Física IForça de atrito Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica

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Ana1212
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Força de atrito

Mensagem não lida por Ana1212 »

Por que o freio ABS é melhor que o freio convencional?
Porque ele evita que as rodas travem em uma freada brusca e permite que o motorista continue no controle do carro. Na verdade, o ABS (Antilock Braking System, “Sistema de Freio Antitravamento”, em português) é um sistema que controla freios comuns. Ao se deparar de repente com um obstáculo no meio da rua, o instinto do motorista é enfiar o pé no freio bruscamente. Nos carros sem ABS as rodas travam ao frearmos bruscamente e o mesmo começa a derrapar, arrastando-se sem o domínio do
motorista. Já os carros com ABS, numa freada brusca, sofrem diversas reduções de velocidade sem derrapar, pois, as rodas não travam, aumentando a eficiência da direção. Em outras palavras, numa freada brusca, o atrito entre os pneus e a pista é cinético,
quando o carro é sem ABS, e estático, com ABS.
https://mundoestranho.abril.com.br/tecn ... -e-melhor-
que-o-freio-convencional/(pesquisa realizada em 16/04/2018)
Dois motoristas freiam bruscamente os seus veículos que se
encontram a 80km/h.
_20190831_212350.jpg
_20190831_212350.jpg (18.49 KiB) Exibido 1070 vezes
As figuras acima mostram a distância percorrida por cada veículo desde o instante inicial da frenagem até o instante em que eles param. A razão entre os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre os pneus dos veículos e a pista, é?

a) 45/32
b) 32/45
c) 90/16
d) 64/45
e) 1,89

Gabarito: A




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Ósmio
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Re: Força de atrito

Mensagem não lida por Ósmio »

Olá Ana1212,

Sabendo que o trabalho realizado pela força de atrito é igual a variação da energia cinética, em cada caso, temos:

[tex3]W_{dinâmico}=\Delta E_C\\W_{estático}=\Delta E_C\\W_{dinâmico}=W_{estático}\\F_{ad}*d_1=F_{at}*d_2\\\mu _{dinâmico}*N*45m= \mu _{estático}*N*32m\\\frac{\mu _{estático}}{\mu _{dinâmico}}=\frac{45}{32}[/tex3]

Espero ter ajudado :D




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