Olá, Comunidade!
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
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Física I ⇒ Aceleração
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Jun 2019
16
11:22
Aceleração
[UDESC]
Marcos é um cientista de computação que trabalha em uma empresa de transporte, analisando dados das viagens dos caminhões de carga da empresa e otimizando notas de veículos. Devido aos constantes congestionamentos envolvendo veículos da empresa, esta designou uma nova tarefa para Marcos: computar a distância percorrida por cada veículo em situações de tráfego intenso. Marcos está muito ocupado com outras tarefas na empresa, e designou esta tarefa de calcular a distância percorrida em viagens para você, o novo estagiário da empresa.
De forma mais específica, a distância percorrida de cada viagem deve ser calculada a partir dos dados de aceleração durante a viagem. Nestes dados constam as faixas de tempo onde o motorista pisou no acelerador (aceleração constante de 1m/s², até uma velocidade máxima de 10m/s), sendo que quando o veículo não estiver acelerando o motorista estará com o pé no freio (veículo parado ou freando com uma desaceleração constante de 2m/s²). A distância total percorrida na viagem deve ser calculada a partir destas faixas de tempo, assumindo que o veículo está inicialmente parado.
O motorista pisou no acelerador no tempo t = 0s até t = 5s, pisou no freio entre t = 5s e t = 8s, acelerou de t = 8s até t = 15s, freou entre t = 16s e t = 17s e acelerou até t = 50s. A distância percorrida deve ser computada de t = 0s até o segundo final da última faixa de aceleração, neste caso de t = 0s até t = 50s.
Qual a distância percorrida?
Resposta: 358.75
Marcos é um cientista de computação que trabalha em uma empresa de transporte, analisando dados das viagens dos caminhões de carga da empresa e otimizando notas de veículos. Devido aos constantes congestionamentos envolvendo veículos da empresa, esta designou uma nova tarefa para Marcos: computar a distância percorrida por cada veículo em situações de tráfego intenso. Marcos está muito ocupado com outras tarefas na empresa, e designou esta tarefa de calcular a distância percorrida em viagens para você, o novo estagiário da empresa.
De forma mais específica, a distância percorrida de cada viagem deve ser calculada a partir dos dados de aceleração durante a viagem. Nestes dados constam as faixas de tempo onde o motorista pisou no acelerador (aceleração constante de 1m/s², até uma velocidade máxima de 10m/s), sendo que quando o veículo não estiver acelerando o motorista estará com o pé no freio (veículo parado ou freando com uma desaceleração constante de 2m/s²). A distância total percorrida na viagem deve ser calculada a partir destas faixas de tempo, assumindo que o veículo está inicialmente parado.
O motorista pisou no acelerador no tempo t = 0s até t = 5s, pisou no freio entre t = 5s e t = 8s, acelerou de t = 8s até t = 15s, freou entre t = 16s e t = 17s e acelerou até t = 50s. A distância percorrida deve ser computada de t = 0s até o segundo final da última faixa de aceleração, neste caso de t = 0s até t = 50s.
Qual a distância percorrida?
Resposta: 358.75
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Jun 2019
16
12:49
Re: Aceleração
Utilizei apenas duas fórmulas do MRUV:
1) [tex3]v=v_0+at[/tex3]
2) [tex3]v^2={v_0}^2+2a\Delta s[/tex3]
----------------------------------------------------------------------------
Começamos acelerando durante 5 segundos.
Calculando a velocidade final
[tex3]v=0+1\cdot(5-0)=5[/tex3] m/s
Calculando a distância percorrida
[tex3]5^2=0^2+2\cdot1\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{25}{2}=\frac{50}{4}[/tex3] m
----------------------------------------------------------------------------
Em seguida, freamos por 3 segundos.
Primeiro, calculamos o tempo necessário para uma frenagem completa.
[tex3]0=5-2t\therefore t=\frac{5}{2}[/tex3] s
Ou seja, os 3 segundos são mais que suficientes para o carro parar e, portanto, basta calcularmos a distância percorrida até a parada do veículo.
[tex3]0=5^2+2\cdot(-2)\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{25}{4}[/tex3] m
----------------------------------------------------------------------------
Novamente o carro acelera. Agora, durante 7 segundos.
Calculando a velocidade final
[tex3]v=0+1\cdot(15-8)=7[/tex3] m/s
Calculando a distância percorrida
[tex3]7^2=0^2+2\cdot1\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{49}{2}=\frac{98}{4}[/tex3] m
----------------------------------------------------------------------------
Agora, o carro freia por 2 segundos.
Primeiro, calculamos o tempo necessário para uma frenagem completa.
[tex3]0=7-2t\therefore t=\frac{7}{2}[/tex3] s
Esse tempo é maior que os 2 segundos de tempo de frenagem. Logo, precisamos calcular a velocidade final do movimento após 2 segundos para, então, calcular a distância percorrida.
Calculando a velocidade
[tex3]v=7-2\cdot2\therefore v=3[/tex3] m/s
Calculando a distância percorrida.
[tex3]3^2=7^2+2\cdot(-2)\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{40}{4}[/tex3] m
----------------------------------------------------------------------------
Finalmente, o carro acelera por 33 segundos.
