Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Física ICinética gráficos Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
JW7BR
Elite
Mensagens: 169
Registrado em: 06 Mar 2020, 19:28
Última visita: 18-01-24
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 2 vezes
Mar 2020 27 13:05

Cinética gráficos

Mensagem não lida por JW7BR »

Para medir o desempenho de um veículo, este foi
colocado em uma pista retilínea e, partindo do repouso,
foi construída a tabela a seguir, que mostra a posição do
veículo em alguns intervalos de tempo.
Screenshot_3.png
Screenshot_3.png (4.79 KiB) Exibido 584 vezes
Qual dos gráficos adiante pode representar esse mesmo
movimento?
Screenshot_1.png
Screenshot_1.png (12.84 KiB) Exibido 584 vezes
Screenshot_2.png
Screenshot_2.png (20.5 KiB) Exibido 584 vezes
Resposta

c
obs: eu consegui identificar a resposta analisando a velocidade média entre os intervalos de tempo de 10s, com isso pude ver que a velocidade média aumenta para os espaços de tempo mostrados claramente assim dá pra achar a resposta. Além disso verificando, que a velocidade média aumenta com o tempo, eu consigo eliminar o gráfico da letra b) e da letra d) pois, a velocidade só é constante se a vm é constante para todo o periodo correto?

Mas eu não entendi, a justificativa de não ser o gráfico da letra a) a partir dessa tabela e possivel saber como a aceleraçao se comporta? eu analisei que como a vm média aumenta, os dois gráfico possiveis de a) ou seriam com a inclinação positiva ou constante mas não com inclinação negativa.

alguem poderia me ajudar desde já muito obrigado!

Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mar 2020 27 14:33

Re: Cinética gráficos

Mensagem não lida por Planck »

Olá, JW7BR.

Note que o gráfico da alternativa a) descreve a aceleração. No entanto, a aceleração está sendo descrita de forma variável, esse é um movimento que não é visto durante o ensino médio. A questão aborda um movimento retilíneo uniformemente variado, ou seja, a aceleração será constante e o gráfico para aceleração será uma reta paralela ao eixo horizontal.

Aplicando a função horária dos espaços, podemos inferir que a aceleração será positiva e igual a [tex3]2 \text { m/s}^2.[/tex3]

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Física I”