Física ILançamento Horizontal Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
HenryInfa
Guru
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb 04 Nov, 2017 19:00
Última visita: 08-11-21
Mar 2020 20 22:13

Lançamento Horizontal

Mensagem não lida por HenryInfa »

A perícia supôs, pelas características do choque, que o motociclista foi lançado horizontalmente de uma altura de 1,25 m e caiu no solo a 10m do ponto de lançamento, medidos e na horizontal.
Adotando g = 10/s² e desprezando os efeitos da resistência do ar, determine a velocidade de lançamento do motociclistas, em km/h;

a) 10 km/h
b) 15 km/h
c) 18 km/h
d) 72 km/h
Resposta

gab: d
minha resolução:

1ª: Vy² = Voy² - 2g [tex3]\Delta [/tex3] H
0 = Voy² -2(10)(1,25)
Voy = [tex3]\sqrt{25}[/tex3] = 5m/s²

2ª: Vy = Voy - gt
0 = 5 - 10t
10t = 5
t = 0,5s

3ª: Vx = [tex3]\frac{\Delta S}{\Delta T}[/tex3]
Vx = [tex3]\frac{10}{2(0,5)}[/tex3]
Vx = 10m/s²

Por último, eu traço os seguimentos Vox, Voy e Vo para fazer pitágoras, mas não dá valor exato...
Onde estou errando?
Álias, precisamos encontrar o Vo (lançamento, né isso?)



"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mar 2020 20 22:20

Re: Lançamento Horizontal

Mensagem não lida por Planck »

Olá, HenryInfa.

Por que você multiplicou o tempo por [tex3]2[/tex3] na expressão da velocidade média no eixo horizontal? Note que estamos analisando um lançamento horizontal, ou seja, é como se o movimento começasse partindo do ponto de altura máxima do lançamento oblíquo, no qual há apenas a velocidade horizontal; assim, não é necessário fazer soma vetorial. Basta encontrar o tempo de queda com a função horária dos espaços e aplicar a expressão da velocidade média para o eixo horizontal. Consegue finalizar com isso?

Última edição: Planck (Sex 20 Mar, 2020 22:23). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
HenryInfa
Guru
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb 04 Nov, 2017 19:00
Última visita: 08-11-21
Mar 2020 20 22:27

Re: Lançamento Horizontal

Mensagem não lida por HenryInfa »

Planck escreveu:
Sex 20 Mar, 2020 22:20
Olá, HenryInfa.

Por que você multiplicou o tempo por [tex3]2[/tex3] na expressão da velocidade média no eixo horizontal? Note que estamos analisando um lançamento horizontal, ou seja, é como se o movimento começasse partindo do ponto de altura máxima do lançamento oblíquo, no qual há apenas a velocidade horizontal; assim, não é necessário fazer soma vetorial. Basta encontrar o tempo de queda com a função horária dos espaços e aplicar a expressão da velocidade média para o eixo horizontal. Consegue finalizar com isso?

O tempo de voo ou tempo de queda equivale ao tempo de subida + tempo de descida... Logo, 0,5s + 0,5s = 1s.
1s para ele subir e descer...
Não é isso?


"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mar 2020 20 22:34

Re: Lançamento Horizontal

Mensagem não lida por Planck »

HenryInfa escreveu:
Sex 20 Mar, 2020 22:27
O tempo de voo ou tempo de queda equivale ao tempo de subida + tempo de descida... Logo, 0,5s + 0,5s = 1s.
1s para ele subir e descer...
Não é isso?
A maldade do exercício é essa. Isso estaria totalmente correto se fosse um lançamento oblíquo. Contudo, o exercício menciona ser um lançamento horizontal, ou seja, o motorista é lançado, paralelamente ao chão em [tex3]t_0 < t_1[/tex3] , da altura de [tex3]1,25 \text { m.}[/tex3] Igual quando jogamos uma rolamos uma bolinha em uma mesa e ela cai.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
HenryInfa
Guru
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb 04 Nov, 2017 19:00
Última visita: 08-11-21
Mar 2020 24 19:27

Re: Lançamento Horizontal

Mensagem não lida por HenryInfa »

Planck escreveu:
Sex 20 Mar, 2020 22:34
HenryInfa escreveu:
Sex 20 Mar, 2020 22:27
O tempo de voo ou tempo de queda equivale ao tempo de subida + tempo de descida... Logo, 0,5s + 0,5s = 1s.
1s para ele subir e descer...
Não é isso?
A maldade do exercício é essa. Isso estaria totalmente correto se fosse um lançamento oblíquo. Contudo, o exercício menciona ser um lançamento horizontal, ou seja, o motorista é lançado, paralelamente ao chão em [tex3]t_0 < t_1[/tex3] , da altura de [tex3]1,25 \text { m.}[/tex3] Igual quando jogamos uma rolamos uma bolinha em uma mesa e ela cai.
Ah! Verdade! Não me atentei quanto ao tipo de lançamento. Muito obrigado, camarada



"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Cinematica Vetorial- Lançamento horizontal
    por inguz » » em Física I
    1 Respostas
    1011 Exibições
    Última msg por lmsodre
  • Nova mensagem Lançamento horizontal
    por inguz » » em Física I
    1 Respostas
    1047 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (Makenzie SP)-Lançamento horizontal
    por inguz » » em Física I
    2 Respostas
    1237 Exibições
    Última msg por inguz
  • Nova mensagem (FCMSC-SP)- Lançamento horizontal
    por inguz » » em Física I
    4 Respostas
    2627 Exibições
    Última msg por inguz
  • Nova mensagem (ITA-SP) Lançamento horizontal
    por inguz » » em Física I
    2 Respostas
    1500 Exibições
    Última msg por inguz

Voltar para “Física I”