa da locomotiva.

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Atrito Dinâmico - Coeficiente de Atrito entre Bloco e Mesa
    por ismaelmat » » em Física I
    1 Respostas
    1529 Exibições
    Última mensagem por MateusQqMD
  • Nova mensagem Atrito Dinâmico - Triângulo Pitagórico e Relações de Força - Plano Inclinado
    por ismaelmat » » em Física I
    5 Respostas
    1532 Exibições
    Última mensagem por MateusQqMD
  • Nova mensagem UFPB 2008) Dinâmica - Atrito dinâmico
    por nina » » em Física I
    1 Respostas
    5364 Exibições
    Última mensagem por poti
  • Nova mensagem Bloco - Plano Inclinado - Atrito Dinâmico
    por ismaelmat » » em Física I
    5 Respostas
    1782 Exibições
    Última mensagem por Boredom
  • Nova mensagem Atrito Dinâmico - Análise do Movimento - Criança Descendo Escorregador
    por ismaelmat » » em Física I
    2 Respostas
    1635 Exibições
    Última mensagem por snooplammer

Voltar para “Física I”