[tex3]v=3+1\cdot(50-17)=36[/tex3] m/s
Como a velocidade ultrapassa os 10m/s, precisamos verificar o momento em que o veículo atinge essa velocidade e, a partir daí, considerar o MRU.
Calculando o tempo para se chegar em 10m/s
[tex3]10=3+1t\therefore t=7[/tex3] s
Calculando a distância percorrida em MRUV
[tex3]10^2=3^2+2\cdot1\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{91}{2}=\frac{182}{4}[/tex3] m
Calculando a distância percorrida em MRU
[tex3]\Delta s=vt=10\cdot(33-7)=260=\frac{1040}{4}[/tex3] m
[tex3]\Delta s_{total}=\frac{50}{4}+\frac{25}{4}+\frac{98}{4}+\frac{40}{4}+\frac{182}{4}+\frac{1040}{4}=358,75[/tex3] m
1) [tex3]v=v_0+at[/tex3]
2) [tex3]v^2={v_0}^2+2a\Delta s[/tex3]
----------------------------------------------------------------------------
Começamos acelerando durante 5 segundos.
Calculando a velocidade final
[tex3]v=0+1\cdot(5-0)=5[/tex3] m/s
Calculando a distância percorrida
[tex3]5^2=0^2+2\cdot1\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{25}{2}=\frac{50}{4}[/tex3] m
----------------------------------------------------------------------------
Em seguida, freamos por 3 segundos.
Primeiro, calculamos o tempo necessário para uma frenagem completa.
[tex3]0=5-2t\therefore t=\frac{5}{2}[/tex3] s
Ou seja, os 3 segundos são mais que suficientes para o carro parar e, portanto, basta calcularmos a distância percorrida até a parada do veículo.
[tex3]0=5^2+2\cdot(-2)\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{25}{4}[/tex3] m
----------------------------------------------------------------------------
Novamente o carro acelera. Agora, durante 7 segundos.
Calculando a velocidade final
[tex3]v=0+1\cdot(15-8)=7[/tex3] m/s
Calculando a distância percorrida
[tex3]7^2=0^2+2\cdot1\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{49}{2}=\frac{98}{4}[/tex3] m
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Agora, o carro freia por 2 segundos.
Primeiro, calculamos o tempo necessário para uma frenagem completa.
[tex3]0=7-2t\therefore t=\frac{7}{2}[/tex3] s
Esse tempo é maior que os 2 segundos de tempo de frenagem. Logo, precisamos calcular a velocidade final do movimento após 2 segundos para, então, calcular a distância percorrida.
Calculando a velocidade
[tex3]v=7-2\cdot2\therefore v=3[/tex3] m/s
Calculando a distância percorrida.
[tex3]3^2=7^2+2\cdot(-2)\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{40}{4}[/tex3] m
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Finalmente, o carro acelera por 33 segundos.
[tex3]v=3+1\cdot(50-17)=36[/tex3] m/s
Como a velocidade ultrapassa os 10m/s, precisamos verificar o momento em que o veículo atinge essa velocidade e, a partir daí, considerar o MRU.
Calculando o tempo para se chegar em 10m/s
[tex3]10=3+1t\therefore t=7[/tex3] s
Calculando a distância percorrida em MRUV
[tex3]10^2=3^2+2\cdot1\cdot\Delta s\therefore\Delta s=\frac{91}{2}=\frac{182}{4}[/tex3] m
Calculando a distância percorrida em MRU
[tex3]\Delta s=vt=10\cdot(33-7)=260=\frac{1040}{4}[/tex3] m
[tex3]\Delta s_{total}=\frac{50}{4}+\frac{25}{4}+\frac{98}{4}+\frac{40}{4}+\frac{182}{4}+\frac{1040}{4}=358,75[/tex3] m
Editado pela última vez por csmarcelo em 17 Jun 2019, 09:43, em um total de 3 vezes.
Jun 2019
16
12:55
Re: Aceleração
O detalhe que quando a velocidade chega a 10m/s ela fica constante.
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Jun 2019
16
21:28
Re: Aceleração
anthero, revisei a resolução por completo. Além de ter esquecido da restrição da velocidade máxima, havia calculado erradamente as distâncias percorridas durante as frenagens, mas, mesmo corrigindo essas coisas, não consegui chegar no gabarito, apesar de ter ficado bem próximo.
Talvez alguém consiga perceber onde errei.
Talvez alguém consiga perceber onde errei.
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Jun 2019
16
23:06
Re: Aceleração
Olá anthero e csmarcelo,
Montei o gráfico da velocidade, seguindo as informações e as colocações do csmarcelo:
Montei o gráfico da velocidade, seguindo as informações e as colocações do csmarcelo:
Editado pela última vez por Planck em 16 Jun 2019, 23:07, em um total de 1 vez.
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Jun 2019
17
09:44
Re: Aceleração
Analisando o gráfico do Planck, percebi o que aconteceu. Existe um "gap" de 1 segundo no enunciado.
Obrigado pela ajuda, Planck!
Para chegar no gabarito é preciso considerar queacelerou de t = 8s até t = 15s, freou entre t = 16s e t = 17s
A resolução já foi editada, destacando o ajuste do tempo de frenagem. Agora bateu nos "centavos"!acelerou de t = 8s até t = 15s, freou entre t = 15s e t = 17s
Obrigado pela ajuda, Planck!
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