Física IÁtomo Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Yanq100
iniciante
Mensagens: 1
Registrado em: Seg 27 Jan, 2020 23:29
Última visita: 06-02-20
Jan 2020 27 23:42

Átomo

Mensagem não lida por Yanq100 »

Olá, estava ouvindo o podcast de uma fisica chamado Panoramas, e nele, no episódio sobre mecânica quântica, em que fazem todo um panorama histórico e teórico até, foi dito por um dos apresentados a seguinte fala a respeito do átomo: " de acordo com os estudos de eletromagnetismo de Maxwell, partículas aceleradas emitem luz, ou radiação, e, portanto, perdem energia, o que, caso o átomo seguisse essa lógica, faria com que o elétron "caísse" no núcleo". Bom, a parte de que o átomo n é organizado exatamente dessa maneira é clara pra mim, aquela questão desenvolvida por Bohr, dos níveis de energia e coisas afins. A minha dúvida é na relação q esse apresentador faz entre a teoria do Maxwell e aquele comportamento de partículas aceleradas. Procurei saber um pouco mais sobre a teoria do eletromagnetismo dele, mas n encontrei nada que me levasse a essa conclusão sobre as partículas aceleradas perderem energia ao emitir luz, ou radiação. Poderiam me ajudar com essa fala? Ah, e desculpa por colocar essa dúvida nesse espaço, n sabia onde colocar.

Última edição: Yanq100 (Seg 27 Jan, 2020 23:46). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
lookez
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Dom 31 Mar, 2019 16:46
Última visita: 21-03-24
Jan 2020 28 00:24

Re: Átomo

Mensagem não lida por lookez »

Essa afirmativa é uma das teorias de Maxwell, uma carga elétrica quando acelerada deve sempre emitir energia eletromagnética em forma de ondas eletromagnéticas ou luz. Talvez a dúvida esteja no fato do podcast ter mencionado "partículas aceleradas" e não cargas elétricas aceleradas ou elétron, que seria o correto.

Uma fonte citando a teoria: https://ecientificocultural.com/ECC3/energia.htm




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Física I”