Olá, Comunidade!
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
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Física I ⇒ Lançamento oblíquo - EFOMM 2020 Tópico resolvido
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Ago 2019
24
12:05
Lançamento oblíquo - EFOMM 2020
Um jogador de futebol cobra uma falta frontal e acerta o canto superior esquerdo da baliza, marcando o gol do título. Suponha que a bola, com massa de 400g, tenha seguido uma trajetória parabólica e levado 1 segundo para atingir a distância da linha de fundo e a bola atingiu o gol à altura de 2 metros, qual é o vetor força média que o jogador imprimiu à bola durante o chute? Considere que o tempo de intervalo entre o pé do jogador e a bola foi se 0,1 segundo e que não há resistência do ar. Considere ainda g=10m/s^2 e os vetores unitários î e j ao longo das direção está horizontal e vertical, respectivamente.
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Ago 2019
24
23:38
Re: Lançamento oblíquo - EFOMM 2020
Boa noite, Daianedesouza !
Obs: no enunciado diz que o alcance é de 20,0 m. Você esqueceu de copiar essa parte.
[tex3]I. [/tex3] Vamos encontrar a velocidade no eixo x:
[tex3]S = S_0 + v_x \cdot t[/tex3]
[tex3]v_x = \frac{S- S_0}{t}[/tex3]
[tex3]v_x = \frac{20 - 0}{1}[/tex3]
[tex3]\boxed{v_x = 20 \space m/s }[/tex3]
[tex3]II.[/tex3] Agora, calcularemos a velocidade inicial no eixo y:
[tex3]S = S_0 + v_{y_0}t + \frac{at^2}{2}[/tex3]
[tex3]v_{y_0} = \frac{2(S - S_0) - at^2}{2t} [/tex3]
[tex3]v_{y_0} = \frac{2(2 - 0) - (-10)\cdot 1^2}{2 \cdot 1} [/tex3]
[tex3]\boxed{v_{y_0} = 7 \space
m/s}[/tex3]
[tex3]III. [/tex3] Agora, usaremos o conceito de impulso para descobrir a força aplicada pelo jogador no eixo x:
[tex3]I_x = \Delta Q_x[/tex3]
[tex3]F_x \cdot \Delta t = m \cdot v_x - m \cdot v_0 [/tex3]
Obs: como a bola estava parada, sua velocidade inicial será zero, tanto no eixo x quanto no eixo y.
[tex3]F_x = \frac{m(v_x - v_0)}{\Delta t} [/tex3]
[tex3]F_x = \frac{0,4(20 - 0)}{0,1}[/tex3]
[tex3]\boxed{F_x = 80 \space N }[/tex3]
[tex3]IV. [/tex3] De forma análoga, descobriremos a força aplicada no eixo y:
[tex3]I_y = \Delta Q_y [/tex3]
[tex3]F_y \cdot \Delta t = m \cdot v_{y_0} - m \cdot v_0 [/tex3]
[tex3]F_y = \frac{m(v_{y_0} - v_0)}{\Delta t}[/tex3]
[tex3]F_y = \frac{0,4(7 - 0)}{0,1} [/tex3]
[tex3]\boxed{F_y = 28 \space N} [/tex3]
[tex3]V.[/tex3] Como o eixo x é representado pelo [tex3]i[/tex3] e o eixo y pelo [tex3]j [/tex3] , podemos representar as forças da seguinte maneira:
[tex3]\boxed{\boxed{F = 80i + 28j}}[/tex3]
Obs: no enunciado diz que o alcance é de 20,0 m. Você esqueceu de copiar essa parte.
[tex3]I. [/tex3] Vamos encontrar a velocidade no eixo x:
[tex3]S = S_0 + v_x \cdot t[/tex3]
[tex3]v_x = \frac{S- S_0}{t}[/tex3]
[tex3]v_x = \frac{20 - 0}{1}[/tex3]
[tex3]\boxed{v_x = 20 \space m/s }[/tex3]
[tex3]II.[/tex3] Agora, calcularemos a velocidade inicial no eixo y:
[tex3]S = S_0 + v_{y_0}t + \frac{at^2}{2}[/tex3]
[tex3]v_{y_0} = \frac{2(S - S_0) - at^2}{2t} [/tex3]
[tex3]v_{y_0} = \frac{2(2 - 0) - (-10)\cdot 1^2}{2 \cdot 1} [/tex3]
[tex3]\boxed{v_{y_0} = 7 \space
m/s}[/tex3]
[tex3]III. [/tex3] Agora, usaremos o conceito de impulso para descobrir a força aplicada pelo jogador no eixo x:
[tex3]I_x = \Delta Q_x[/tex3]
[tex3]F_x \cdot \Delta t = m \cdot v_x - m \cdot v_0 [/tex3]
Obs: como a bola estava parada, sua velocidade inicial será zero, tanto no eixo x quanto no eixo y.
[tex3]F_x = \frac{m(v_x - v_0)}{\Delta t} [/tex3]
[tex3]F_x = \frac{0,4(20 - 0)}{0,1}[/tex3]
[tex3]\boxed{F_x = 80 \space N }[/tex3]
[tex3]IV. [/tex3] De forma análoga, descobriremos a força aplicada no eixo y:
[tex3]I_y = \Delta Q_y [/tex3]
[tex3]F_y \cdot \Delta t = m \cdot v_{y_0} - m \cdot v_0 [/tex3]
[tex3]F_y = \frac{m(v_{y_0} - v_0)}{\Delta t}[/tex3]
[tex3]F_y = \frac{0,4(7 - 0)}{0,1} [/tex3]
[tex3]\boxed{F_y = 28 \space N} [/tex3]
[tex3]V.[/tex3] Como o eixo x é representado pelo [tex3]i[/tex3] e o eixo y pelo [tex3]j [/tex3] , podemos representar as forças da seguinte maneira:
[tex3]\boxed{\boxed{F = 80i + 28j}}[/tex3]
Por que você me deixa tão solto ? E se eu me interessar por alguém ?
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